Postagens

Mostrando postagens de Dezembro 22, 2019

Anúncios Parceiro Magalu - Erigleissonevoce

Conexões de final de ano

Imagem
Por Tatiane Rodrigues - Missionaria da Comunidade Shalom
Daqui a pouco estaremos no Natal! Sabemos que o final de ano traz tradições e expectativas. Para os cristãos, o novo ano litúrgico e o tempo de Advento na espera de Jesus que vem, tem um significado profundo e transformador. Como estamos inseridos em um contexto de muita agitação, o risco é acreditar que não só o tempo é relativo, mas o valor das coisas também. O valor inestimável daquilo que é sagrado não está condicionado aos tempos e circunstâncias. Cada vez mais nos acostumamos a navegar em muitas coisas ao mesmo tempo. Mas estamos no Advento e foco é mantermos conectados à espera de Jesus! Esse tempo fala de uma esperança invencível na salvação. Esperança que o nascimento de Jesus Menino será atualizado e nos trará uma nova graça. Esse tempo fala de despojamento e pobreza, porque foi assim que Jesus se encarnou. Mas aí olhamos em volta e vemos um forte apelo ao consumismo. Mas o certo não deveria ser aquela limpeza em casa,…

A Paz do Menino de Belém, a verdadeira Paz

Imagem
O Natal está se aproximando e é sempre mais difícil, ainda hoje, para todos nós, reconhecer o Deus que se faz homem. Os cristãos de todo o mundo se preparam para celebrar o nascimento d’Aquele a quem nos dirigimos como Príncipe da Paz. Silvonei José – Cidade do Vaticano
Renova-se também este ano a tradição da Livraria Editora Vaticana de acompanhar os principais eventos litúrgicos do ano com uma publicação que ajude o leitor a descobrir o sentido profundo do Natal. O último volume deste gênero, como parte da série 'Vida no Espírito', intitula-se 'A maravilha do Natal': realizado por Lucio Coco e baseia-se numa antiga homilia de São João Crisóstomo pronunciada no ano 386. O prefácio deste livro é do arcipreste da Basílica de São Pedro, cardeal Angelo Comastri. Numa conversa com Vatican News falou sobre o valor da iniciativa editorial, afirmando que é “uma ideia feliz". O cardeal sublinha em primeiro lugar, que é um testemunho de que a festa do Natal foi imediatament…

Natal: São Francisco de Assis consagrou devoção ao «Deus pequenino»- Frei Armindo Carvalho (c/vídeo)

Imagem
Ministro provincial dos Franciscanos, fala da tradição do Presépio que se iniciou em 1223
Lisboa, 22 dez 2019 (Ecclesia) – A tradição do presépio, que está presente em milhões de casas, igrejas e espaços públicos por todo o mundo, está ligada à figura de São Francisco de Assis, que fez a primeira representação do nascimento de Jesus, em 1223. Frei Armindo Carvalho, ministro provincial dos Franciscanos, em Portugal, refere à Agência ECCLESIA que este é “um sinal fora do comum”, ligado ao amor de São Francisco ao “Deus pequenino”. “A maior grandeza, a maior riqueza é exatamente essa que Jesus trouxe: é a pequenez, é a humildade, é a dependência de todos”, acrescenta o religioso. Para o ministro provincial dos Franciscanos, o presépio ajuda a lembrar que “Deus nasceu na terra, viveu na terra, na pobreza”. Já o processo de construção ajuda a uma “aproximação lenta” ao mistério do Natal, “não só com coisas, mas com o sentimento”. “O homem pode tornar-se próximo de Deus, tão próximo que se …