Pular para o conteúdo principal

Postagens

Mostrando postagens de Agosto 3, 2016

Governo fará verificação se os candidatos que se declaram negros em concursos são mesmo negros

O Ministério do Planejamento publicou ontem novas orientações para órgãos e entidades do governo para verificar se os candidatos que se declaram negros em concursos são mesmo negros. A portaria estabelece que os editais dos concursos deverão prever os métodos de verificação da autodeclaração, com a indicação de uma comissão, com competência deliberativa, designada para isso.
Os editais também deverão informar em que momento, antes da homologação do resultado final do concurso público, será feita essa análise.
Por fim, determina que nos editais esteja prevista a possibilidade de um recurso para os candidatos que não foram considerados pretos ou pardos após decisão da comissão. Sobre o método de avaliação, o texto diz que as formas e critérios de verificação da autodeclaração deverão considerar somente os aspectos fenotípicos - a aparência - do candidato. A aferição precisa ser feita obrigatoriamente com a presença do candidato.
A comissão que fará essa verificação precisa ter integrantes …

Roteiro de exposições em cartaz em Fortaleza

Pelo menos oito boas exposições de artes plásticas e visuais estão em cartaz no momento na Capital.O Vida & Arte preparou um roteiro das mostras disponíveis. Todas são gratuitas
Fortaleza tem uma série de programações que ultrapassam os tradicionais roteiros de shoppings, cinemas e praias. Em grandes museus, em galerias que despontam na Cidade ou em universidades, é possível encontrar uma variedade de mostras de artistas plásticos e visuais. No momento, pelo menos oito exposições estão em cartaz, todas gratuitas. Para Janis Lyn, produtora cultural do Museu de Arte da Universidade Federal do Ceará (Mauc), Fortaleza tem se destacado, cada vez mais, na oferta de boas exposições. “Temos várias galerias novas sendo abertas com espaço para os artistas jovens, além de instituições já consolidadas que oferecem mostras singulares – como o Espaço Cultural dos Correios, o Sobrado Doutor José Lourenço, o Centro Cultural Banco do Nordeste, o Dragão do Mar de Arte e Cultura e o Espaço Cultural U…

Aluno chamado de 'Félix' em escola será indenizado

A referência ao personagem gay feito por professora na época da exibição de novela.

O garoto chamado de Félix (personagem de Mateus Solano) chegou a mudar de escola. O Tribunal de Justiça de São Paulo (TJSP) condenou o Estado a pagar indenização de R$ 20 mil por danos morais à família de um aluno por ter sido chamado de 'Félix' pela professora, em uma escola estadual de Piracicaba. O fato aconteceu em 2013, quando o personagem gay da novela Amor à Vida, da Rede Globo, era interpretado pelo ator Mateus Solano. Na época, o garoto tinha 11 anos e chegou a mudar de escola para fugir dos comentários dos colegas. A decisão foi dada nesta segunda-feira, 1º, e cabe recurso.
Conforme a decisão do TJ, o adolescente deverá ter ainda os tratamentos psicológicos custeados pelo Estado. O processo, por envolver menor, corre em segredo de justiça. Na ocasião, o garoto retornou das férias escolares usando óculos e a professora de geografia teria dito que ele se parecia com alguém mas que ela nã…

Crianças são quem mais sofre em tempo de guerra

Secretário-geral das Nações Unidas pede aos governos que apresentem ideias e assumam compromissos na próxima Conferência para Refugiados e Migrantes, tendo atenção especial na proteção dos menores

