Postagens

Mostrando postagens de Maio 9, 2017

Livros didáticos falarão sobre igualdade de gênero a partir de 2019, diz governo

Imagem
A secretária de Políticas para as Mulheres, Fátima Pelaes, afirmou nessa terça-feira (9) que os livros didáticos para as escolas públicas contarão, daqui a dois anos, com textos e conteúdo propondo a discussão da igualdade de gênero nas escolas. Em evento para discussão dos números divulgados pela pesquisa Datafolha e do Fórum Brasileiro de Segurança Pública em março deste ano, a secretária afirmou que um dos pontos que mais chamou a atenção foi o fato de "muitas mulheres" não reconhecerem no primeiro momento que tinham sido agredidas. A pesquisa aponta 4 milhões de mulheres agredidas em 2016 no país. "As pessoas ainda não sabem o que de fato é a violência." Fátima Pelaes afirmou ter "enorme preocupação com a nova geração que continua repetindo e sofrendo a violência e de como o machismo está tão forte ainda na sociedade". Questionada sobre as declarações do presidente Michel Temer no Dia Internacional da Mulher sobre o papel das mulheres na economia dom…

Flip 2017 anuncia casa em homenagem a Jorge Amado e José Saramago

Imagem
Por G1 Ao lado do escritor português José Saramago, Jorge Amado tira foto com baiana no Pelourinho, em 1996 (Foto: Acervo Zélia Gattai/Fundação Jorge Amado) A organização da 15ª Festa Literária Internacional de Paraty (Flip) anunciou na sexta-feira (5) que vai ter um espaço em homenagem aos escritores Jorge Amado (1912-2001) e José Saramago (1922-2010). A Casa Amado e Saramago vai ter programação paralela e o lançamento de um livro inédito com correspondências trocadas entre o best-seller brasileiro o português ganhador do Prêmio Nobel de Literatura. Está prevista ainda uma exposição de fotografias dos dois. Os eventos devem marcar os dez anos da Fundação José Saramago e tem apoio do Ministério da Cultura de Portugal. A Fundação Casa Jorge Amado é parceira da iniciativa. No anúncio, que foi feito no Consulado Geral de Portugal em São Paulo, foi apresentada o que a organização da Flip chama de "presença lusófona" (ou seja: vindos de países onde o português é a língua oficial)…

Contra fraudes, carteiras de habilitação passam a vir com QR-Code

Imagem
Todas as Carteiras Nacionais de Habilitação (CNHs) emitidas a partir deste mês de maio passarão a contar com um novo recurso: o QR-Code. A inclusão da tecnologia estava prevista nas mudanças anunciadas pelo Conselho Nacional de Trânsito (Contran). As regras valem para todo o país. As funcionalidades foram divulgadas nesta terça (9) pelo Ministério das Cidades e pelo Departamento Nacional de Trânsito (Denatran), em Brasília. As novas regras, divulgadas pelo Contran em maio de 2016, determinam mudanças no modelo das carteiras de habilitação emitidas a partir de janeiro deste ano. Entre as alterações, mudanças na cor, layout e inclusão de itens de segurança, como marcas d'água, holografia e dois números de identificação do condutor, um estadual e outro nacional. O código bidimensional, assim como as demais mudanças anunciadas pelo Contran, é para evitar falsificações e fraudes na CNH. O código fica na parte interna do documento e pode ser lido com a câmera do smartphone, no aplicati…

Mal de Parkinson tem nova esperança de tratamento

Imagem
Tremores, lentidão nos movimentos e rigidez muscular, são sintomar comuns e conhecidos nas vítimas do mal de Parkinson. A doenças neurodegenerativa que mais ataca os seres humanos, afeta cerca de 10 milhões de pessoas em todo o mundo, aproximadamente 200 mil só no Brasil. Quem convive com o problema, sofre com a rápida passagem dos efeitos dos medicamentos. Porém, a neurocientista Aryn Gittis e sua equipe (da Universidade Carnegie Mellon, nos EUA), decidiram investigar como a manipulação de duas populações distintas de neurônios apenas recentemente identificadas na porção externa dos chamados globos pálidos se traduziria nos sintomas de Parkinson. Para isso, os cientistas lançaram mão de uma técnica conhecida como optogenética, que usa camundongos geneticamente modificados de forma que seus neurônios possa sem ativados, controlados ou rotulados por meio de estímulos ou marcadores de luz. os camundongos tiveram os circuitos cerebrais formados pelas diferentes populações de neurônios e…

Antologia reúne contos pouco conhecidos e histórias clássicas de um dos gênios do romantismo alemão

Imagem
De Ernst Theodor Amadeus Hoffmann, costuma-se destacar uma capacidade de antecipar cenários futuros. Não à maneira da ficção científica, que concebia tecnologias que só seriam viáveis muitos mais tarde. Em suas histórias, pensadores de diversas disciplinas encontraram personagens e comportamentos que, em sua individualidade literária, ilustram padrões sociais estabelecidos mais adiante. Exemplo famoso é o do conto "A Janela de Esquina do Meu Primo" (de 1822, editado aqui, no começo da década, num volume autônomo, pela Cosac Naify). Hoffmann transforma a observação de uma praça pública em uma trama, na qual emerge uma figura que, àquela época, ainda não havia se feito presente na literatura. Sua ideia de "multidão" ecoaria na obra de escritores como o francês Charles Baudelaire e do norte-americano Edgar Allan Poe - e, destes, irradiaria para muitos outros, sobretudo até a primeira metade do século XX. Uma nova antologia brasileira do trabalho de Hoffmann acaba de …

