Postagens

Mostrando postagens de Fevereiro 6, 2017

Submissão

Imagem
Grecianny Carvalho Cordeiro*
Submissão é o título do livro do escritor francês Michel Houellebecq.
Imaginar a França no ano de 2022. Imaginar que as eleições presidenciais serão disputadas entre a Frente Nacional, tendo por candidata Marine Le Pen, e a Fraternidade Muçulmana, liderada por Mohammed ben Abbes, o qual sairá vencedor. Imaginar a França muçulmana, onde o ensino será islâmico, os professores serão muçulmanos – muitos dos quais se convertem -, as mulheres poderão ter acesso somente a determinadas carreiras, usarão véus e apenas calças compridas, o estabelecimento da poligamia... Tudo isso faz parte do enredo desse interessante e fascinante livro. E não interessa aqui como a crítica tenha rotulado o autor ou o livro, como islamofóbico, sarcástico ou seja lá o que for, devido ao momento pelo qual passa a França e outros países europeus em relação aos refugiados ou ao grande número de muçulmanos que ali vivem.

Dom Helder nasceu há 108 anos

Imagem
Padre Geovane Saraiva* O Cristo crucificado e ressuscitado, fundamento sólido da nossa fé e razão da nossa esperança, leva-nos a pedir licença para recordar o cidadão planetário, Dom Helder Câmara, que, se vivo fosse, estaria completando 108 anos (data de seu nascimento: 07/02/1909). Ele, que teve o mundo diante dos seus olhos como campo de ação evangelizadora, colocou, com muita disposição interior, os pés na estrada da vida, em três etapas: na sua terra natal, o Ceará, até aos 27 anos de idade; dos 27 aos 55 anos, na Cidade Maravilhosa-RJ (1936-1964); e de 1964 até sua morte (27/08/1999), na Arquidiocese de Olinda e Recife.

Um diálogo com seu pai, aos oito anos, ouvindo-o, atentamente: – Filho, você está crescendo e continua a dizer que quer ser padre, mas você sabe de verdade o que significa ser padre? Você sabia que para uma pessoa ser padre ela não pode ser egoísta, não pode pensar só em si mesma? Ser padre e ser egoísta é impossível, eu sei; são duas coisas que não combinam. Os pa…

Empresa de lacres de segurança emprega detentas gestantes na RMBH

Imagem
O Centro Referência à Gestante Privada de Liberdade (CRGPL), em Vespasiano, conta com mais uma parceria de trabalho. No total, quatro empresas atuam na unidade. A fabricante lacres de segurança Lacrefix é a mais recente. Começou as atividades por lá no dia 5 de janeiro, conta com os serviços de três detentas e já tem a intenção de dobrar a produção. Há 20 anos no mercado, a Lacrefix é responsável pela criação e venda de lacres de segurança de vários segmentos do mercado nacional. No Centro Referência, os lacres produzidos são de metal, destinados à proteção de cargas de caminhão, contêiner e transporte. As presas trabalham 8h por dia, com a meta diária de quatro mil lacres, recebendo três quartos do salário mínimo e remição de pena - redução de um dia a cada três trabalhados. Para saber se estão aptas ao trabalho, todas elas passam pela Comissão Técnica de Classificação. Para a diretora-geral, Eliane Aguilar, o trabalho para as mães privadas de liberdade é importante para a dignidade…

Rainha da Inglaterra completa 65 anos no trono

Imagem
A rainha Elizabeth II completa nesta segunda-feira 65 anos no trono, a primeira monarca inglesa a alcançar o Jubileu de Safira. Elizabeth II não comemorará o acontecimento, propiciado pela morte prematura de seu pai, George VI, em 1952, que a levou ao trono com 25 anos. Passará o dia em sua residência de Sandringham, no condado de Norfolk (leste da Inglaterra), o local onde seu pai morreu. No domingo foi à missa e recebeu sorridente flores do público que se aproximou para saudá-la. O país, no entanto, celebrará o aniversário, com salvas de canhão na Torre de Londres e em vários outros pontos, assim como selos e moedas comemorativas. A Safira é a gema que simboliza o 65º aniversário e a Casa Real voltou a publicar uma foto de 2014 da monarca com um vestido adornado com várias destas pedras preciosas, assim como um colar e brincos. O colar foi um presente de casamento de seu pai, data de 1850 e é feito com 16 safiras adornadas por diamantes.
AFP

Jovens celebram 50 anos de caminho para a paz

Imagem
O «Movimento Encontros de Jovens Shalom», cujos membros procuram conhecer «um Cristo que vive nos dias de hoje, nas zonas urbanas, redes sociais e novas tecnologias», festeja o seu 50.º aniversário no próximo dia 12 de fevereiro, com uma Eucaristia que será presidida por Jorge Ortiga, arcebispo primaz de Braga, a partir das 11h30, na paróquia de São Lázaro.

«É tempo de fazermos festa, darmos graças por estes 50 anos, por todo o caminho que o movimento fez, pelos jovens que evangelizou, pelas realidades por onde passou e que transformou. Louvarmos estes 50 anos e todos os que ainda virão», informam os membros da equipa coordenadora diocesana, em comunicado, convidando «toda a diocese» para a celebração.

