Postagens

Mostrando postagens de Outubro 24, 2018

“O Deus que te criou sem ti, não te salvará sem ti”

Imagem
Dom Júlio César Souza de Jesus* “O Deus que te criou sem ti, não te salvará sem ti” (Santo Agostinho)
Amados irmãos e irmãs, a Igreja celebra hoje a festa de São Lucas. O testemunho mais antigo que históricamente temos de Lucas e que é aceito pela ciência é conhecido como Cânon de Muratori, descoberto por Ludovido Antônio Muratori do século II. Eis o que diz: “O terceiro livro, do evangelho segundo Lucas, este Lucas é um médico, que após a assenção de Jesus, Paulo tomou consigo como companheiro de viagem. Ele escreveu em nome próprio e segundo o seu ponto de vista, ainda que nunca tivesse visto pessoalmente o Senhor em sua vida carnal”. A Igreja celebra a festa de São Lucas, um homem que foi médico não somente de homens, mas também de almas. Estamos falando de um homem que percorreu um longo caminho até a sua conversão a Deus, isto porque a vida do homem pertence a Deus. A atividade da mente é vida e Deus é pura auto atividade da razão, a mais abençoada e eterna vida. Deus vive eterno…

Amor ao Padre - Dom Delgado

Imagem
A primeira e a mais importante missão do bispo é entender e saber tratar com os padres. A razão é muito humana e mais divina do que se poderia pensar.
Bispo algum poderá exercer o mandato episcopal sem ter vivido até às últimas profundidades a vida de padre. A primeira e a mais importante missão do bispo é entender e saber tratar com os padres, ainda quando estes não o entendem, nem o tratam como deveriam tratar. Devo muitíssimo à inteligência desta faceta da vida ministerial de sacerdote e de pastor, tudo quanto fui e fiz no Maranhão.
Se em Caicó já me adestrara na arte de tratar com os padres, tendo levado de Campina Grande um pouco de experiência da vida em comum com alguns, que tanto me auxiliaram a ser padre verdadeiro, devo reconhecer que foi no Maranhão que melhor aperfeiçoei a minha caridade neste particular. A razão é muito humana e mais divina do que se poderia pensar. O sacerdote maranhense, como o maranhense em geral, é extremamente sensível, vigorosamente amigo de quem se fa…

A MISERICÓRDIA - Dom José Delgado

Imagem
Aprendi a ver os problemas do padre isolado com imensa compreensão.  Foi um verdadeiro noviciado para o meu episcopado.

Deus é misericórdia. A delicadeza divina do Pai se traduz de mil formas em gestos que deixam o homem espantado.

Tive um colega, mais velho do que eu vinte anos, que terminou unido a mim no ministério para a vida e para a morte. Comigo trabalhou seis anos em Campina Grande e oito anos inteiros comigo viveu, debaixo do mesmo teto, em Caicó. Era o auxiliar que não sabia se negar a nada em qualquer hora, anda que lhe pedisse as coisas mais do seu desagrado. Estava sempre às minhas ordens para tudo. Inteligente, alegre, esportista, e, sobretudo, dedicadíssimo aos enfermos, dizendo a cada instante: este é o caminho da minha salvação, espero que a misericórdia de Deus para comigo seja o prêmio da minha misericórdia para com os moribundos. 
Pelos enfermos fazia as viagens mais penosas. Fazia-as em espírito de penitência, iluminado pela ideia de Deus o trataria misericordiosam…

Dois contos de Hemingway raramente vistos serão publicados

Imagem
NOVA YORK - Dois contos de Ernest Hemingway escritos em meados dos anos 50 e raramente vistos serão publicados no próximo ano. O diretor do patrimônio literário de Hemingway, Michael Katakis, disse a The Associated Press recentemente que The monument e Indian Country and the White Army foram incluídos em uma reedição especial do clássico do autor Por quem os sinos dobram. A nova edição também incluirá o conto A Room on the Garden Side (Um quarto ao lado do jardim) que era pouco conhecido fora da comunidade acadêmica até que a revista The Strand o publicou este ano. For Whom the Bell Tolls: The Hemingway Library Edition estará disponível para venda no verão de 2019. O célebre romance, que se passa na Guerra Civil Espanhola, teve grande repercussão alguns meses atrás. Era um dos favoritos do senador John McCain, que morreu em agosto, e o título de um documentário da HBO sobre o republicano do Arizona e veterano da Guerra do Vietnã. Katakis, cujo livro Ernest Hemingway: Artifacts from a …

