Pular para o conteúdo principal

Jovens autores brasileiros conquistam mercados internacionais

Você tem a vida inteira’, de Lucas Rocha, acaba de ser publicado pela Scholastic nos EUA e a Planeta Portugal prepara o lançamento de ‘As aventuras de Mike’, do casal Manu Digilio e Gabriel Dearo
No mês em que se comemora o Dia do Orgulho LGBTI, a editora americana Scholastic lançou Where we go from here, a versão em inglês do livro Você tem a vida inteira, do brasileiro Lucas Rocha publicado aqui no Brasil pelo selo Galera Record. Vertido para o inglês pelas mãos de Larissa Helena, o livro conta a história de três jovens entrelaçadas pelo vírus do HIV.
Rafaella Machado, a caçula do clã fundador da Record, conta que a trajetória internacional de Você tem a vida inteira começou na Bienal Internacional do Livro de São Paulo de 2018, quando o diretor editorial da Scholastic, David Levithan, visitou o evento. O livro de Lucas Rocha foi um dos livros selecionados para o Kit gay, box de livros lançado pelo selo e que reúne outros títulos da literatura LGBTQIA+. 
Levithan levou o livro para os EUA e apresentou ao editor brasileiro Orlando dos Reis, colaborador da Scholastic, que disse ao Publishers’ Weekly: “Ao meio do capítulo quatro, comecei a traduzir. Pensei: 'Alguém mais precisa ler isso. Não posso ser o único”.
Em meio aos quase 400 títulos publicados anualmente pela Scholastic, Where we go from here foi um dos três escolhidos para a “leitura obrigatória” na última convenção anual da editora norte-americana e todos os funcionários da empresa foram convidados a ler o livro. 
Rafaella, que participou da convenção a convite de Levithan, comenta o sucesso do título na nova casa: “Um ponto do livro que impressionou os funcionários da Scholastic, especialmente neste contexto de pandemia, é a assistência do serviço público brasileiro de saúde ao portador de HIV, que é uma referência mundial". No livro, Lucas destaca na trama o desempenho do Sistema Único de Saúde brasileiro, o SUS.
E Lucas, de 28 anos, não é o único autor jovem nesse caminho rumo ao exterior nesse momento em que as viagens estão restritas pela pandemia. O casal Manu Digilio, de 24 anos, e Gabriel Dearo, de 25, autores do sucesso comercial As aventuras de Mike (Planeta), acaba de anunciar que o livro sairá em Portugal, publicado pela Planeta do Além-Mar. A previsão é que o livro chegue às livrarias portuguesas em julho.
“No momento estamos ‘sem palavras’ para expressar tamanha felicidade que estamos sentindo. É uma conquista incrível ver nosso livro chegar na Europa!”, comemorou a dupla. 
Pela apuração da própria editora, o livro já vendeu mais de 60 mil exemplares por aqui. A obra traz os famosos personagens do canal Falaidearo que formam uma família divertida e muito comum, com a qual muitos acabam de identificando. A Planeta planeja o lançamento da continuação de As aventuras de Mike para o início do segundo semestre deste ano.
Via Publishnews 

Comentários