Postagens

Mostrando postagens de Abril 8, 2019

Núcleo de Estudos em Literatura abre inscrições em Buíque, no Agreste de Pernambuco

Imagem
Matrícula é gratuita e pode ser feita no Ponto de Atendimento do Sesc.
Por G1 Caruaru
O Sesc Ler Buíque, no Agreste de Pernambuco, está com inscrições abertas para o Núcleo de Estudos e Pesquisa em Literatura Cyl Gallindo. Os interessados podem se matricular gratuitamente no Ponto de Atendimento da Unidade, que fica na Rua Projetada sem número, no Bairro Frei Damião. Os encontros serão iniciados no dia 9 de abril, sempre às terças, das 19h às 22h, na Biblioteca Municipal Graciliano Ramos. O núcleo pretende promover um deleite sobre as noções preliminares da Teoria da Literatura, tendo como aportes técnicos livros, periódicos, além de textos retirados do meio virtual. Serviço Núcleo de Estudos em Literatura Local: Sala de Leitura do Sesc Ler Buíque – Rua Projetada, sem número, no bairro Frei Damião Inscrição gratuita Início: 9 de abril Informações: (87) 3855-2230

Cearenses criam startup que aluga livros de terceiros a partir de 50 centavos a diária

Imagem
Por William Barros
Os estudantes Daislan Vieira, Juan Carlos e Saulo Joab são os responsáveis pela AlluGo!, uma startup que viabiliza aluguel de livros. Os criadores são alunos do bacharelado em Sistemas de Informação do Instituto Federal do Ceará (IFCE). O serviço ainda está restrito à cidade do Crato, onde fica localizado o campus em que os desenvolvedores estudam. Na plataforma, o usuário tanto pode alugar obras literárias quanto cadastrar exemplares para serem emprestados. Durante todo o procedimento, as informações são colhidas em formulários da plataforma Google Forms. Em poucas semanas, o projeto já ultrapassou a marca de 160 livros cadastrados. Quem utiliza o serviço também não precisa se preocupar com a entrega. De bicicleta, a própria equipe do projeto se encarrega de buscar e deixar os livros nos endereços solicitados. Um outro diferencial da plataforma é o baixo custo do aluguel. Os valores variam entre 50 centavos e 2 reais por dia de leitura. Os criadores já planejam a e…

Casa de Frei Tito vai virar memorial

Imagem
Símbolo dos direitos humanos no período da ditadura militar, regime que perdurou no Brasil entre os anos de 1964 e 1985, Frei Tito de Alencar não chegou a vivenciar a volta da democracia pela qual lutou. Nascido em 1945 em Fortaleza, adentrou no mundo religioso em 1966, tornando-se frade dominicano. Foi preso e torturado diversas vezes, por diferentes métodos, até sair do País na década de 1970. Em 1974, foi encontrado morto em Paris. A memória de Tito, porém, segue viva e referencial no Brasil até - e ainda mais - nos dias de hoje. Em 2019, 45 anos após sua morte, Fortaleza finalmente ganhará de forma oficial o Centro de Memória Frei Tito de Alencar, que se pretende um local de referência, discussões e ensino sobre liberdades individuais, direitos humanos e democracia. O novo equipamento irá ser sediado na casa na qual Frei Tito morou na infância, na rua Rodrigues Júnior, no Centro de Fortaleza. O imóvel foi ocupado por manifestantes e militantes em agosto de 2018 no chamado movimen…

Brasil leva experiência inédita à Semana de Design de Milão

Imagem
Mostra reúne mais de 30 empresas e profissionais brasileiros O Brasil marca presença a partir desta segunda-feira (8) na Semana de Design de Milão, na Itália, com a participação de mais de 30 empresas e profissionais brasileiros. Intitulada Brazil: Essentially Diverse, a mostra, que se estende até o próximo domingo (14), é uma expressão da singularidade da cultura brasileira, marcada por influências ancestrais indígenas, africanas e europeias.
Promovida pela Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil), em parceria com o Consulado-Geral do Brasil em Milão, a mostra ocupa o Museo della Permanente. A área, de 2 mil metros quadrados (m²), oferece uma experiência imersiva aos visitantes mostrando o que há de mais moderno no designcontemporâneo brasileiro, com destaque para o mobiliário.
Pela primeira vez a Apex-Brasil contou com uma curadoria para a composição do espaço. A ideia foi construir uma narrativa que “amarre” as obras entre si e entre os ambientes e…

SUPREMO TRIBUNAL FEDERAL

Imagem
O Supremo Tribunal Federal é o Guardião da Constituição, cabendo-lhe, em suas decisões, interpretar a lei e o direito em conformidade com a Constituição. O STF é a instância maior e última da justiça brasileira, a cúpula do Poder Judiciário. Por essa razão, sempre pairou sobre o mesmo uma áurea de intangibilidade em relação à instituição e uma imagem de quase deidade aos seus integrantes. Os Ministros do STF, notadamente para os acadêmicos de Direito dos tempos anteriores à internet e às redes sociais, eram respeitados e suas decisões eram tidas como irreparáveis, irreprocháveis, posto que nela se encontravam o direito em sua plenitude, sequer se cogitando a menor possibilidade de estas desatenderem aos ditames da Constituição. Com a internet, as redes sociais, as transmissões ao vivo das sessões do STF, a boa imagem do STF e de muitos de seus componentes, infelizmente, sofreu sérios abalos, tanto para aqueles que militam no meio jurídico, quanto para os leigos – aqui se entendendo a…

Mais Visitadas

Campus Party 2018 vendeu 30% a mais de ingressos que edição anterior

Deus eleva os humildes

VIVENDO E APRENDENDO

O Natal em Natal (RN), a capital potiguar fundada em 25 de dezembro de 1599