Pular para o conteúdo principal

Postagens

Mostrando postagens de Setembro 13, 2019

'O terceiro homem', venerado por cinéfilos mas ignorado em Viena, faz 70 anos

'A Áustria é o único país onde este filme foi um fracasso', afirma Gerhard Strassgschwandtner, que criou um museu dedicado ao famoso longa-metragem. Museu em Viena em homenagem ao filme "O Terceiro Homem". (AFP)
Os turistas que procuram a Viena crepuscular imortalizada no filme O terceiro homem não sabem, mas esta obra-prima do cinema noir nunca conquistou um lugar no coração dos habitantes da capital austríaca. "A Áustria é o único país onde este filme foi um fracasso", afirma Gerhard Strassgschwandtner, que criou um museu dedicado ao famoso longa-metragem, dirigido pelo britânico Carol Reed.
O filme em preto e branco, que estreou em setembro de 1949, se passa em uma Viena desfigurada pela Segunda Guerra Mundial e se apoia na fama de Orson Welles, um dos nomes do elenco.
"O terceiro homem fez sucesso no pós-guerra e recebeu a Palma de Ouro em Cannes, além do Oscar de fotografia. Em poucos anos se tornou uma obra reverenciada pelos cinéfilos. "Se t…

Amor irrestrito e solidário

Padre Geovane Saraiva*
A verdadeira justiça se percebe na busca sincera da obediência à vontade de Deus, no propósito divino do mistério da encarnação, em Jesus de Nazaré, no pleno cumprimento da vontade do Pai, pela morte – e morte de cruz – do seu Filho Amado. É o dom gratuito da redenção da humanidade que, embora não o mereça, foi presenteado, na mais cristalina bondade de Deus, aos que se alimentam da fé em Cristo Jesus.

Como é maravilhoso ter nos lábios e no coração a palavra de Deus! No exemplo do bom samaritano, na sua sensibilidade e compaixão, ele parou e socorreu o pobre homem, encontrado à beira da estrada, ultrajado e enfermo, consequência do assalto dos malfeitores. Por essa parábola, que possamos amar o próximo, como a nós mesmos. No texto ela se cumpre não nos homens instruídos na lei, mas no samaritano, tido pelos judeus e mestres da lei como incrédulo e pecador (cf. Lc 10, 25-37).
A aproximação de Deus, pela vivência de um amor irrestrito, desinteressado e solidário,…

8 livros para conhecer Malala Yousafzai

Com a estreia da peça infantil 'Malala - A Menina Que Queria ir Para a Escola', baseada em livro de Adriana Carranca, conheça outros títulos sobre MalalaRedação, O Estado de S. Paulo
Para crianças, jovens leitores ou adultos, há bons livros sobre Malala Yousafzai nas livrarias brasileiras. Um deles, Malala - A Menina Que Queria ir Para a Escola, é um livro reportagem da jornalista Adriana Carranca, que era repórter do Estado quando Malala sofreu o atentado.A obra foi adaptada para o teatro e a peça faz temporada em São Paulo até 28 de outubro. 8 livros sobre Malala Yousafzai Malala - A Menina Que Queria ir Para a Escola Autora: Adriana Carranca Ilustração: Bruna Assis Brasil Editora: Companhia das Letrinhas Lançamento: 2015 (96 págs.; R$ 34,90) Malala Yousafzai cresceu entre os corredores da escola de seu pai, Ziauddin Yousafzai, e era uma das primeiras alunas da classe. Quando tinha dez anos viu sua cidade ser controlada por um grupo extremista chamado Talibã. Armados, eles …

Capitu traiu Bentinho? Lygia Fagundes Telles dá sua opinião

A suspeita da traição de Capitu em 'Dom Casmurro', uma das grandes polêmicas da literatura e que chegou à novela 'Bom Sucesso', foi comentada por Lygia Fagundes Telles ao Estado, quando ela fez 80 anosRedação, O Estado de S. Paulo
A polêmica é antiga. Machado de Assis publicou Dom Casmurro em 1899 e desde então o debate divide opiniões: Capitu traiu ou não Bentinho? Essa desconfiança acompanha Bentinho ao logo de todo o romance. A ideia de que Ezequiel é filho de seu amigo Escobar, e não dele, por causa de semelhança física e de suas atitudes, e por outros indícios que ele apresenta, vai se tornando insuportável para o narrador de Dom Casmurro, livro que é leitura obrigatória nas escolas e presença frequente nas listas de livros de vestibular. O livro de Machado de Assis apareceu na novela Bom Sucesso, que está sendo exibida pela Globo, e a dúvida sobre se Capitu traiu mesmo Bentinho voltou ao debate. A novela tem se apropriado de muitos textos literários para contar,…

Estorvo da vida

Por Gonzaga Mota
O ódio, a inveja, o ciúme, a ambição, dentre outras, são atitudes negativas que impossibilitam uma vida saudável. Por outro lado, a humildade, a gratuidade, a esperança, a fé, o perdão, a amizade nos conduzem ao amor. É por meio da oração e da meditação que podemos encontrar estados mentais positivos. O que somos é a consequência do que pensamos e o que alcançamos é decorrente da nossa fé em Deus. Portanto são fundamentais as manifestações espirituais com vistas à busca da felicidade. Figuras como São Francisco de Assis, Gandhi, Dalai Lama, Martin Luter King evidenciam a força da solidariedade, consequentemente do amor ao próximo.  Não podemos concordar com um mundo onde os desencontros superem os encontros. Busquemos a paz, interior e exterior, mediante uma maior força espiritual e um melhor equilíbrio social. Os atuais desajustes e conflitos existentes são provenientes da supremacia dos valores materiais. Encontramos justiça na medida em que se destaquem mais as man…