Postagens

Mostrando postagens de Abril 4, 2018

Quem ama acredita

Imagem
Padre Geovane Saraiva*
Acreditar nos sinais de Deus é acreditar no duelo forte, sempre forte, da vida que vence a morte, com a consciência da vitória do Senhor na sua Páscoa. Sendo assim, sejamos convencidos de que seu amor pelo mundo é maior, e supera todos os obstáculos. A Celebração da Páscoa, acontecimento central da nossa fé, no qual Jesus ressuscitado permanece conosco para sempre, ensina-nos o caminho da vida na História, mesmo com tantos sinais de ventos contrários, rumo ao triunfo da vida.
Deus quer de nós um coração grande, tendo por base o amor como condição e prova de nossa fé, mesmo diante de sinais adversos, túmulos e sepulcros vazios. Somos convidados a ver além das aparências, no contexto da Páscoa, que quer ser um processo que se concretiza através do compromisso dos cristãos; da força da graça que se renova na vida do Senhor ressuscitado. Que sejamos estimulados, desafiando-nos a viver o nosso batismo, morrendo com Cristo e com Cristo ressuscitando.

O Ressuscitado conv…

HÁBITO SAUDÁVEL: Cearense lê 74 livros em um ano; Média foi de 1 livro a cada 5 dias

Imagem
Todos os dias, a jornalista Andressa Souza percorre mais de 200 quilômetros por dia para ir ao trabalho, no município de Canindé, e voltar para a sua casa, em Fortaleza. São quase 4 horas de viagem. Nesse tempo de “ócio”, faz o que mais gosta: ler livros. Durante esse trajeto rotineiro, conseguiu atingir uma meta pessoal: ler 52 livros em 2017. O número escolhido era uma meta que ela achava que poderia cumprir conforme o seu ritmo de leitura do ano passado. Mas, para a sua surpresa, o desafio foi alcançado ainda no mês de julho e, ao encerrar o ano, leu 74 livros. Foram livros de diversos gêneros literários. A meta era uma forma de Andressa sair dos tipos de obras que costuma ler. “Eu queria organizar as minhas leituras. Sair um pouco das ‘caixinhas’ de livros que costumo ler”, ressalta. A jornalista leu livros de não-ficção e reportagens, gêneros pouco lido por ela. Mas, de todos, há o favorito. “O livro que mais gostei foi o ‘O conto de Aia’, de Margaret Atwood. Ele é um conjunto d…

Uece oferta curso de hebraico como oportunidade para conhecer cultura dos judeus

Imagem
Quando se aprende um novo idioma, você consequentemente conhece a cultura de um povo. É que a língua tem capacidade de preservar essa identidade. Esta característica, presente no processo de aprendizado, foi o que motivou a aposentada Maria Socorro a se matricular em curso de hebraico, ofertado pelo Laboratório de Estudos e Pesquisas Orientais da Universidade Estadual do Ceará (Uece). Para ela, é uma oportunidade de conhecer um pouco da cultura dos judeus. “Comecei a ler a respeito sobre a língua e a garra do povo hebreu, e me impressionou. Eles sofreram muito. Sobreviveram ao holocausto e conseguiram reconquistar seu território, apesar dos problemas com a Palestina. É um povo valente”, explica. Com essa admiração, a estudante do primeiro semestre do curso de hebraico já está com passagens compradas para Israel, onde o idioma é falado. A ideia é poder ver de perto essa cultura que, para ela, é resistente. “Quero ver lá, porque me impressiona muito como eles conseguiram preservar os s…

Autor de livros da Turma da Mônica apresenta palestra

Imagem
por O escritor Ala Mitchell apresentará seus livros e ministrará palestra nesta terça (3) em Quixadá.
A Casa de Caridade, uma entidade espírita sem fins lucrativos, está trazendo para Quixadá nesta terça-feira (3) o palestrante e autor de livros espíritas da Turma da Mônica, Ala Mitchell. O encontro com o público está programado para as 18 horas no espaço cultural do Quinta Estação. De acordo com os organizadores a entrada é franca, mas quem puder ajudar poderá doar leite em pó. O material arrecadado será destinado a atividade de caridade da Casa. Além da apresentação e venda dos livros de histórias da Turma da Mônica, a turminha mais querida do Brasil, o convidado ministrará uma palestra com um tema muito especial preparado para os pais, tios, avós, evangelizadores, amigos das crianças e educadores infantis: “Crianças amadas, adultos saudáveis“. Em seguida os livros poderão ser autografados. Os livros Meu pequeno evangelho: A Turma da Mônica recebe a visita de André, um primo de C…

