Postagens

Mostrando postagens de Setembro 14, 2017

O amor maior

Imagem
Padre Geovane Saraiva*

A humanidade é chamada a contemplar, agradecida, a cruz de Nosso Senhor Jesus Cristo, na certeza da glória e da salvação no mistério do Filho de Deus exaltado da terra. É Jesus mesmo que nos promete e nos assegura a felicidade, não apenas num futuro longe e distante, lá no céu, na eternidade vindoura, mas já aqui na terra. A decisão é nossa e consiste em abraçar o apaixonante projeto do nosso bom Deus, que nos assegura: “Quando eu for exaltado da terra, atrairei todos a mim” (Cf. Jo 12, 32).
Que Deus nos dê a graça de mais e melhor compreendermos o Seu insondável mistério, do qual somos chamados a participar, colocando-nos de um modo solidário diante de tão grande favor, associados, evidentemente, a Maria, mãe solícita, disponível e servidora. Que o Cristo exaltado da cruz seja memória clara, e que não paire dúvida sobre a redenção do gênero humano, sensibilizando-nos a proclamar bem alto e até mesmo gritar o Evangelho de Jesus com a própria vida, na assertiva do…

Shopping de Fortaleza lança projeto que empresta livros gratuitamente

Imagem
Num mundo que se torna cada vez mais digital, o amor pelos livros de papel resiste graças a incentivos familiares, escolares e, por vezes, de outras instituições. O Páginas Solidárias, estabelecido no Piso L2 do shopping Aldeota, em Fortaleza, é um espaço pensado para fornecer tranquilidade e conforto a quem procura um lugar para colocar a leitura em dia. A ideia é que o local funcione como uma espécie de biblioteca solidária, em que é possível ler, doar ou pegar emprestado qualquer livro de maneira completamente livre e gratuita. Além das poltronas disponibilizadas para acomodar os leitores, o espaço guarda estantes em que os frequentadores podem deixar os volumes a serem doados ou pegar emprestado os que querem ler, ficando livres quanto à quando vão devolver as obras. Um terceiro aspecto do Páginas Solidárias é com relação ao meio-ambiente. Ao incentivar a reutilização de livros, em vez de o consumo de itens novos, o projeto dá utilidade a obras que poderiam ficar acumuladas ou me…

Aplicativo ajuda a tratar de assuntos delicados em sala de aula

Imagem
O aplicativo multilíngue Timokids também dispõe de uma plataforma pensada para a sala de aula: o Timokids School. Desenvolvida exclusivamente para os profissionais da educação, com ela os professores podem escolher o conteúdo que querem trabalhar com seus alunos. O Timokids possui historinhas que tratam de temas delicados, mas que devem ser abordados para o desenvolvimento social da criança, como bullying, preconceitos e assédios.  É possível também separar os conteúdos por classe e monitorar o tempo que os alunos levam para ler as histórias. A escola contratante do serviço escolhe quantas atividades quer disponível, quais os temas e os idiomas, entre português, inglês, espanhol e italiano. Fabiany Lima, CEO e fundadora do Timokids, explica que além da iniciativa pedagógica, o Timokids School é uma ferramenta diferente para a administração comportamental do ambiente escolar, uma forma lúdica de abordar assuntos que possam estar em evidência na sala de aula e na vida dos alunos.  &quo…

Feira no Mercado dos Pinhões reúne 35 marcas locais neste sábado

Imagem
A economia criativa cearense ganhará espaço neste sábado, 16, durante o Mercado Coletivo. A nova edição do evento será realizada no Mercado dos Pinhões, no Centro de Fortaleza, e irá receber 35 expositores das mais diversas áreas. O lugar será movimentado pelo DJ Gomes, fazendo o som do evento das 17 às 21 horas. Com acesso gratuito, a feira levará marcas de moda, design, decoração, artesanato e gastronomia. Nomes como CP Design Store, Carlos Capucho, Coletivo Fubá, Papel de Bodega e Take Clothings estarão presentes com seus produtos. Serviço Mercado Coletivo Onde: Mercado dos Pinhões (Praça Visconde de Pelotas, 41 – Centro) Quando: sábado, 16, das 17 às 21 horas Gratuito Redação O POVO Online 