Toquinho celebra Dia das Mães com show gratuito em Fortaleza

Imagem
O RioMar Fortaleza homenageia o mês das mães com um show do cantor e compositor Toquinho, um dos maiores nomes da música popular brasileira. O artista se apresenta em Fortaleza neste domingo, 14, no estacionamento aberto do shopping na Lagoa do Papicu. O evento acontece às 17h com entrada gratuita. Além de Toquinho, Camilla Faustino, Ivâni Sabino e Pepa D'Elia acompanharão o músico a passear pelos grandes sucessos de sua carreira. "Aquarela", "Tarde em Itapuã" e "O caderno" estão entre as canções a serem interpretadas pelo artista. Serviço:  Toquinho homenageia Dia das Mães  Onde: Shopping RioMar Fortaleza  Quando: domingo, 14, às 17h  Quanto: Gratuito Redação  O POVO Online

Família de BH larga tudo e percorre 33 mil KM de carro para chegar aos EUA

Imagem
Viagem foi feita em um motorhome, transformado em casa com dois quartos, banheiro e cozinha. Família de BH realizou o sonho de chegar aos EUA de carro nesta semana (Reprodução)
Você teria coragem de trocar uma vida estabilizada por um sonho? Uma família de Belo Horizonte teve. Os empresários Fernando Duarte, 39 anos, e Carla Damiani, 36, largaram a rotina da vida cotidiana, pegaram os dois filhos (Leonardo, 15 anos, e Raphael, 8 anos) e embarcaram no sonho de chegar aos Estados Unidos de carro.
 A viagem foi concluída nesta semana, após 11 meses e 33 mil quilômetros percorridos. A família saiu de Belo Horizonte dia 20 de maio de 2016 e chegou nos Estados Unidos, pela cidade de Laredo, no Texas, nesta semana.
A viagem foi feita em um motorhome, transformado em casa com dois quartos, banheiro e cozinha. A família cruzou onze países e ainda embarcou o carro num navio, para atravessar da Colômbia para o Panamá, único trecho sem estrada da famosa Pan-Americana.
Assista:

A família se mantém …

ONU convoca nova reunião para a paz na Síria

Imagem
O enviado especial das Nações Unidas para a Síria, Staffan de Mistura, emitiu esta semana um comunicado a dar conta de uma nova ronda de negociações para a paz na Síria, agendada para o próximo dia 16 de maio, em Genebra, na Suíça. Até agora, todas as iniciativas diplomáticas neste sentido fracassaram.
O anúncio de uma nova tentativa surge dias depois da Rússia e Irão (aliados do regime de Bashar al-Assad, e a Turquia (aliada dos rebeldes), terem assinado um acordo para a criação de «zonas de distensão», onde o governo e oposição terão de pôr fim aos confrontos durante seis meses.
Staffan de Mistura considera esta medida «um passo importante, promissor e positivo» e espera que o pacto «seja aplicado plenamente, dando lugar a uma redução significativa da violência e ao estabelecimento de condições favoráveis para as negociações intrassírias em Genebra».

Fátima Missionária

Cerimônia fará homenagem póstuma às vítimas de Aids e terá momento para debate

Imagem
Será realizado um ato público quarta-feira (10), às 9h, no bairro Jacarecanga, em Fortaleza. Na ocasião serão feitas preces e orações em memória daqueles que já faleceram em decorrência da doençaFoto: Reprodução / Internet Será realizado um ato público quarta-feira (10), às 9h, no bairro Jacarecanga, em Fortaleza. Na ocasião serão feitas preces e orações em memória daqueles que já faleceram em decorrência da doença. Haverá também momento de  conversa e debates no intuito de discutir acerca das dificuldades enfrentadas pelos movimentos de luta contra a AIDS.
Fórum O Fórum do Movimento Social de Luta contra a Aids do Estado do Ceará é um espaço de articulação, mobilização e controle social que atua há 18 anos no Estado, sendo composto por Instituições e Movimentos Sociais que trabalham no campo dos direitos humanos, prevenção e assistência às pessoas vivendo com HIV/Aids, tanto em Fortaleza como em algumas cidades do interior do Ceará. Candlelight   Dentre as atividades desenvolvidas nos…

Mais Visitadas

Reitoria da UECE apoia manifestações em defesa da educação brasileira e das universidades públicas

Morre atriz Doris Day, a namoradinha da América

Maureen Bisilliat se reencontra com o seu sertão e o de Euclides da Cunha na Flip

Paraty e Ilha Grande vão se tornar patrimônio da humanidade

Biblioteca Itinerante visita escolas e CMEIs com “Literatura e Cinema”