Pular para o conteúdo principal

Postagens

Mostrando postagens de Junho 12, 2020

Podcast: Reino de amor

Por Pe. Geovane Saraiva

Comemora-se hoje o Dia Mundial contra o Trabalho Infantil

REDAÇÃO CENTRAL, 12 Jun. 20 / 10:40 am (ACI).- Em 12 de junho comemora-se o Dia Mundial contra o Trabalho Infantil, no entanto, neste ano de 2020, seus progressos foram comprometidos por causa do impacto da crise atual ocasionada pela pandemia de coronavírus, COVID-19. Segundo a Organização Internacional do Trabalho (OIT), "152 milhões são vítimas de trabalho infantil e quase metade, 73 milhões, estão em situação de trabalho infantil perigoso". “Quase metade dos 152 milhões de crianças vítimas de trabalho infantil tem entre 5 e 11 anos; 42 milhões (28%) têm entre 12 e 14 anos; e 37 milhões (24%), entre 15 e 17 anos”, indica a OIT. Do mesmo modo, a organização internacional destaca que o trabalho infantil se concentra principalmente no setor agrícola (71%), tanto de subsistência quanto comercial; outros 17% trabalham em serviços e 12% estão no setor industrial, principalmente na mineração.
Em um documento recente da OIT que aborda o “impacto da COVID-19 no trabalho infantil e…

Corina Campos leva o Prêmio PublishNews 2019

Hoje na Melhoramentos, Corina ganhou o troféu Profissional de Vendas e de Marketing de 2019 por sua atuação na Rocco, casa onde trabalhou por sete anos Aconteceu na tarde desta quarta-feira (10), a entrega das categorias competitivas do Prêmio PublishNews 2019. A cerimônia, que devia ter acontecido em março, foi transmitida virtualmente e revelou os vencedores do Prêmio Metabooks e do Profissional de Vendas e de Marketing do Ano de 2019. Dividido em duas categorias, Editoras e Livrarias, o Prêmio Metabooks foi para o Grupo A e para o Submarino, respectivamente. O troféu é um reconhecimento ao trabalho que estas empresas tiveram no gerenciamento de seus metadados.  Já o troféu de Profissional do Ano foi para Corina Campos, que concorreu ao prêmio pela segunda vez. Corina concorreu com outros quatro profissionais de peso: Caroline Bueno (Faro), Francine Silva (Record), Jeferson Bignardi (Intrínseca) e Telma Kobori (Autêntica).  Em seu discurso, já com o troféu na mão, Corina relembrou …

Racismo e literatura: Escritoras dão voz à herança africana no Brasil

Jovem Pan 23 horas atrás  A poetisa Dinha é uma das autoras negras brasileiras que refletem, por meio de suas obras, os impactos do racismo silenciado no país O Brasil é o país com o maior número de afrodescendentes no mundo. No entanto, sua herança africana tem sido oficialmente relegada há décadas, e o racismo, silenciado. Hoje, várias autoras brasileiras estão buscando mudar esse quadro, desde escritoras de ficção consagradas, como Conceição Evaristo, passando pela poetisa underground Dinha, à contadora de histórias infantis Avani Souza Silva. Dar voz à cultura africana no Brasil e combater a discriminação racial é o compromisso literário dessas mulheres. Negra e periférica Dinha – apelido da escritora Maria Nilda de Carvalho Mota – define-se como uma “mulher negra e periférica” que encontrou na literatura um refúgio onde “ninguém pode calar” sua voz. Sua poesia, segundo suas próprias palavras, é um alto-falante para justificar a história do povo afro-brasileiro, condenado ao “silênci…

Itália lança portal para promover literatura no exterior

ROMA, 11 JUN (ANSA) - O governo da Itália apresentou nesta quinta-feira (11) um portal para promover a literatura do país no exterior. O objetivo da plataforma é dar visibilidade no mundo a autores italianos contemporâneos, com notícias sobre traduções lançadas em outros países e um banco de dados com contatos de editoras, agentes, instituições públicas, tradutores e prêmios.   


"Muitas vezes nas últimas semanas, nos perguntamos como faríamos sem livros e leitura durante o lockdown. Até por isso, deve estar claro o quão necessária é uma ação de sistema para apoiar o mundo da cultura, fortemente afetado pela emergência sanitária", disse a vice-ministra das Relações Exteriores da Itália, Marina Sereni, em videoconferência A iniciativa também conta com apoio do Ministério dos Bens Culturais, da Associação Italiana de Editoras (AIE) e do instituto Treccani, que edita a mais renomada enciclopédia em língua italiana.   


"O apoio ao nosso setor editorial no exterior está entre a…