Longa As Duas Irenes estreia hoje em Fortaleza

Imagem
Irene (Priscila Bittencourt) e Irene (Isabela Torres) têm muitas diferenças. A primeira é filha de Mirinha (Suzana Rabelo), tem uma irmã mais velha e outra mais nova, leva uma vida financeira confortável, não pode usar roupas “indecentes”, ainda não beijou, é fechada. A segunda é filha única da costureira Neuza (Inês Peixoto), vive com mais humildade e também mais liberdade, é mais aberta e espontânea, já paquera. Em comum, além do nome, as meninas dividem poucas (e relevantes) coisas: a idade, 13 anos, e o pai, Tonico (Marco Ricca). É a partir da descoberta que a Irene de Mirinha faz da segunda família que o filme, dirigido por Fabio Meira, reflete sobre laços familiares, amadurecimento e identidade. As Duas Irenes estreia hoje no Cinema do Dragão, pela Sessão Vitrine Petrobás, em que os ingressos são mais baratos. No domingo, 17, o Dragão recebe exibição do filme seguida de debate com Fabio e Isabela. Em entrevista ao O POVO por telefone, o diretor explicou que a trama é baseada em…

França estuda proibir celulares em escolas contra indisciplina e bullying

Imagem
O ministro da Educação francês Jean-Michel Blanquer deu início um debate público sobre a proibição de celulares nas escolas, tentando implementar uma das propostas de campanha do presidente Emmanuel Macron. Em entrevista à revista Express, o ministro sugere que os alunos podem ter que deixar seus celulares em cofres ao chegarem à escola. “Nas reuniões de gabinete, deixamos nossos celulares em cofres antes de nos reunirmos. A mim me parece que isso pode ser possível em qualquer grupo humano, inclusive na sala de aula”, disse ele na entrevista, publicada nesta terça-feira. Macron, de 39 anos, incluiu a proibição aos telefones para todas as escolas dos níveis fundamental e médio em seu manifesto, antes de vencer as eleições em maio. Especialistas e sindicatos apontaram que o uso do aparelho celular em sala já é proibido na França, apesar de pesquisas indicarem que muitos alunos admitem ter quebrado essa regra. Alguns professores acham que os telefones são fontes de distração e indiscipl…

Alike: uma animação à qual você não pode deixar de assistir

Imagem
Um curta-metragem emocionante sobre como a educação tecnicista e padronizante dos nossos dias nos rouba a beleza do mundo “Alike” é uma animação dirigida por Daniel Martínez Lara & Rafa Cano Méndez. Em uma vida agitada, Copy é um pai que tenta ensinar o caminho correto a seu filho Paste. Mas… O que é correto fazer? (Se não conseguir visualizar o vídeo, clique aqui)
(via Youtube)

Gaudí, o Dante da arquitetura

Imagem
Visitamos a Basílica da Sagrada Família em Barcelona após os ataques terroristas nesta metrópole espanhola A Basílica da Sagrada Família de Barcelona, ​​Espanha, que ainda está em construção, estava também na lista de alvos dos terroristas que realizaram dois ataques em outros lugares da capital catalunha na quinta-feira, 18 de agosto de 2017. Pe. Lluís Bonet, da paróquia da Sagrada Família e vice-postulador da causa da beatificação de Antoni Gaudí, arquiteto da igreja, abriu-nos as portas da igreja uma semana após os ataques. Pe. Bonet nos levou a uma visita ao túmulo de Gaudí na cripta, e ele nos mostrou documentos, periódicos do tempo do arquiteto e pastas contendo documentação que apoia o processo de beatificação. A causa está em Roma agora, esperando que Antoni Gaudí i Cornet (1852-1926) seja declarado venerável. Gaudí, arquiteto apaixonado, deixou um conjunto de obras que reflete seu conhecimento da natureza, sua piedade e seu amor pela liturgia, por sua terra natal, sua língua, c…

Cientistas dizem que furacões como o Irma são evidência de aquecimento global

Imagem
Leandra Felipe - Correspondente da Agência Brasil Furacão Irma sobre o Caribe, o mais forte registrado no Oceano Atlântico Divulgação/Nasa A ocorrência este mês de dois furacões em um prazo de uma semana - o Harvey, no  Texas, e o Irma, em países do Caribe e da Flórida - reacendeu o debate sobre as mudanças climáticas e trouxe novas críticas ao posicionamento da gestão Trump. A maior parte da comunidade científica americana relaciona a incidência de furacões mais destrutivos ao aumento da temperutura global. Um estudo chamado Relatório Especial Ciência e Clima, do Programa de Investigação da Mudança Global dos Estados Unidos (CSSR, a sigla em Inglês), que reune cientistas da Administração Nacional Oceânica e Atmosférica  (NOAA), da Nasa e de mais 11 agências federais do país, afirma que a atividade humana contribui para o aumento da temperatura global e, consequentemente, a incidência de furacões. No estudo, a incidência de furacões mais destrutivos é usada como evidência de que é “mui…

Mais Visitadas

MEU PROFESSOR: MEU SUPER-HERÓI

Morre, aos 92 anos, a escritora Zibia Gasparetto

Dentro da rotina das redes sociais, mulheres dividem as dificuldades e os pontos positivos de expor a maternidade

A Palavra Não