Postagens

Mostrando postagens de Outubro 2, 2017

Clube de assinatura de livros com sede em Porto Alegre chega aos 18 mil associados em três anos

Imagem
RAFAEL BALSEMÃO Álvaro, Arthur, Gustavo, Tomás e Pablo (à frente), os sócios da TAGBruno Alencastro / Agencia RBS Em julho de 2014, três estudantes do curso de Administração da UFRGS tiveram uma ideia em que pouca gente botou fé. Entre uma aula e outra, Gustavo Lembert, 25 anos, Arthur Dambros, 25, e Tomás Susin, 27, criaram um clube de assinatura de livros, a TAG – Experiências Literárias. Num país em que 44% da população não lê e que 30% nunca comprou um livro, segundo a Pesquisa Retratos da Leitura no Brasil (2016), as chances de o negócio vingar pareciam remotas. Passados três anos daquela decisão arriscada, o trio, agora ao lado de outros dois sócios, Álvaro Englert, 28, e Pablo Valdez, 28, comemoram a conquista de quase 18 mil assinantes. O que começou com conversas informais de amigos que tinham em comum a paixão pela leitura virou uma empresa localizada em um espaço de 1,2 mil metros quadrados no bairro Floresta, na Capital, com 50 funcionários e um faturamento mensal de R$ 1,…

120 anos do fim da Guerra de Canudos contados pela história, literatura e religião

Imagem
A secura da terra não foi suficiente para castigar um povo já sofrido pela falta de alimento. No fim do século XIX, sertanejos ainda viviam na miséria no interior do Nordeste. Não era raro encontrar famintos nos bolsões de pobreza naquela época. Brancos, negros, mulatos e caboclos à procura de um lugar para viver. Nesse contexto há quem tenha encontrado o sossego e a paz no sertão da Bahia, mais especificamente em Canudos. Levas fugiam da seca. Gente da "terra de Iracema", como se referiu o historiador José Calasans, mas também dos sertões baianos, sergipanos, pernambucanos, alagoanos e potiguares. Gente atrás do tal taumaturgo Antônio Vicente Mendes Maciel, conhecido como Antônio Conselheiro, que apregoava a fé. Desconhecidos e esquecidos, "fanáticos", como dizia a imprensa, escravos libertos, gente à margem da sociedade elitista. Um povo sem posses, que desejara a terra para o sustento, que recusara trabalhos semiescravos, guiados pela promessa de salvação. Assi…

16º Festival Noia coloca produção artística universitária em destaque

Imagem
Amanhã começa o 16º Noia – Festival do Audiovisual Universitário. O evento, que vai até domingo, 8, reúne a produção universitária brasileira em cinema, fotografia e música e promete trazer algumas novidades para essa edição. Um dos diferenciais é a Feira da FACU, que reúne em torno de 8 instituições para apresentarem seus projetos artísticos, explica Paulo Benevides, diretor do Noia. “Tem também representantes da Rede Cuca que vão exibir suas produções, vai ter estandes”, emenda o diretor. Outra novidade é o Fórum do Audiovisual Universitário, que acontece na sexta, 6, e traz estudantes de faculdades e cursos técnicos do Estado, além de 16 cineastas selecionados para a Mostra Brasileira de Cinema. “Vamos colocar (os estudantes) para uma discussão, e principalmente fazer uma ata para saber as demandas e reivindicações, para dar um apoio maior a esse pessoal”, conta Paulo. Para o diretor, o Noia não é considerado um evento, mas um movimento onde todos compartilham o fazer. “Fazemos a …

Universidade saudita abrirá autoescola para mulheres

Imagem
País ultraconservador regido por uma visão ortodoxa do Islã, a Arábia Saudita era o único Estado do mundo a impor essa restrição. Saudita dirige na cidade de Jidá, em 27 de setembro de 2017 (AFP)
Uma grande universidade saudita foi a primeira a anunciar, neste domingo (1º), sua intenção de abrir uma autoescola para mulheres, no momento em que os fabricantes de automóveis tentam seduzir essas potenciais clientes.
Na última terça, por meio de um decreto real, as autoridades sauditas decidiram suspender a proibição de dirigir que pesava sobre as mulheres. O decreto entra em vigor em junho de 2018.
País ultraconservador regido por uma visão ortodoxa do Islã, a Arábia Saudita era o único Estado do mundo a impor essa restrição.
A Universidade Princesa Nora, de Riad, que se apresenta como a maior universidade feminina do mundo, anunciou em um tuíte que "se prepara para estabelecer uma autoescola em consulta com as respectivas autoridades".
A seção internacional do Ministério da Inf…

