Postagens

Mostrando postagens de Dezembro 4, 2015

Santa Casa

Imagem
Gonzaga Mota* No dia 26/11 do corrente ano, assisti uma solenidade que me proporcionou emoção e recordação. Os amigos Luís Marques(provedor) e Adauto Bezerra(mordomo), bem como dignos senhores e senhoras (do quadro de mordomia) concederam uma justa homenagem a um grande benemérito, empresário exemplar Ivens Dias Branco, por suas atitudes generosas para com a Santa Casa da Misericórdia de Fortaleza. As palavras de Luís, Adauto e Ivens mostraram um elevado sentimento de amor ao próximo,  evidenciando as 3 virtudes teologais: fé, esperança e caridade. O trabalho que vem sendo realizado pelo provedor, como também pelo Conselho de Mordomos, e a bela ação do homenageado merecem reconhecimento unânime. Foi grande a emoção. Por outro lado, ainda jovem, levado por meu pai Fernando Mota, pertenci ao corpo de mordomos daquela Casa Santa. Recordo-me de valorosos colaboradores como Luís Sucupira, Audízio Mosca de Carvalho,  Olavo Rodrigues, Itamar Spindola, dentre muitos outros. Certa ocasião, ind…

Papa: Igreja saia do seu recinto e chegue aos mais distantes

Imagem
Rádio Vaticana
O Papa Francisco recebeu em audiência no Vaticano na manhã desta quinta-feira dia 3 de dezembro os participantes da Assembleia Plenária da Congregação para a Evangelização dos Povos. A delegação de cerca de 160 membros foi liderada pelo Cardeal Fernando Filoni. O Santo Padre disse-lhes que a missão é uma força capaz de transformar a Igreja dentro de si própria, antes da vida dos povos e das culturas. Convidou as paróquias a assumirem o estilo da missão ad gentes, pois assim, o Espírito Santo transformará os fiéis habituais em discípulos e os discípulos desapegados em missionários, projetando-os até ‘aos confins do mundo’. “Continuem a atuar a fim de que o espírito da missão ad gentes anime o caminho da Igreja e ela saiba sempre escutar o grito dos pobres e dos mais distantes, encontrar todos e anunciar a alegria do Evangelho”, salientou o Papa, acrescentando que “a missão renova a Igreja, fortalece a fé e a identidade cristã, e dá novo entusiasmo e motivações”.  O Papa …

Lisboa: «Deus tem presença fundamental na minha vida», confessa Carminho

Imagem
Agência Ecclesia 03 de Dezembro de 2015, às 17:26      

Fadista marcou presença em ciclo de conversas na Capela do Rato

Lisboa, 03 dez 2015 (Ecclesia) – A fadista Carminho afirmou que sente Deus como uma “presença fundamental” na sua vida e na sua arte, durante uma intervenção no ciclo de conversas sobre Deus que decorre na Capela do Rato, em Lisboa.
“Deus na minha vida tem um papel de presença fundamental, de acompanhamento da minha espiritualidade, também da minha arte. Acaba por ser um membro de mim, veio antes de mim, é incontrolável”, explicou a fadista à Agência ECCLESIA, esta quarta-feira à noite.
“Não é Deus que tem um papel, sou eu que tento ter um papel através Dele”, acrescentou Carminho, explicando que considera que todos os seres humanos O procuram “por o conhecerem e/ou por não acreditarem Nele”, mas há sempre algo que “chama a perceber o que está para além desta vida”.
Segundo Carminho a sua vida “é muito solitária” por isso “Deus é fundamental” e contou que lida com a…

Solidariedade: Portugueses desafiados a «acender uma vela» pelas famílias enlutadas