«As crianças ainda pagam o preço mais alto em tempos de guerra», afirmou esta semana o secretário-geral das Nações Unidas, Ban Ki-moon, durante um debate no Conselho de Segurança sobre a situação dos menores nos conflitos armados. Para inverter este sofrimento, o líder da ONU pede a todos os governos que preparem ideias e compromissos, para apresentar na próxima Conferência para Refugiados e Migrantes, agendada para 19 de setembro. 
Segundo Ki-moon, em países como o Iraque, Somália, Sudão do Sul, Síria e Iémen, «as crianças sofrem como se vivessem num inferno». «São torturadas, mutiladas, presas, passam fome, sofrem abusos sexuais e são assassinadas. E as suas casas e escolas são destruídas». Exemplo disso é o conflito na Síria, que já provocou a morte a milhares de menores e deixou milhões d…

Cartão Respeito amplia tempo de semáforo para pessoas com deficiência

Pessoas com deficiência que moram em Curitiba passam a contar, a partir de agora, com o Cartão Respeito, que amplia em até 50% o tempo de sinal aberto para travessia em 31 semáforos da cidade. Lançada no dia 29 de março pelo prefeito Gustavo Fruet, a novidade amplia o alcance dos semáforos inteligentes, que até agora só podiam ser utilizados por pessoas com dificuldades de locomoção que possuem o Cartão Transporte Isento. O novo cartão é parte do Plano Municipal de Acessibilidade e Inclusão para a Pessoa com Deficiência, também lançado nesta terça-feira. Ele é gratuito e pode ser solicitado por qualquer pessoa com dificuldade de locomoção, desde que não tenha Cartão Transporte Isento. Iniciativa da Urbs, em parceria com a Secretaria Municipal da Pessoa com Deficiência, o novo cartão não possui restrição de renda, o que significa que qualquer pessoa com dificuldade de locomoção pode ser beneficiada. Lançado no ano passado pela Secretaria Municipal de Trânsito (Setran), o projeto dos se…

Após passar por todas as regiões do país, Tocha Olímpica chega à cidade do Rio

Da Agência Brasil Depois de percorrer 20 mil quilômetros em terra, a Tocha Olímpica chegará na manhã desta quarta-feira (3) à cidade do Rio de Janeiro. O símbolo dos jogos passou por mais de 300 cidades em 26 estados e no Distrito Federal.





















A chama olímpica desembarcou no Brasil no dia 3 de maio na capital federal. A jogadora de vôlei Fabiana deu a largada para o revezamento, que terminará no dia 5 de agosto, no Estádio do Maracanã, local onde será acesa a Pira Olímpica e celebrada a cerimônia de abertura dos Jogos Olímpicos. A chama foi acesa no dia 21 de abril, em frente ao Templo de Hera, localizado na cidade grega de Olímpia. Durante o percurso, a tocha foi levada de rapel, de barco, passou por pontos turísticos do país, cidades históricas e por comunidades indígenas. No total, serão 12 mil condutores, entre eles atletas, celebridades, ex-atletas, empresários, apoiadores do esporte e anônimos, que representaram a população. A Tocha Olímpica no AmazonasBianca Paiva/Agência Brasil






















A passa…

Papa fala aos brasileiros por ocasião das Olimpíadas

Em mensagem ao Brasil, Papa quer que o espírito olímpico inspire todos a combater o bom combate tendo como meta uma civilização solidáriaDa Redação, com Vaticano Ao final da catequese desta quarta-feira, 3, o Papa Francisco deixou uma mensagem ao povo brasileiro, por ocasião das Olimpíadas que começam nesta sexta-feira, 5, no Rio de Janeiro. Diante de um mundo sedento de paz, o desejo do Papa é que o espírito dos Jogos Olímpicos inspire todos, participantes e espectadores, a combater o bom combate e terminar juntos a corrida, almejando não a medalha, mas uma civilização solidária. “E aos brasileiros, que com sua característica alegria e hospitalidade organizam a Festa do Esporte, desejo que esta seja uma oportunidade para superar os momentos difíceis e comprometer-se a ‘trabalhar em equipe’ para a construção de um país mais justo e mais seguro”, disse Francisco. Assista ao momento em que o Papa disse a mensagem e confira, abaixo do player, a breve mensagem em texto: “Queria agora dir…