Postagens

Mostrando postagens de Agosto 3, 2015

Dom Helder Câmara: “Eu queria ser uma poça d’água para refletir o céu”.

Imagem
Busto do pastor dos empobrecidos, que irá ficar no Largo Dom Helder, aqui na Paróquia Santo Afonso – Parquelândia, Fortaleza CE, mas ainda se encontra na Fundição Cearense. Logo estará conosco. Por Pe. Geovane Saraiva 15/05/2015
Angelo Leal  de Fortaleza: Bela homenagem Pe. Geovane Saraiva.

a morte é a melhor invenção da vida

Imagem
Padre Geovane Saraiva* Palavras de Steve Jobs: “Ser o mais rico do cemitério não é o que mais importa para mim … ir para a cama a noite e pensar que foi feito alguma coisa grande; isso é o que mais importa para mim”. Como também é importante guardar na mente e no coração o livro do Eclesiastes, que logo no início do seu prólogo diz: “Vaidade das vaidades, tudo é vaidade; que proveito tira o homem se de todo o trabalho e com que se afadiga debaixo do sol? – vanitas vanitatum, ommia vanitas”.

O contexto acima citado reflete a nossa condição mortal de ser humano. Não nos acostumando e, mesmo, sofrendo como um profundo golpe e dor. Nos Estados Unidos ocorreu aos 05 de outubro de 2011 a morte prematura de Steve Jobs, com a idade de 56 anos, vítima de um câncer no pâncreas, diagnosticado em 2004. Ele mesmo externou em um pensamento, que descobriu quando tinha 17 anos: “Se viver cada dia de sua vida como se fosse o último, chegará um dia em que estará certo”. Impressionado, se perguntava atr…

O povo o Deus se alimenta do pão do céu

Imagem
Padre Geovane Saraiva*“Quando as palavras somem, quando os cuidados adormecem, quando nos entregamos, de verdade, nas mãos do Senhor, o grande silêncio nos mergulha na paz, na confiança, na alegria... E a voz de Deus se faz ouvir” (Helder Câmara). A intimidade do místico Dom Helder Câmara com Deus nos revela um caráter missionário da Igreja Católica, como o papa Francisco tão bem recordou (em 17 de setembro de 2014), nestes termos: “Somos mandados a anunciar Cristo e seu amor a toda a humanidade”, disse, recordando a vida heroica de tantos missionários e missionárias que deixaram seu país para ir anunciar o Evangelho em outros países e continentes. Deus que fez tudo por amor e também cuida da sua obra, é Ele quem envia os missionários como seus colaboradores, no imperativo “Ide pelo mundo inteiro e pregai o Evangelho a toda criatura” (cf. Mc 16,15).
O clamor missionário da Igreja penetrou no coração do mundo no decorrer dos séculos em toda sua plenitude, em especial, na figura exemplar…

Dom Helder, um presente do céu!

Imagem
Padre Geovane Saraiva* Os seguidores ou discípulos de Jesus de Nazaré são convidados a dar continuidade à obra por Ele iniciada. Ele está junto do Pai, mas ao mesmo tempo presente e caminhando com seu povo, inspirando a mente e renovando o coração de cada pessoa, deixando claro que nosso feliz destino é a glória. O mesmo Espírito de força, imprimido na mente e no coração dos discípulos, O Qual os encorajou e os animou na missão, nos convidada a acolhê-Lo no coração.

A Igreja do Brasil produziu e ofertou incontáveis dons e talentos à Igreja Universal no século vinte. Não tenho nenhuma dúvida que a maior dádiva do céu que caiu sobre seu povo, enriquecendo a Igreja Universal foi o pastor dos empobrecidos, Dom Helder Câmara, pelos seus escritos: livros, poesia e pensamentos; sua capacidade de criar e realizar; mas, sobretudo, sua força mística, em profunda comunhão com Deus, ao afirmar: “Que eu aprenda afinal, com a paixão de Nosso Senhor Jesus Cristo, a cobrir de véus o acidental e efêmer…

Mais Visitadas

Jesus não precisava ser batizado

A verdadeira estrela

Filmes se destacam por mostrar a vida de mulheres ligadas à literatura

"Harry Potter" ajuda a salvar histórica Livraria Lello, em Portugal