Imagem
Agência Ecclesia 03 de Dezembro de 2015, às 13:16    


Evento internacional chega ao nosso país através da associação Apelo

Lisboa, 03 dez 2015 (Ecclesia) – A associação Apelo, que apoia a nível nacional pessoas, famílias e comunidades em luto, propõe aos portugueses no próximo dia 13 de dezembro “acenderem uma vela” por todas as famílias que perderam os seus filhos.
Num comunicado enviado hoje à Agência ECCLESIA, o organismo adianta que vai promover atividades “em Lisboa e Aveiro, em simultâneo”.
“Em Lisboa está prevista a realização de um concerto intimista para consolidar a homenagem prestada, com a participação de André Sardet, padrinho do evento, no espaço Mãe d’Água”, pode ler-se.
Já em Aveiro, “vai decorrer um concerto do grupo de coral ‘Voz Nua’, na Igreja da Misericórdia. Em ambas as localidades, a cerimónia terá início às 18h00”, com “entrada gratuita”.
O evento “Acenda uma Vela” está ligado a uma iniciativa mundial “de homenagem a crianças e jovens que perderam a vida”, pr…

Grazie mille - 1000 dias, 1000 imagens com o Papa

Imagem

Maria Valéria Rezende e Marcelo Godoy vencem Prêmio Jabuti 2015

Imagem
Eles ganharam categorias de Livro do Ano de Ficção e de Não Ficção. Cerimônia foi na noite de quinta; autores receberão R$ 35 mil cada. Do G1, em São Paulo
Escritora Maria Valéria Rezende (Foto: Divulgação
/ Facebook da autora) "A casa da vovó - uma biografia de Doi-Codi", de Marcelo Godoy, e "Quarenta dias", de Maria Valéria Rezende, ganharam a 57º edição do Prêmio Jabuti como os melhores livros de 2015 nas categorias ficção e não ficção, respectivamente. A cerimônia de premiação aconteceu na noite desta quinta-feira (3) no Auditório Ibirapuera, em São Paulo. Os autores vencedores destas categorias receberão R$ 35 mil cada. O escritor Mauricio de Sousa recebeu uma homenagem especial, "em razão da relevante contribuição ao prazer da leitura, na formação de milhares de crianças e jovens". Os vencedores das demais categorias do Prêmio Jabuti foram anunciados no dia 19 de novembro. Clique aqui para os vencedores de todas as categorias. Veja a lista dos vencedores…

Climatologista da Nasa defende taxa global sobre emissão de carbono

Imagem
James Hansen é famoso por depoimento ao Congresso dos EUA. Cientista se diz cético quanto a modelo de acordo a ser firmado em Paris. Rafael GarciaDo G1, em Paris - o repórter viajou a convite do Instituto Clima e Sociedade
James Hansen, talvez o climatologista mais conhecido do mundo, fala a jornalistas durante a Cúpula do Clima em Paris (Foto: Rafael Garcia/G1) Um dos cientistas pioneiros em alertar o planeta para o perigo do aquecimento global viajou a Parispara a cúpula do clima, a COP21, para defender aquilo que em sua opinião é uma solução para o problema: uma taxa global sobre emissão de carbono. James Hansen, 74 anos, é talvez hoje o climatologista mais conhecido do mundo, tendo ganhado status de celebridade em 1988, quando foi chamado ao Congresso dos EUA onde foi interrogado sobre suas pesquisas. A história é contada no documentário “Uma Verdade Inconveniente”, vencedor do Oscar. COP 21 Cúpula visa acordo de aquecimento global o que é aquecimento global?o que é a conferência?cob…

Thor, São Bonifácio e a origem da árvore de Natal

Imagem
F0-ES)oto: Thor. São Bonifácio e árvore de natal / Crédito: (Wikipédia Domínio Público) - (Wikipédia Domínio Público) - Wikipédia (CC-BY-SA-3.
ROMA, 03 Dez. 15 / 03:16 pm (ACI).- Quando pensamos em um santo, talvez em um primeiro momento não consideramos que essa pessoa seja ousada, empunhe um machado, um martelo ou que derrube árvores como os carvalhos. Entretanto, existe um santo assim, conhecido como São Bonifácio.

