Pular para o conteúdo principal

Postagens

Mostrando postagens de Julho 24, 2018

FLIP 2018: Homenagem intensifica presença de Hilda Hilst nas livraria

Quando a organização da Festa Literária Internacional de Paraty convidou Josélia Aguiar para sua segunda curadoria, ouviu da jornalista que ela gostaria de homenagear uma autora mulher. Desde 2003, foram 13 escritores homenageados e apenas duas escritoras: Clarice Lispector (2005) e Ana Cristina Cesar (2016). "Havia três nomes preferidos, e Hilda Hilst era aquela que, nesse momento, nos pareceu mais forte, por todas as questões que sua obra nos coloca", conta Josélia. A decisão, no entanto, não é só dela - a palavra final é do diretor-geral, Mauro Munhoz, após ouvir outras pessoas, explica. Eis que Hilda Hilst (1930-2003), esta paulista de Jaú que viveu boa parte da vida na Casa do Sol, em Campinas, e escreveu prosa, poesia e crônica - e tentou captar os sons dos mortos em seu sítio -, chega completa e bem editada à 16ª Flip, que entre quarta, 25, e domingo, 29, terá uma ampla programação literária e uma série de debates acerca da obra da autora de A Obscena Senhora D. Publ…

O brasileiro Marcelo D'Salete venceu o Prêmio Eisner, o Oscar dos quadrinhos, na categoria melhor publicação estrangeira nos EUA

O quadrinista brasileiro Marcelo D'Salete, autor do aclamado Angola Janga, venceu o Prêmio Eisner, o Oscar dos quadrinhos, na categoria melhor publicação estrangeira nos EUA. O livro vencedor foi Cumbe (Run for It, Fantagraphics, 2017, traduzido por Andrea Rosenberg) - o livro saiu aqui pela editora Veneta, em 2014. A votação, aberta para todos os profissionais dos quadrinhos, era feita online. Os resultados da 30.ª edição do Prêmio Eisner foram anunciados na sexta-feira, 20, na Comic-Con San Diego. Diário da Região

XVI Encontro Estadual de História do Ceará reúne importantes nomes na UFC

por Diego Barbosa - Repórter O historiador francês Roger Chartier é o convidado de grande destaque do evento Tendo início na década de 1980 e, desde então, consolidando-se como um dos mais relevantes espaços de debate sobre a historiografia local, o Encontro Estadual de História do Ceará chega hoje (24) à sua 16ª edição, e seguindo até dia 27. O evento acontece nas dependências do Curso de História da Universidade Federal do Ceará (UFC) e tem como tema "História Pública e Democracia". A iniciativa é capitaneada pela Associação Nacional de História - Secção Ceará (Anpuh-CE) e conta com extensa programação, envolvendo mesas redondas, minicursos, simpósios e lançamento coletivo de livros. As ações miram nos assuntos centrais dos estudos da História, e vão além ao ampliar percepções e debates sobre pontos que dialogam com outros campos do saber, como Cultura e Sociedade. "Com o evento, mudamos a prática do estudo da História, saindo de uma proposta memorialística e indo ao e…

Centenário de Antonio Candido é marcado por exposição de seu acervo

por Adriana Martins - Editora assistente Falecido aos 98 anos, Antonio Candido testemunhou muitas transformações sociopolíticas no Brasil Há exatamente 100 anos nascia uma das figuras mais importantes para a literatura, o pensamento e a educação no Brasil. Em 24 de julho de 1918, Antonio Candido de Mello e Souza veio ao mundo no Rio de Janeiro, insuspeito do peso que sua presença teria, nas décadas seguintes, para o campo intelectual no País. > Filha e neta do autor reeditam suas obras  Sociólogo, crítico literário e professor universitário, é autor de uma obra extensa e ainda hoje considerada referência, por seu caráter dialógico com outros campos do saber. Seus estudos em Sociologia, alinhados a uma formação humanista, permitiram-lhe construir um olhar mais abrangente e aberto a respeito da formação literária nacional, resultando em um legado fundamental para o entendimento da mesma. Nesse sentido, Antonio Candido antecipou a interdisciplinaridade para compreender a literatura como…

Sai resultado do Concurso de Monografias 'O Cearense 2018'

O lançamento do concurso ocorreu, em fevereiro deste ano, na Reitoria da Universidade Federal do Ceará. O Concurso recebeu produções de estudantes provenientes de 23 diferentes universidades brasileiras ( FOTO: JL ROSA ) O Instituto Myra Eliane divulgou nesta segunda-feira, 23, os três universitários vencedores do Concurso de Monografias "O Cearense 2018 - uma releitura da obra clássica de Parsifal Barroso". Os premiados são alunos da Universidade Federal do Ceará, Universidade Estadual do Ceará (Uece) e Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (Uern). Eles concorreram com candidatos de universidades de todo o Brasil. A premiação supera os R$ 30 mil e inclui também a publicação de um livro com a coletânea das monografias prefaciado por Igor Queiroz Barroso, presidente do Instituto Myra Eliane. Lançado em parceria com a Universidade Federal do Ceará, o Concurso de Monografias "O Cearense 2018" teve como objetivo potencializar uma visão dialética da obra de Pars…

Filme “Nasce Uma Estrela”, com Lady Gaga, vai estrear no Festival de Veneza

Longa será exibido pela primeira vez no dia 31 de agosto O filme “Nasce uma Estrela” (“A Star is Born“), que tem a cantora Lady Gaga como protagonista, terá sua estreia mundial no 75º Festival Internacional de Cinema de Veneza, na Itália, no dia 31 de agosto. Escrito, dirigido e também encenado por Bradley Cooper, o longa é um remake de um clássico americano de 1976, estrelado por Barbra Streisand. Para a nova versão, Cooper e Gaga compuseram canções originais, além de performarem ao vivo para as cenas. O Festival de Veneza, que já havia anunciado “O Primeiro Homem” como filme de abertura, exibe o “Nasce uma Estrela” meses antes do lançamento do longa nos EUA, previsto para outubro. Fora do circuito de competição pelo Leão de Ouro, a estreia de Cooper como diretor será exibida no Palácio do Cinema do Lido de Veneza. O Festival de Veneza 2018 acontece entre 29 de agosto e 8 de setembro. Fonte: Ansa

28º Cine Ceará abre inscrições para curso gratuito de roteiro

O curso será ministrado por Nirton Venâncio, de 06 a 10 de agosto no Instituto do Ceará, em Fortaleza Nirton Venâncio irá ministrar o curso. Foto: Cristina Pereira Seguindo a aposta na profissionalização do audiovisual cearense, o 28º Cine Ceará – Festival Ibero-americano de Cinema, que acontece de 04 a 11 de agosto em Fortaleza, oferta o curso básico de “Estrutura e técnica de roteiro para ficção e documentário”. Com carga horária de 15 horas/aula, o curso será ministrado de 06 a 10 de agosto, das 14h às 17h, no Instituto do Ceará. As inscrições gratuitas podem ser feitas até o dia 29 de julho no site do festival: www.cineceara.com. Com o objetivo de debater a função do roteiro de cinema, o curso apresentará teoria e prática na atividade da escrita, discutindo conceitos e estratégias utilizadas em roteiros que saíram do papel para as telonas. Durante uma semana, a ementa debaterá desde as particularidades do roteiro de ficção, entre original e adaptado, às estruturas e técnicas do ro…