Massacre do Carandiru completa 25 anos sem punição

Imagem
A 4ª Câmara Criminal do Tribunal do Júri de São Paulo anulou os quatro julgamentos que condenaram 73 policiais militares pelo Massacre do Carandiru. Em 2002, após 46 anos de funcionamento, o complexo do Carandiru começou a ser demolido. (Divulgação)
O maior massacre da história dos presídios brasileiros completa 25 anos nesta segunda-feira (2) sem nenhuma punição pelas mortes ocorridas na penitenciária do Carandiru, na zona norte da capital paulista, desativada em 2002.
No Massacre do Carandiru, como ficou mais conhecido o episódio, 111 detentos foram mortos durante uma operação policial para reprimir uma rebelião no Pavilhão 9 do estabelecimento.
Seis julgamentos ocorreram nesse período. No primeiro deles, em 2001, o coronel Ubiratan Guimarães, que comandou a operação no Carandiru, foi condenado a 632 anos de prisão pela morte de 102 dos 111 prisioneiros do complexo penitenciário. A defesa do coronel recorreu da sentença e ela foi revertida, sendo anulada pelo Tribunal de Justiça em …

Três americanos ganham Nobel de Medicina por estudos sobre ritmo circadiano

Imagem
Da Agência EFE Os americanos Jeffrey C. Hall, Michael Rosbash e Michael W. Young foram os ganhadores do Prêmio Nobel de Medicina 2017Divulgação/Twitter Prêmio Nobel Os americanos Jeffrey C. Hall, Michael Rosbash e Michael W. Young foram os ganhadores do Prêmio Nobel de Medicina 2017, por suas "descobertas dos mecanismos moleculares que controlam o ritmo circadiano" - conhecido como relógio biológico. O anúncio foi feito nessa segunda-feira (2) pela Assembleia do Nobel, do Instituto Karolinska de Estocolmo. A informação é da Agência EFE.

Os premiados explicaram "como plantas, animais e humanos adaptaram o ritmo biológico" para "sincronizá-lo com as rotações da Terra". O chamado "relógio biológico" é aplicado tanto ao jet "lag" que é produzido nas viagens transatlânticas, quanto à função clorofilina das plantas. Este relógio adapta a nossa fisiologia de forma "drástica" a distintas fases da vida, ao denominado ciclo circadiano, r…

Sesc realiza campanha Outubro Rosa em Fortaleza

Imagem
Durante as ações, o público é sensibilizado sobre a importância do autoexame, além de participar de atividades lúdicas e receber brindes e laços cor-de-rosa, símbolo da campanha 02/10/2017 Com ações de conscientização sobre a importância da prevenção do câncer de mama, o Sesc, braço social do Sistema Fecomércio-CE, inicia o mês de outubro com atividades da campanha Outubro Rosa. A programação, que acontece em diversos espaços de Fortaleza e região Metropolitana, alerta sobre a importância do diagnóstico precoce e do cuidado com a saúde da mulher. As atividades, que tem início já no dia 2/10, acontecem na Unidade Fortaleza do Sesc, na Unidade Centro do Sesc, em empresas e espaços públicos, abrangendo palestras, rodas de conversa, ações culturais e debates voltados à prevenção do câncer de mama. Durante as ações, o público é sensibilizado sobre a importância do autoexame, além de participar de atividades lúdicas e receber brindes e laços cor-de-rosa, símbolo da campanha. Sobre o Outubro …

Mais Visitadas

Reitoria da UECE apoia manifestações em defesa da educação brasileira e das universidades públicas

Maureen Bisilliat se reencontra com o seu sertão e o de Euclides da Cunha na Flip

Paraty e Ilha Grande vão se tornar patrimônio da humanidade

Morre atriz Doris Day, a namoradinha da América

VIVENDO E APRENDENDO