Postagens

Mostrando postagens de Março 26, 2019

Paul traz para o Alianz Parque o seu 'pêndulo do tempo'

Imagem
domtotal.com O repertório de 40 canções do show em São Paulo, distribuídas em quase três horas de  apresentação, vai incluir apenas três músicas do disco novo. Conforme fez na Argentina, ele volta com All My Loving, de 1963,  e emenda com Letting Go, de 1975, do disco Venus and Mars.
Conforme fez na Argentina, ele volta com All My Loving, de 1963, e emenda com Letting Go, de 1975, do disco Venus and Mars. (Patrick Kovarik/AFP) Se tudo for mantido como no roteiro de Buenos Aires, onde fez show no último domingo, Paul McCartney vai trazer mais dois grandes bailes a São Paulo, nos shows que farão nesta terça (26) e quarta (27), no Allianz Parque. Serão 40 canções distribuídas em quase três horas de apresentação, dispostas sobre três eixos: Beatles (cerca de 70% do repertório), Wings, a banda que formou assim que “o sonho acabou” (20%) e músicas de sua carreira solo, incluindo duas do disco novo (10%). A abertura com A Hard Day’s Night, do terceiro álbum dos Beatles, de 1964, é seguida por Ju…

Literatura de cordel poderá fazer parte do currículo da educação básica

Imagem
Reconhecida pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) como Patrimônio Cultural Imaterial Brasileiro, a literatura de cordel pode ser incluída no currículo da educação básica. É o que estabelece um projeto (PLS 136/2018) em análise na Comissão de Educação, Cultura e Esporte (CE). A reportagem é de George Cardim, da Rádio Senado.



00:0001:40
Opções: Download Fonte: https://www12.senado.leg.br

“É a literatura que te tira do tiro e da viatura”

Imagem
Conheça a história de jovens da periferia que contam como a literatura foi o fator transformador em suas vidas
Karla Dunder, do R7
Jardson Remido chega com uma camiseta cobrindo o rosto, levanta a blusa, exibe um livro na cintura e diz: “É a literatura que te tira do tiro e da viatura”. Com essa performance, o jovem de 25 anos aborda meninos e meninas da quebrada e incentiva a leitura. “Larguei a escola, me envolvi com a malandragem, entrei numa parada errada com o tráfico e fui preso, foram três meses na Fundação Casa”, conta. Nesse período, a mudez tomou conta. “Não tinha vontade de falar e tive momentos de muita reflexão”. Educador social deixa periferia para ser homenageado na Argentina Ali conheceu dois nomes que mudaram os rumos de sua vida. Um disco do rapper Sabotage e a biografia de Malcom X. Com o rap descobriu a força da palavra e o impacto da música. “Queria cantar daquele jeito, escrevi uma palavra e travei. Comecei a pesquisar, prestar a atenção no que as pessoas diziam p…

Museu da Boneca de Pano preserva cultura popular através de brinquedo tradicional

Imagem
O espaço, fundado em 2013 no bairro Planalto Pici, em Fortaleza, trabalha com palestras, oficinas de bonecas e mamulengos e também percussão
O Ceará tem 163 museus. Você, com certeza, já conhece os museus temáticos, como o da cachaça, o do automóvel e o da fotografia, mas e o Museu da Boneca de Pano, já ouviu falar? Esse equipamento funciona no bairro Planalto Pici, em Fortaleza. O intuito é preservar a cultura popular através desse tipo de brinquedo. Segundo a diretora do museu, Liduina Rodrigues, desde 2013 o museu trabalha com a missão de preservar a boneca de pano como patrimônio histórico, além de se usar de atividades lúdicas, artísticas e culturais. “A gente mantem o museu com recursos próprios, não tem auxílio governamental, e instiga preservar a cultura popular no mote da boneca de pano”, disse a responsável. Atualmente o espaço trabalha com palestras, oficinas de bonecas e mamulengos e também percussão. Duas peças que chamam atenção no local são os bonecos Severino e Severin…

