Postagens

Mostrando postagens de Agosto 25, 2017

Mãe: dom de Deus

Imagem
Gonzaga Mota*  Amanhã, 26/8, estarei vivenciando, ao lado de minha família, os 100 anos de idade de nossa querida mãe, Maria Helena Cavalcanti Fonseca Mota - Helenita. Filha de João Studart da Fonseca e de Maria Dolores Cavalcanti Fonseca, ficou órfã de mãe no segundo ano de vida e foi adotada por seus avós maternos: Coronel Manços Valente Cavalcanti e Henriqueta Vieira Cavalcanti - dona Sinhara. Fez seus estudos básicos nos colégios "Dorothéias", em Fortaleza, e "Sion", no Rio de Janeiro. Muito cedo, com apenas 18 anos de idade, contraiu núpcias com Fernando Cavalcante Mota, nosso querido pai, iniciando a formação de uma linda família. Dessa união matrimonial nasceram dez filhos: três mulheres e sete homens. Ao lado de Fernando, sempre procurou educar os filhos com base nos princípios cristãos visando, é claro, ao sentimento do amor. As lágrimas de satisfação que os seus descendentes amanhã deixarão cair, não virão dos olhos, mas do fundo do coração. Aliás, além d…

Instituto oferece capacitação profissional para deficientes

Imagem
do BOL, em São Paulo Reprodução/Facebook/IOS.Oficial Instituto oferece cursos para deficientes com mais de 16 anos de idade Encontrar locais que permitam uma capacitação de qualidade é fundamental para se ter um currículo atraente e conseguir uma vaga no mercado de trabalho. Para ajudar as pessoas com deficiência a superar as barreiras impostas pelo mercado, um instituto em São Paulo oferece cursos para ajudar a empregar essas pessoas com necessidades especiais, além de intermediar a contratação dos funcionários por empresas interessadas. Com cursos nas áreas de administração e tecnologia, o Instituto da Oportunidade Social (IOS), oferece grades curriculares presenciais e semipresenciais para deficientes com idades a partir de 16 anos. Além disso, o projeto disponibiliza cursos para jovens entre 15 e 24 que cursaram o ensino médio na rede pública. Após a conclusão do curso, os alunos contam com uma área de empregos, que oferece os currículos a empresas em busca de profissionais, apre…

Centro Cultural Belchior abre exposição de artes

Imagem
A singularidade das criações da artista plástica Carmelita Fontenelle - um dos nomes mais significativos da arte naïf cearense - pode ser observada nas 37 obras que compõem a mostra "Folias da saudosa rua". A abertura acontece nesta sexta (25), às 19h, no Centro Cultural Belchior, e pode ser visitada até 16 de setembro. O roteiro da noite inclui ainda show tributo-homenagem a Belchior, pela cantora Aparecida Silvino. Com traços simples, usando cores quentes e poucas nuances, a pintura-poesia de dona Carmelita parece querer contar histórias. A inspiração ela encontra no dia a dia de das pessoas simples, a exemplo do sertanejo, que aproveita as festas juninas para agradecer a Deus pela mesa farta - como mostra uma das telas que integra a primeira retrospectiva da carreira da artista. Os folguedos populares cearense e nordestino, como o bumba meu boi, pastoril, maracatu e folia de reis também compõem o universo simples e espontâneo dessa pintura, que segue à risca a cartilha d…

'Museu na Comunidade' certifica 25 crianças

Imagem
Fechando o ciclo de atividades ministradas ao longo de um mês, crianças e adolescentes do projeto social "Cavaleiros do Futuro" receberam, ontem, certificação das atividades oferecidas pelo "Museu na Comunidade", programa criado no intuito de viabilizar a iniciação de jovens no universo fotográfico. As atividades fazem parte da proposta do Museu da Fotografia de Fortaleza (MFF) de promover funções educativas que perpassam a estrutura física do equipamento cultural. A ação do Museu ofertou capacitações de "Câmara Obscura", "Pincel de Luz", "Câmera Pinhole" e "Câmera Digital" para 25 crianças. Foram destacados para o local um educador e monitores do próprio Museu, que trabalharam com os alunos a linguagem fotográfica, transitando entre o artesanal e tecnológico. Durante o processo, todo o equipamento usado foi disponibilizado pelos executores da ação, eximindo os alunos de qualquer tipo de custo financeiro. Após o término do m…

EUA: Igreja Católica cria comité contra o racismo

Imagem
Decisão surge na sequência da 'onda de tensão racial que invadiu o país nos últimos meses'. Wes Bellamy, vice-prefeito de Charlottesville, em uma manifestação de maio em favor da remoção da estátua de Lee e outros monumentos confederados. (Ryan M. Kelly / The Daily Progress, via AP Images)
A Conferência dos Bispos Católicos dos Estados Unidos da América anunciou a criação de um comitê especial para o racismo, dentro da sociedade norte-americana e da Igreja Católica no país.
De acordo com a Rádio Vaticano, “esta decisão surge na sequência da onda de tensão racial que invadiu os EUA nos últimos meses, e que teve como expressão máxima uma marcha de defensores da supremacia branca, que resultou em violência e morte, na região de Charlottesville, no Estado da Virgínia”.
Na altura, a Igreja Católica naquela nação condenou “os atos abjetos de ódio” que marcaram aquela marcha, que representou “um ataque à unidade do país”.
“O racismo, a supremacia branca, o neonazismo e outros males s…

Exposição Infinito Instante

Imagem
Bom dia a todas e todos! Hoje o BDMG Cultural receberá a exposição inédita Infinito Instante, de Jorge dos Anjos Ricardo Aleixo. Amigos de longa data, os artistas celebram a amizade de quase 30 anos com esta mostra multissensorial que une trabalhos individuais, escultura, objeto tridimensional, gravura, poesia visual, videoarte, design sonoro, performance intermídia, arte vestual, fotografia digital e outros. Tudo começou com um convite do BDMG Cultural a Jorge dos Anjos para uma exposição que somasse a programação de comemoração dos 55 anos do Banco de Desenvolvimento de Minas Gerais. Surgiu então um outro motivo para celebrar, as quase três décadas de amizade com Ricardo Aleixo. A ideia se transformou em Infinito Instante, exposição inédita que será inaugurada hoje na Galeria de Arte BDMG Cultural. A exposição acontece até 16 de outubro, diariamente, das 10h às 18h na Galeria de Arte do BDMG Cultural (Rua Bernardo Guimarães, 1.600, Lourdes). O acesso é gratuito. Programação: 14/09 – …

Mais Visitadas

Campus Party 2018 vendeu 30% a mais de ingressos que edição anterior

O Natal em Natal (RN), a capital potiguar fundada em 25 de dezembro de 1599

VIVENDO E APRENDENDO

Escritora portuguesa constrói alegoria sobre passado e presente do Brasil