Pular para o conteúdo principal

Postagens

Mostrando postagens de Maio 18, 2018

IMPRESSÕES

Grecianny Carvalho Cordeiro*
Em tempos de tanta intolerância, de violência, de pessoas posando de politicamente corretas, muitas vezes, para mascarar a verdade, a esperança parece desbotando e, com ela, a fé em um mundo melhor, com “gente fina, elegante e sincera”. Mas sempre há lugar para a esperança, a única coisa que restou no fundo da caixa de Pandora.  E hoje, mais do que nunca, a esperança precisa ser renovada, divulgada e propalada. Recentemente, ministrei algumas palestras para os alunos do 6o. ano do Colégio Antares, que adotou como paradidático o livro “De Covardes e de Heróis, Todos Temos um Pouco”, de minha autoria, que tem por temática central o bullying sofrido pelo personagem de nome Pedro, a passar por perseguições terríveis e humilhantes por parte de Cacá. Pedro é um garoto que vive em um ambiente familiar harmônico, cheio de amor e, quando vai para a escola, se sente temeroso e desmotivado, em razão do bullying levado a efeito por Cacá. Outra personagem, Giovanna, uma …

História do transporte de passageiros é contada em Centro Cultural da Fetrans

Das carroças aos bondes, e chegando depois o ônibus. O transporte de passageiros evoluiu, cresceu e conta hoje com modernos veículos. Na semana em que se comemora o Dia Nacional dos Museus, a Federação das Empresas de Transporte de Passageiros do Ceará, Piauí e Maranhão (Fetrans) convida a população cearense para conhecer a história do transporte. A exibição vai até esta sexta-feira (18). No total, são seis exposições e um centro de documentação com biblioteca, documentos textuais e iconográficos. Além disso, a ação educativa “Pela janela do ônibus” atende alunos do ensino fundamental ao superior e grupos formais, estimulando os jovens a valorizarem o passado e o legado cultural da cidade que estão registrados em locais como os museus e centros culturais. Na visita é possível conhecer o desenvolvimento dos carros na cidade, a formação do sistema de transporte coletivo através da biografia de empresários e marcos históricos, além de objetos usados pelos trabalhadores do setor desde 19…

Carta ao leitor(a)

Gonzaga Mota* Amigas e amigos. Segundo o professor Albert Fishlow, conhecedor profundo da problemática dos países emergentes, "investir na educação é a forma mais eficiente para se conseguir uma melhor e mais justa distribuição de renda". A pessoa com maior nível de escolaridade tem melhor possibilidade de acesso ao mercado de trabalho em constante evolução, característica desta era da globalização. Concordamos com a ideia de que a educação deve ser proporcionada a todos por constituir um direito e uma condição para o pleno desenvolvimento da pessoa humana. Além de ser um direito, a educação também é um dos principais fatores, senão o mais importante, do desenvolvimento dos países. É fundamental que as nações entendam, que a educação não constitui um gasto, mas um investimento de longo prazo que deve expressar o compromisso de gerações e ser elevado a um projeto do Estado Democrático, para além das divergências partidárias das forças políticas que momentaneamente ocupam os p…

Bossa nova completa 60 anos: conheça a história do gênero musical

Gênero musical brasileiro que ganhou o mundo no início da década de 60, a bossa nova completa 60 anos em 2018. A EBC preparou um especial sobre o estilo que apareceu, pela primeira vez, no disco Canção do Amor Demais, gravado em abril e lançado em maio de 1958. Na obra, a cantora Elizeth Cardoso interpreta composições da dupla Tom Jobim e Vinicius de Moraes. >> Veja aqui o especial sobre os 60 anos da bossa nova Duas faixas específicas do disco são emblemáticas para a história da bossa nova: Outra Vez, composição de Jobim que já havia sido gravada em 1954, e Chega de Saudade, parceria do maestro com o poeta Vinícius de Moraes, escrita em 1956, mas que, até então, permanecia inédita. “É clássico e definitivo momento de parto [da bossa nova]”, considera o crítico e historiador Ricardo Cravo Albin. O acompanhamento ao violão feito pelo baiano João Gilberto nas canções trazia, pela primeira vez, a batida do violão que se tornaria característica do estilo. Gilberto inova na forma de …

Biblioteca Parque é reaberta no Rio com Salão Carioca do Livro

Depois de quase um ano e meio fechada, a Biblioteca Parque Estadual foi reaberta hoje (17) com a segunda edição do Salão Carioca do Livro (LER). Projeto modelo de equipamento cultural, com proposta de integração com a comunidade e promoção da cultura por meio do incentivo à leitura e ao conhecimento, a prestação de serviço havia sido descontinuada em dezembro de 2016, em meio à crise econômica do estado.  Segundo o secretário de Estado de Cultura, Leandro Monteiro, o recurso para reabrir a biblioteca veio do Tesouro estadual, mas a ideia do governo é buscar parcerias com a iniciativa privada, por meio da Lei de Incentivo à Cultura, para manter o espaço funcionando. “A partir de hoje nós não vamos fechar a biblioteca e nós vamos trabalhar pra trazermos empresas para investir na biblioteca. É um espaço de 15 mil metros quadrados, que custa caro para o governo do estado. Pelos cálculos que estamos fazendo chega a R$ 4 milhões por ano, para manter luz, água, telefone, pessoal, segurança.…

Estudantes têm até hoje para se inscrever no Enem

Termina hoje (18) às 23h59 (horário de Brasília) o prazo para os estudantes se inscreverem no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2018. As inscrições são feitas pela internet, na página do participante. Mesmo os candidatos que pediram a isenção da taxa do Enem devem fazer a inscrição para a prova. Para se inscrever, o participante deverá apresentar o número do CPF (Cadastro de Pessoa Física) e do documento de identidade e criar uma senha. O candidato precisa também informar um endereço de e-mail válido e um número de telefone fixo ou celular, que será usado para enviar informações sobre o exame. O pagamento da taxa de inscrição para quem não conseguiu a isenção, no valor de R$ 82, deve ser feito até 23 de maio nas agências bancárias, casas lotéricas e agências dos Correios.
Inscrições para o Enem 2018 são feitas pela internet - Marcello Casal Jr./Arquivo Agência Brasil Com o fim do prazo de inscrição, também fica encerrada a possibilidade de alterar dados cadastrais, o município…