Nos 60 anos de Cazuza, artistas falam sobre a permanência da sua arte

Imagem
A intensidade característica de Cazuza está presente em suas letras politizadas, nas românticas e também nas vivências. Morto aos 32 anos em 1990, em decorrência de complicações relacionadas à aids, o cantor e compositor carioca completaria hoje, 4, 60 anos. Partindo da data, o Vida&Arte convidou artistas para refletirem sobre o legado de Cazuza e quais lugares o discurso e a poesia transgressoras dele encontram hoje no Brasil. A atriz e diretora Hertenha Glauce ressalta a produção rica e franca do artista. “Sempre me surpreendo quando penso que ele morreu aos 32 anos, tão à frente do tempo e com tantas composições”, afirma. “Cazuza não tinha meias palavras, era direto, áspero, ferino. Ao mesmo tempo, conseguia ser doce, sensível, beirando até o brega”. Como defende a cantora e jornalista Mona Gadelha, Cazuza é “um dos criadores do blues brasileiro” e seguidor da “tradição dos grandes letristas surgidos nos anos 1960 e 1970, que escreviam com belos versos e achados poéticos inspi…

Entenda o que e como o Google sabe sobre você

Imagem
No centro das discussões após o vazamento de informações usadas para manipular os eleitores durante a campanha de Donald Trump, em 2016, nos Estados Unidos (EUA), a privacidade no ambiente virtual tem faces desconhecidas. Assim como o Facebook, o Google obtém informações sobre o usuário e monitora todos seus movimentos na rede. São os rastros digitais deixados a partir do momento que alguém acessa a internet ou adquire um smartphone android, já que é necessário criar uma conta no Google para baixar os aplicativos - no IOS, utiliza-se o App Store. Ao mesmo tempo que os usuários têm a percepção de vigilância, há uma viabilização de dados naturalizada na rotina da sociedade contemporânea, por meio da ferramenta de busca, navegador Chrome, Gmail, YouTube, Sistema de Posicionamento Global (GPS) e outras diversas plataformas. Com essa teia de serviços, o Google consegue criar uma espécie de personalidade virtual baseada no comportamento de cada indivíduo. Esse monitoramento soma-se ao acúmu…

Mostra resgata a história da Paixão de Cristo no Cine Humberto Mauro

Imagem
A programação reúne sete longas-metragens, de diferentes gêneros, que abordam a maior história de todos os tempos sob diferentes perspectivas. O musical Jesus Cristo Superstar (1973). (Divulgação)
A vida e, principalmente, a morte da figura central do Cristianismo, Jesus de Nazaré, é o tema da mostra A Maior História de Todos os Tempos, que segue em cartaz no Cine Humberto Mauro. A programação reúne sete longas-metragens, de diferentes gêneros, que abordam a maior história de todos os tempos sob diferentes perspectivas. Jesus Cristo Superstar, A Vida de Brian, A Última Tentação de Cristo e A Montanha Sagrada são algumas das produções que serão exibidas ao longo da mostra.
Com curadoria de Bruno Hilário e Vitor Miranda, A Maior História de Todos os Tempos reúne produções de Pier Paolo Pasolini, Alejandro Jodorowski e Martin Scorsese, conhecidos por seus filmes provocativos, entre outros diretores. Apesar de visões diferentes sobre a narrativa cristã, os filmes têm, em comum, a constant…

Levante e Lute: Projeto oferece aulas gratuitas de judô para crianças da Parangaba

Imagem
O Shopping Parangaba inicia em abril o projeto Levante e Lute, uma ação de prática esportiva e recreativa, que vai oferecer aulas de judô para 40 crianças e adolescentes, estudantes de escola pública da comunidade da Parangaba. As aulas irão acontecer todas às terças e quintas-feiras, das 14 às 16h, tendo a aula inaugural no dia 03 de abril, às 14h, na sala do projeto localizada piso L1, próximo ao SAC. O projeto-piloto do Levante Lute foi iniciado em 2016, surgindo como uma iniciativa dos colaboradores do Shopping Parangaba com a realização de atividades esportivas de Jiu-jitsu, Judô e Muay Thai para o público interno. Após a construção da sala do projeto, nasceu o sonho da expansão das atividades para a comunidade, uma ação que visa contribuir com a melhoria da educação de jovens da Parangaba, tendo o judô como ferramenta de auxílio no processo de desenvolvimento educacional, social e pessoal das crianças e adolescentes. Os 40 jovens selecionados também fazem parte do Projeto Renas…

Mais Visitadas

Campus Party 2018 vendeu 30% a mais de ingressos que edição anterior

O Natal em Natal (RN), a capital potiguar fundada em 25 de dezembro de 1599

Espírito Santo: Dom Pascal

Escritora portuguesa constrói alegoria sobre passado e presente do Brasil