XI Edital Mecenas do Ceará segue aberto até 6/11

Imagem
As inscrições para o XI Edital Mecenas do Ceará estão abertas até o dia6 de novembro. Serão selecionados projetos artísticos e culturais passíveis de incentivo via renúncia fiscal, com execução prevista para o período de 01 de março de 2019 a 29 de fevereiro de 2020. Com um valor de R$ 26.700.000,00 (vinte e seis milhões e setecentos mil reais), o edital contempla as Categoria I – Doação, Categoria II – Patrocínio e Categoria III – Investimento.  Todos os projetos apresentados deverão desenvolver em seu processo de execução a produção de bens e/ou serviços relacionados a pelo menos uma das seguintes áreas culturais: artes visuais e fotografia; audiovisual; teatro; dança; circo; música; arte digital; literatura, livro e leitura; patrimônio material e imaterial; artes integradas (projetos que contemplem mais de uma linguagem artística, incluindo moda e design). Para efeito de inscrição, os proponentes deverão estar cadastrados noMapa Cultural do Ceará, banco de dados integrante do Sist…

Nova série da Globo explora desafios da criação dos filhos com humor

Imagem
Com roteiro geral de Antonio Prata, estreia em novembro na Rede Globo série "Pais de Primeira"
Após seis anos juntos, Taís (Renata Gaspar) e Pedro (George Sauma) são surpreendidos com os dois tracinhos do exame de gravidez que indicam que eles serão pais. Era para ser a melhor notícia do mundo, mas a sensação inicial é de caos. A série "Pais de Primeira", prevista para estrear com seis episódios na Rede Globo em novembro, propõe uma reflexão pautada no humor sobre as dificuldades que surgem com a chegada de um bebê.  "Taís é uma mulher segura de si. Trabalha numa incubadora de startup e é bastante dedicada ao trabalho. É uma pessoa pé no chão, principalmente quando comparada ao Pedro, seu marido. Quando Lia chega, ela vai experimentar pela primeira vez o que é perder esse chão", comenta a atriz Renata Gaspar. Pedro, por sua vez, é músico, sensível e um pouco avoado. Ao ouvir o coração da filha bater no primeiro exame de ultrassom, ele se encanta e decide…

Coral Vozes de Outono celebra 25 anos de atividades com espetáculo multicultural no TJA

Imagem
Mazé Figueiredo nasceu artista. "Artista se constrói. Artista se lapida. Mas você tem que nascer com a alma de artista", explica. Desde criança, ela lembra, era a mais "apresentada" da turma. Gostava de subir ao palco, de se transfigurar em outra pessoa, de encontrar outros ecos para sua voz. Durante a infância e a adolescência - vividas em Mossoró (RN) - ensaiava algumas iniciativas tímidas com artistas locais. Até participar de um festival de teatro universitário em Natal, capital do estado. Aquilo foi, nas palavras dela, um estrondo. Ganhou prêmios pela montagem e pela atuação e, como um regalo raro, foi convidada a fazer um curso de atuação em Nice, na França. Seria o começo de uma carreira de sucesso na televisão e no teatro brasileiro. Seria. "Mas, não, mamãe não queria que eu fosse puta...", explica, lembrando de todos os estigmas que as artistas sofriam em décadas passadas. É como canta Aíla Magalhães: "Todo mundo nasce artista, depois vem a…

Mais Visitadas

Espírito Santo: Dom Pascal

Campus Party 2018 vendeu 30% a mais de ingressos que edição anterior

Escritora portuguesa constrói alegoria sobre passado e presente do Brasil

PRESIDENTE DE PORTUGAL FELICITA CHICO BUARQUE POR PRÊMIO CAMÕES DE LITERATURA