Postagens

Mostrando postagens de Agosto 30, 2016

Padre Reginaldo Manzotti na Bienal do Livro em São Paulo

Imagem
Veja a cena: a espingarda apontada no rosto dela. Quase três quilos de arma. Apavorada diante da morte, a jovem pensa nas poucas coisas valiosas que acumulou na vida: cada um dos sete filhos. Onde estão agora? No barracão? Choram diante da ameaça? Assustados, fugiram de vez? O marido, trêbado, voltou da noitada decidido: encerrará de uma vez por todas o horror da existência. Dispara uma vez contra a esposa, e nada. A mulher levanta da cama e se joga no chão, com as mãos para cima, clamando ajuda de Deus. Convocado, o Todo-Poderoso não dá as caras. E o marido volta a disparar pela segunda vez, novamente sem sucesso. A reza fica mais forte: ela já pede pelo Divino Espírito Santo e outras figuras religiosas. O marido puxa o gatilho pela terceira vez, e a arma não dispara. Milagre ou falta de lubrificação? O marido arremessa a espingarda para longe e, aos prantos, se ajoelha à beira da cama. Parece cena de filme policial, mas é só um dos momentos sinistros vividos pela dona de casa Rosali…

Filmes e documentários do universo da fotografia

Imagem
Na semana em comemoração ao dia do repórter fotográfico, selecionamos cinco filmes que têm a fotografia como tema, sendo ela principal ou não na história. Confira e veja os trailers
Janela Indiscreta: filme clássico de 1954, Janela Indiscreta conta a história de um fotógrafo, L. B. Jeffries, que, por estar machucado em casa, utiliza suas câmeras e lentes para ver o que acontece nas janelas de seus vizinhos. Ele e sua noiva, Lisa Carol, acabam descobrindo algumas coisas suspeitas, envolvendo outros personagens em uma trama instigante. Dirigido por Alfred Hitchcock, o personagem principal tem referências sobre Robert Capa, um dos principais fotojornalistas do século XX.


O Sal da Terra: o documentário mescla a história do mundo com a do fotógrafo Sebastião Salgado. Inúmeros episódios como guerras na África e desastres ambientais foram vividos por Salgado, e são narrados a partir de fotografias e entrevistas. A vida do fotógrafo é detalhada por seu próprio filho, Juliano Salgado e pelo ci…

Usuários do WhatsApp têm até setembro para desativar compartilhamento de dados

Imagem
A mudança foi anunciada pela empresa nesta quinta-feira, 28. Segundo o WhatsApp, a medida visa melhorar a divulgação dos anúncios publicitários de acordo com o perfil do usuário
Alteração nos termos WhatsApp vai permitir que dados dos usuários sejam compartilhados com o Facebook. Com a mudança, a empresa visa melhorar a divulgação dos anúncios publicitários de acordo com o perfil do usuário e combater spam. Segundo o WhatsApp, o compartilhamento de informações é comum entre empresas do mesmo grupo. de uso e política de privacidade do
“Como uma filial do Facebook, nos próximos meses começaremos a compartilhar informação que nos permita uma melhor coordenação e, com isso, melhorar a experiência entre os serviços. Essa é uma prática comum para empresas que são adquiridas por outras”, disse o WhatsApp em entrevista ao DW. Ao aceitar os novos termos de uso, o usuário permite que o Facebook tenha acesso ao número de telefone utilizado na conta do WhatsApp, a freqüência de uso e a última hora…