Este santo nasceu na Inglaterra por volta do ano 680. Bonifácio ingressou em um monastério beneditino antes de ser enviado pelo Papa para evangelizar os territórios que pertencem a atual a Alemanha. Primeiro foi como um sacerdote e depois eventualmente como bispo.

Sob a proteção do grande Charles Martel (conhecido como Carlos Magno), Bonifácio viajou por toda a Alemanha fortalecendo as regiões que já tinham abraçado o cristianismo e levou a luz de Cristo àqueles que ainda não o conheciam.

A respeito deste santo, o Papa Bento XVI disse no ano 2009 que “seu incansável trabalh…

Apresentadas iniciativas para auxiliar os peregrinos no Jubileu

Imagem
Cidade do Vaticano (RV) – “Omnia Card”. Este é o nome do passe estudado pela Obra Romana de Peregrinações (ORP), destinado aos peregrinos que virão a Roma em peregrinação para o Jubileu Extraordinário da Misericórdia. Esta e outras iniciativas para o Jubileu foram apresentadas numa coletiva de imprensa esta quinta-feira, 3,  pelo Presidente da ORP, Mons. Liberio Andreatta, e pelo Presidente do Pontifício Conselho para a Promoção da Nova Evangelização, Arcebispo Rino Fisichella. A bem da verdade, trata-se de duas modalidades: um passe com validade de 24 horas e outro de 72 horas. O “Omnia Card”, nos valores de 50 e 108 euros (com desconto para menores), permitirá o acesso reservado a diversos lugares ligados ao Ano Santo, o uso do áudio guia nas Basílica de São Pedro e São João de Latrão, a visita aos Museus Vaticanos e Capela Sistina, ao Cárcere Mamertino no Foro Romano, assim como o livre acesso ao Open Bus de Roma Cristiana (ônibus faz um tour por locais da Cidade Eterna). Juntamen…

RECONHECIMENTO DA PORTA SANTA - B. SÃO JOÃO DE LATRÃO.

Imagem
Na segunda-feira, 16 de novembro, foi realizado o primeiro dos quatro ritos de Reconhecimento, na Basílica São João de Latrão, presidido pelo Vigário para a Diocese de Roma, Agostino Vallini. Foi retirada a lápide com a grande cruz, que se encontrava na parte central da parede, e recuperada a caixa de zinco que continha as palavras de encerramento e a chave da Porta Santa,  além de 41 medalhas com o Brasão Papal de São João Paulo II.
Rádio Vaticano - Programa Brasileiro a

Pregação de advento do Padre Cantalamessa: "Cristo, Luz dos Povos"

Imagem
Cidade do Vaticano (RV) – O Santo Padre participou, na manhã desta sexta-feira (04/12), na Capela Redemptoris Mater, no Vaticano, da primeira pregação de Advento do Padre Raniero Cantalamessa, capuchinho. Durante o Advento, o Pregador oficial da Casa Pontifícia propõe ao Papa e aos seus colaboradores da Cúria Romana algumas meditações durante as sextas-feiras, que precedem o Santo Natal. Este ano, o Capuchinho dedica sua série de reflexões sobre o tema: “Cristo, Luz dos Povos”: uma releitura cristológica da Lumen gentium”. Lumen gentium Por ocasião do 50° aniversário da conclusão do Concílio Vaticano II, o Pregador Capuchinho dedica suas três meditações de Advento ao grande evento conciliar, partindo de um dos seus quatro principais Documentos: a Constituição sobre a Igreja (Lumen Gentium), sobre a Liturgia (Sacrosanctum Concilium), sobre a Palavra de Deus (Dei Verbum) e sobre a Igreja no mundo (Gaudium et Spes). Tem-se falado e escrito muito sobre o Concílio, quase sempre pelas suas imp…

Mais Visitadas

São Francisco Xavier

MEU PROFESSOR: MEU SUPER-HERÓI

LAMENTAÇÕES DE UM LÁPIS

Morre, aos 92 anos, a escritora Zibia Gasparetto

Uece pronta para seu maior evento cientifico e cultural: XXIII Semana Universitária