Pular para o conteúdo principal

Roteiro de exposições em cartaz em Fortaleza

Pelo menos oito boas exposições de artes plásticas e visuais estão em cartaz no momento na Capital.O Vida & Arte preparou um roteiro das mostras disponíveis. Todas são gratuitas

Na foto, peça da exposição Cinco Sentidos
Fortaleza tem uma série de programações que ultrapassam os tradicionais roteiros de shoppings, cinemas e praias. Em grandes museus, em galerias que despontam na Cidade ou em universidades, é possível encontrar uma variedade de mostras de artistas plásticos e visuais. No momento, pelo menos oito exposições estão em cartaz, todas gratuitas.
Para Janis Lyn, produtora cultural do Museu de Arte da Universidade Federal do Ceará (Mauc), Fortaleza tem se destacado, cada vez mais, na oferta de boas exposições. “Temos várias galerias novas sendo abertas com espaço para os artistas jovens, além de instituições já consolidadas que oferecem mostras singulares – como o Espaço Cultural dos Correios, o Sobrado Doutor José Lourenço, o Centro Cultural Banco do Nordeste, o Dragão do Mar de Arte e Cultura e o Espaço Cultural Unifor”, aponta.

A demanda de oferta, entretanto, está além da procura realizada pelos moradores da Cidade. Segundo Janis, o público interessado pelas artes plásticas ou visuais ainda é muito específico – composto principalmente por estudantes universitários. “É necessário que outras pessoas ocupem esses espaços”, diz.

Durante o último mês de julho, por exemplo, observa Janis, a demanda do Mauc foi principalmente de turistas. “Espanhóis, argentinos e italianos que estavam em Fortaleza e buscaram informações sobre o museu na Internet. Acabam ligando para cá e fazendo visitas”, explica a produtora.

O Povo

Comentários