O «Movimento Encontros de Jovens Shalom» foi criado em Angola, a 12 de fevereiro de 1967, no decorrer de um período de guerra em que «os jovens sonhavam com tempos de paz». Mais tarde, o movimento estendeu-se a Portugal e ao Brasil.
Fátima Missionária

Escolas já podem se inscrever na olimpíada de astronomia deste ano

Imagem
Alana Gandra - Repórter da Agência Brasil Estão abertas as inscrições para escolas que desejem participar da 20ª Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica (OBA). As inscrições se estenderão até 19 de março. Na avaliação do coordenador nacional da OBA, o físico João Batista Garcia Canalle, 2017 é um ano especial. “Não é todo dia que uma olimpíada científica faz 20 anos de existência no Brasil, sem interrupções”. Canalle admitiu, porém, que, com a situação de dificuldades econômicas por que passa o país, com redução de verbas destinadas a instituições científicas, as perspectivas não são muito animadoras no objetivo de ultrapassar 1 milhão de alunos inscritos este ano, pela falta de recursos para divulgação. “Por outro lado, a gente está mantendo a animação, fazendo divulgação pela mídia, para tentar envolver mais escolas e manter, pelo menos, 800 mil alunos por ano, que é a nossa média há quase dez anos”, disse. O coordenador sublinhou a importância da astronomia e astronáutica pa…

Tribunal vai decidir de forma definitiva se barra imigrantes e refugiados

Imagem
José Romildo - Correspondente da Agência Brasil Imigrantes chegam aos Estados Unidos - Divulgação Agência LusaAstrid Riecken - Agência Lusa



















Atendendo a solicitação do 9º Tribunal de Apelações, o Departamento de Justiça dos Estados Unidos (EUA) encaminhou, na madrugada desta segunda-feira (6), documento detalhando os motivos que levaram o presidente Donald Trump a baixar uma ordem executiva em dia 27 de janeiro. A ordem vetava a entrada, por 90 dias, de cidadãos de sete países de maioria muçulmana - Iraque, Síria, Irã, Líbia, Somália, Sudão e Iêmen - nos Estados Unidos, de refugiados de qualquer origem  por 120 dias e refugiados da Síria por tempo indeterminado. Com base nesse documento e com informações a serem encaminhadas pelo juiz James Robart, que suspendeu a medida de Trump, o 9º Tribunal de Apelações vai se pronunciar de forma definitiva sobre a legalidade da ordem executiva. As autoridades do governo norte-americano esperam que o tribunal revogue a decisão de Robart. Com isso, o D…

Sai resultado da primeira chamada do ProUni

Imagem
Paula Laboissière* - Repórter da Agência Brasil O resultado da primeira chamada do Programa Universidade para Todos (ProUni) já está disponível para consulta. Os estudantes podem acessar a página do programa na internet ou entrar em contato com a Central de Atendimento por meio do telefone 0800-616161. Os candidatos pré-selecionados têm até o próximo dia 13 para apresentar à instituição de ensino documentos que comprovem as informações prestadas na ficha de inscrição. A perda do prazo ou a não comprovação das informações implicará, automaticamente, a reprovação do candidato. De acordo com o Ministério da Educação, o resultado da segunda chamada do programa será divulgado no próximo dia 20. Os alunos que não forem selecionados nessa etapa ainda terão a chance de participar da lista de espera, que deve ser divulgada nos dias 7 e 8 de março. O ProUni concede bolsas de estudo integrais e parciais em cursos de graduação em instituições privadas de educação superior de todo o país. A seleção do…

Jangada Literária e a busca da leitura como direito humano

Imagem
Cinco organizações não-governamentais se uniram e desenvolveram o Projeto Jangada Literária, com o objetivo de garantir o direito à leitura de crianças e adolescentes em FortalezaFoto: Blog Jangada Literária Já dizia o escritor Monteiro Lobato: “Quem mal lê, mal ouve, mal fala, mal vê”. A leitura é condição primordial para o ser humano desenvolver diversas habilidades. É o poder de descobrir algo novo a toda hora, ausência de solidão e riqueza de sabedoria.
Foi com a certeza da necessidade da leitura para engrandecer e garantir a formação de crianças e adolescentes no Ceará que cinco organizações não-governamentais se uniram e desenvolveram o Projeto Jangada Literária. Com o apoio do Instituto C&A de Desenvolvimento Social, através do Programa Prazer em Ler, que em 2013, surgiu oficialmente o Polo Jangada Literária. Polo Jangada Literária O Polo tem como objetivo a democratização e o acesso à leitura.Fez-se da união de cinco bibliotecas, hoje são sete, tendo como missão levar o pr…

Documentário alerta para falta de consciência sobre drama da mutilação genital feminina

Imagem
Inês Leitão alerta para «prática terrível» que marca vida de milhões de mulheres


Lisboa, 06 fev 2017 (Ecclesia) - As irmãs Inês e Daniela Leitão, respetivamente argumentista e realizadora, produziram o documentário ‘Este é o meu corpo’, sobre o fenómeno da mutilação genital feminina, alertando para uma realidade que ainda existe em Portugal. “A mutilação genital é uma realidade que vive connosco, ao nosso lado, e não estamos conscientes disso”, alerta Inês Leitão, em entrevista à Agência ECCLESIA. Hoje assinala-se o Dia Internacional contra a Mutilação Genital Feminina e a RTP África transmite o documentário ‘Este é o meu corpo’, às 22h45. Inês Leitão diz que estas mulheres guardam um “segredo profundo” e que o trabalho quis “dar a conhecer” esta realidade, em Portugal, com testemunhos das vítimas, de líderes religiosos e técnicos, abordando as sequelas “físicas e psicológicas, muito severas” desta prática. Para a argumentista, há um “caminho feito” na mudança de mentalidades, para err…

Mais Visitadas

Alagoano que dirigiu filme que teve cenas gravadas em Penedo toma posse na ABL

Literatura e cinema ajudaram a tornar Notre-Dame conhecida no mundo

Principal nome da literatura feita para crianças no Ceará, Horácio Dídimo, morto em 2018, pode ser homenageado em Dia Estadual da Literatura Infantil

Herança do governo golpista

Catedral de Notre-Dame, em Paris, sofre incêndio na tarde desta segunda-feira