Fátima Bernardes e William Bonner se separam após 26 anos de casamento

Imagem
O casal de jornalistas anunciou o fim do casamento no Twitter. "Continuamos amigos, admiradores do trabalho um do outro e pais orgulhosos de três jovens incríveis", escreveram
O casal de jornalistas anunciou o fim do casamento no Twitter. "Continuamos amigos, admiradores do trabalho um do outro e pais orgulhosos de três jovens incríveis", escreveram Os jornalistas William Bonner e Fátima Bernardes anunciaram na noite desta segunda-feira, 29, o fim do casamento de 26 anos. Ambos publicaram as mesmas mensagens em seus perfis no Twitter, como um comunicado oficial. "Em respeito aos amigos e fãs que conquistamos nos últimos 26 anos, decidimos comunicar que estamos nos separando. Continuamos amigos, admiradores do trabalho um do outro e pais orgulhosos de três jovens incríveis. É tudo o que temos a declarar sobre o assunto.  Agradecemos a compreensão, o carinho e o respeito de sempre. Fátima e William", escreveu o casal. Os jornalistas se conheceram em 1989 nos ba…

Morre Gene Wilder, o eterno 'Willy Wonka'

Imagem
O ator sofria com a doença há três anos e decidiu "guardar segredo" sobre seu estado.


Seu último papel importante foi em "Alice no País das Maravilhas", no final da década de 1990. O ator Gene Wilder, que interpretou Willy Wonka na versão original do filme "A Fantástica Fábrica de Chocolate", morreu aos 83 anos, nesta segunda-feira (29) - informou a revista Variety. De acordo com o anúncio de seu sobrinho, Jordan Walker-Pearlman, Wilder morreu por complicações do Mal de Alzheimer em sua casa, em Stamford (Connecticut). O rapaz afirmou que o ator sofria com a doença há três anos e decidiu "guardar segredo" sobre seu estado para "proteger" o sorriso das crianças com quem cruzava. Gene Wilder já havia tratado um linfoma em 2000. O eterno Willy Wonka foi indicado ao Oscar por seu papel em "Primavera para Hitler" (1968) e como coautor do roteiro de "O jovem Frankstein" (1974) - uma sátira aos filmes de terror da década de…

Assassino de John Lennon tem pedido de liberdade condicional negado pela 9ª vez

Imagem
Mark David Chapman, 61 anos, permanecerá atrás das grades em uma prisão de segurança máxima. Por Chris Prentice O homem que atirou em John Lennon e o assassinou em Nova York há quase 36 anos não conseguiu obter liberdade condicional novamente, disseram autoridades nesta segunda-feira (29). Mark David Chapman, 61 anos, permanecerá atrás das grades em uma prisão de segurança máxima em Erie County, perto de Buffalo, no Estado de Nova York, após seu pedido de liberdade condicional ter sido rejeitado pela nona vez desde 2000. Chapman, um fã obcecado de Lennon e dos Beatles, foi condenado após atirar enquanto o músico chegava com sua esposa, Yoko Ono, em seu apartamento na região do Upper West Side, em Manhattan, no dia 8 de dezembro de 1980. Chapman recebeu uma sentença de prisão perpétua, após ter se declarado culpado da acusação de assassinato em segundo grau. Ele entrou com pedido de liberdade condicional a cada dois anos desde 2000. "Apesar de muitos fatores favoráveis, nós achamos…

Agosto Azul: Trabalhador! Passe um tempo com você

Imagem
Rádio Vaticana
Cidade do Vaticano (RV) - Em diversos estados, o mês de agosto é destinado a ações de cuidado e prevenção da saúde do homem. Este ano, a campanha ‘Agosto Azul’ tem como tema “Trabalhador! Passe um tempo com você”.
  No Estado do Paraná, a campanha é focada no incentivo à manutenção de hábitos saudáveis, visando a melhoria da qualidade de vida e o aumento da longevidade do público masculino. A intenção é mostrar que é possível ter qualidade de vida fazendo ajustes simples na rotina diária. “A vida nos dá muitas opções e geralmente temos pleno poder de escolher entre elas. Por isso, ao invés de pegar o elevador do trabalho, por que não subir pela escada? Por que não ir ao trabalho de bicicleta ou a pé? Por que não acordar mais cedo para fazer uma caminhada?”, questiona o Coordenador do setor de Promoção da Saúde do Adulto e do Idoso da Secretaria de Saúde do Estado do Paraná, Dr. Rubens Bendlin.  Segundo o médico, essas atitudes simples podem ajudar a prevenir uma série de…

