Postagens

Mostrando postagens de Março 26, 2018

QUEM GUARDARÁ O GUARDIÃO?

Imagem
Grecianny Carvalho Cordeiro*
No livro “A República”, de Platão, diversos conceitos filosóficos são discutidos no diálogo entre Sócrates e seus interlocutores, Glauco, Adimanto, Trasímaco, tais como: a justiça, a virtude, a sabedoria, a alma, o bem, o papel do homem e da mulher na administração da cidade ideal... Na cidade ideal, os filósofos deveriam ser os governantes, pois somente o filósofo conhece a essência das coisas, o verdadeiro conhecimento e, por isso, é capaz de governar melhor que qualquer outro. A raça dos guardiões da cidade deve ser pura e, se quisermos guardiões perfeitos, devemos nomear filósofos. Os guardiões têm por tarefa proteger a cidade. O Supremo Tribunal Federal, na formatação estabelecida em nossa Constituição Federal, é o guardião da própria Carta Magna, devendo zelar pelo seu fiel cumprimento, por meios de seus julgados. É incontestável que o STF, órgão máximo do Poder Judiciário, possui uma natureza também política, notadamente a partir da investidura de s…

No RJ: livro resgata história do audiovisual

Imagem
por Roberta Souza - Repórter Não existe só uma forma de contar uma história. Mas é muito comum que as perspectivas que ganham o mundo remetam apenas a um ponto de vista, excluindo - conscientemente ou não -, o que mais possa representar uma determinada memória. No caso do cinema brasileiro, isso é bastante perceptível. Afinal, o que seria do Cinema Novo sem Glauber Rocha ou Nelson Pereira dos Santos? Que a contribuição desses diretores é vasta, não há quem discorde. Mas onde estavam as cineastas mulheres? Existiam ou não? Se sim, por que não as conhecemos? Na tentativa de abordar os momentos históricos do cinema nacional sobre este outro viés, duas professoras de Cinema da Universidade Federal Fluminense (UFF), Karla Holanda e Marina Cavalcanti Tedesco, organizaram o livro "Feminino e plural: mulheres no cinema brasileiro", que já se encontra nas livrarias desde o final do ano passado, mas cujo lançamento ocorre nesta terça (27), na Livraria da Travessa, no Rio de Janeiro. &…

Hilda Hilst figura entre os autores que compõem a antologia livro de poesia

Imagem
por Leonardo Gandolfi* Folhapress Hilda Hilst figura entre os autores que compõem a antologia "50 poemas de revolta": clássicos e contemporâneos traduzem em palavras sua indignação Um livro de poesia sob o signo da "revolta" faz com que pensemos nos sentidos que tal palavra pode assumir. Ainda mais quando vivemos tempos de injustiça e turbulência política. Em "50 Poemas de Revolta", da editora Cia. Das Letras, esse sentimento pode aparecer de forma temática ao jogar com fatos mais recentes: "tudo começou a desmoronar/ com a crise hídrica" (Fabiano Calixto), ou ainda: "cinco milhões em propina/ e ainda assim testemunha/ como se não fosse réu" (Fabrício Corsaletti). Insubmissão Comparecem também fatos que não são de agora, mas que continuam atualíssimos. Em tempos de precarização do trabalho, por exemplo, é bom nos depararmos com versos de Vinicius de Moraes, de 1959, em que um operário "que sempre dizia sim" passa "a dizer …

Semana da Árvore é encerrada com plantio de mudas de carnaúba

Imagem
O plantio de 409 mudas de carnaúba encerrou neste domingo (25) a Semana da Árvore no Ceará. Algumas mudas foram plantadas pelo próprio secretário do Meio Ambiente do Ceará (SEMA), Artur Bruno. Pela manhã, ocorreu a III Corrida pela Natureza, no Parque Estadual Botânico, com percursos de 3,2 mil metros e 1,6 mil metros, nas categorias masculino e feminino, respectivamente. Blog do Eliomar

Morre aos 76 anos o músico Messias Holanda, autor do hit "Pra Tirar Coco"

Imagem
Morreu nesta segunda-feira, 26, aos 76 anos o músico Messias Holanda, autor de hits como “Pra Tirar Coco”, “Mariá” e “O Tamanho Da Bichona”. A irreverência é característica forte da produção musical que o fez conhecido como uma lenda do forró, o cearense de Missão Velha sofria problemas de saúde desde 2016, quando sofreu uma queda em casa.CU A família informou que o velório vai acontecer no Theatro José de Alencar, no Centro de Fortaleza, e será aberto ao público.A homenagem vai acontecder entre as 14 e as 17 horas, e de lá segue para o cemitério São João Batista, onde acontecerá o sepultamento. Após mais de cinco décadas dedicadas ao forró, Messias Holanda deixa mais de 100 composições em 16 vinis gravados, 18 CDs e diversas coletâneas, além de participações especiais em gravações de DVDs como “Canta e Encanta: Viva Ceará”, gravado em 2014. No último ano, artistas cearenses como Dorgival Dantas e Dedim Gouveia fizeram shows em tributo ao músico a fim de arrecadar verba para o tratam…

'Círculo de Fogo: a revolta' desbanca 'Pantera Negra' nas bilheterias

Imagem
Enquanto o filme ganha destaque, 'Pantera Negra' caiu para o segundo lugar, com faturamentos de 16,7 milhões de dólares. Quando uma nova ameaça aparece, Mako Mori assume o lugar que era do pai no comando do grupo Jaeger e precisa reunir uma série de pilotos. (Divulgação)
O filme "Círculo de Fogo: a revolta" teve um ótimo resultado nas bilheterias americanas neste fim de semana, ficando com o primeiro lugar ao faturar 28 milhões de dólares, segundo mostraram as estimativas da indústria neste domingo (25).
A sequência do filme de ação tirou "Pantera Negra" do primeiro lugar após cinco semanas seguidas, de acordo com a Exhibitor Relations, mas a produção atraiu críticas mistas e ficou aquém da estreia de "Círculo de Fogo", que faturou 37,3 milhões de dólares.
Enquanto o filme ganha destaque, "Pantera Negra" caiu para o segundo lugar, com faturamentos de 16,7 milhões de dólares.
O sucesso da Marvel, estrelado por Chadwick Boseman, Michael B.…

Resultados do P-Fies já estão disponíveis na internet

Imagem
Sabrina Craide - Repórter da Agência Brasil O Ministério da Educação (MEC) divulgou hoje (26) o resultado da pré-seleção do P-Fies, uma das modalidades do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies). Os estudantes já podem consultar o status do pedido na página do Fies Seleção.
O P-Fies é destinado a candidatos com renda mensal de até cinco salários mínimos por pessoa da família.
No primeiro semestre deste ano, serão oferecidas 75 mil vagas na modalidade. Nesta versão, o agente financeiro do empréstimo será um banco privado.
O P-Fies concede financiamento a estudantes em cursos superiores não gratuitos, com avaliação positiva nos processos conduzidos pelo MEC. As condições para concessão do financiamento ao estudante serão definidas entre o banco, a instituição de ensino superior e o estudante.

Mais Visitadas

Campus Party 2018 vendeu 30% a mais de ingressos que edição anterior

O Natal em Natal (RN), a capital potiguar fundada em 25 de dezembro de 1599

VIVENDO E APRENDENDO

Escritora portuguesa constrói alegoria sobre passado e presente do Brasil