Pinturas de Totonho Laprovitera e de idosos do Lar Torres de Melo compõem nova exposição

Imagem
Por Felipe Gurgel, 

O artista plástico cearense abre a exposição "Eu Somos Nós", no Hotel Sonata. A mostra também envolve o olhar dos idosos do Lar Torres de Melo sobre a obra de Totonho Em tese, o artista plástico Totonho Laprovitera agora dá sequência a uma série de mostras individuais. Depois de expor com "Femínea", na Galeria Ouvidor (Aldeota), quatro anos atrás, o cearense abre nesta quarta (27), no Espaço Cultural Ana Amélia do Hotel Sonata de Iracema (Praia de Iracema), a nova exposição "Eu Somos Nós". A visitação segue até 26 de abril, com acesso gratuito. No entanto, além de reunir pinturas que marcam os 45 anos de "itinerário artístico" de Laprovitera, a mostra traz para o Hotel Sonata uma coleção de quadros produzidos pelos idosos do Lar Torres de Melo (Jacarecanga). Orientados pelo produtor Tota Batista, eles fizeram uma oficina neste mês e pintaram desenvolvendo um olhar sobre a obra artística de…

Edital do Enem 2019 é publicado e neste ano a taxa de inscrição é de R$ 85

Imagem
As provas deste ano serão aplicadas nos dias 3 e 10 de novembro e as inscrições serão recebidas no período de 6 a 17 de maio. O documento prevê ainda que a solicitação de isenção da taxa de inscrição deve ser feita de 1º a 10 de abril. (Luis Fortes/MEC)
As datas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2019 foram divulgadas nesta segunda-feira, 25, em edital publicado no Diário Oficial da União (DOU). As provas deste ano serão aplicadas nos dias 3 e 10 de novembro e as inscrições serão recebidas no período de 6 a 17 de maio.
O documento prevê ainda que a solicitação de isenção da taxa de inscrição deve ser feita de 1º a 10 de abril, assim como a justificativa de ausência no Enem de 2018. Além disso, os interessados em pedir atendimento pelo nome social devem fazê-lo no período de 20 a 24 de maio.
Este ano, o valor da taxa de inscrição é de R$ 85 e a mesma deverá ser paga de 6 a 23 de maio, em agências bancárias, casas lotéricas e agências dos Correios.
No primeiro dia do exame, 3 d…

FAZENDO JUSTIÇA NO BRASIL

Imagem
Carlos Delano Rebouças*
Conversando com amigos e minha esposa, sobre os rumos da segurança pública em nosso país, em especial, em Fortaleza, capital do Ceará, quantas opiniões conflitadas, porém, que fazem entender que se trata de um tema preocupante para toda a sociedade.

Em meio à conversa, uma polêmica: É ou não viável reduzir a maioridade penal no Brasil para 16 anos, diante de tantos argumentos? Ah! muitos jovens de 16 anos já sabem o que fazem; já têm poder de voto; praticam muitos crimes; etc. Tudo isso já sabemos, mas será que não se trata de um erro dar tanto poder ao jovem menor de 18 anos e maior de 16 anos? Será que este jovem não está sendo orientado da forma correta, sem os devidos investimentos na educação?
Educação. Essa para muitos, como eu, humilde educador, é a chave do sucesso para um país melhor. Que seja utópico, até pode ser, mas não abandono a defesa da tese, que um país educado é um país distante de tantas mazelas, como a insegurança pública.
A Noruega, país d…

Mais Visitadas

Reitoria da UECE apoia manifestações em defesa da educação brasileira e das universidades públicas

Maureen Bisilliat se reencontra com o seu sertão e o de Euclides da Cunha na Flip

Paraty e Ilha Grande vão se tornar patrimônio da humanidade

Morre atriz Doris Day, a namoradinha da América

VIVENDO E APRENDENDO