Brasileira larga tudo para divertir filhos de refugiados na Europa

Imagem
A foto de uma criança filha de refugiados morta no mar da Turquia rodou o mundo e levantou uma discussão sobre a realidade de milhares de refugiados que tentam atravessar as fronteiras europeias todos os anos. Incomodada com essa triste realidade, a brasileira Alessandra Luiza de Morais, mais conhecida como Lelé, resolveu conhecer de perto um abrigo de refugiados na Grécia para fazer o que mais gosta na vida: brincar com crianças. Natural de Belo Horizonte-MG, Lelé se formou em Belas Artes, e, desde muito nova, descobriu sua vocação para trabalhar com crianças. Em 2002, decidida a aprender inglês, resolveu passar seis meses em New York. Logo que chegou, montou uma oficina de brinquedos em sua casa e criou a “Let’s Play Group”. Os seis meses se transformaram em 14 anos, Lelé se casou com um fotógrafo americano que hoje a acompanha, quando possível, em suas atividades. “Sempre estudei muito e pesquisei sobre o mundo das brincadeiras infantis. Vi que eu poderia ir muito além de dar uma aul…

IBGE: Brasil já tem 206 milhões de habitantes

Imagem
Vitor Abdala – Repórter da Agência Brasil São Paulo é o estado mais populoso do país. Tem 44,75 milhões de habitantesEBC



















O Brasil tem 206,08 milhões de habitantes, segundo dados divulgados hoje (30) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Estimativas publicadas no Diário Oficial da União indicam que o país tinha, em 1º de julho deste ano, 206.081.432 habitantes. No ano passado, a população era de 204.450.649. São Paulo, o estado mais populoso do país, tem 44,75 milhões de habitantes. Mais cinco estados têm populações que superam os 10 milhões de habitantes: Minas Gerais (21 milhões), Rio de Janeiro (16,63 milhões), Bahia (15,28 milhões), Rio Grande do Sul (11,29 milhões) e Paraná (11,24 milhões). População dos Estados Três estados têm populações menores do que 1 milhão: Roraima (514,2 mil), Amapá (782,3 mil) e Acre (816,7 mil). As demais unidades da Federação têm as seguintes populações: Pernambuco (9,41 milhões), Ceará (8,96 milhões), Pará (8,27 milhões), Maranhão (6,9…

Clube do Português: especialista aponta três dicas simples para escrever com mais clareza

Imagem
No esforço de escrever melhor, acreditamos que alguns recursos são válidos, como usar sinônimo em tudo, para evitar a repetição de palavras, ou fazer um texto longo demais para provar o domínio dos vocábulos. Na nova coluna do Clube do Português, Pedro Valadares ensina alguns recursos que potencializam o texto.Foto: Reprodução / Internet Escrever corretamente, explica Pedro Valadares, jornalista especializado em revisão de texto e coordenador do Clube do Português, é uma “ferramenta de potencialização da credibilidade do seu texto”. No entanto, no esforço de escrever melhor, acreditamos que alguns recursos são válidos, como usar sinônimo em tudo, para evitar a repetição de palavras, ou fazer um texto longo demais para provar o domínio dos vocábulos.

Nesta coluna do Clube do Português, Pedro aponta três dicas simples para escrever bem e melhor. Uma pista: às vezes, a repetição de palavras é intencional e tem como objetivo gerar um efeito estilístico. É a chamada anáfora.


Se eu pudesse d…

Mais Visitadas

Espírito Santo: Dom Pascal

Campus Party 2018 vendeu 30% a mais de ingressos que edição anterior

Escritora portuguesa constrói alegoria sobre passado e presente do Brasil

PRESIDENTE DE PORTUGAL FELICITA CHICO BUARQUE POR PRÊMIO CAMÕES DE LITERATURA