Pular para o conteúdo principal

Postagens

Mostrando postagens de Março 18, 2015

Francisco, continuidade e ruptura

Parece que Bergoglio gosta de ser o bispo de Roma, só não quer assustar demais os adversários. Por Francesco Peloso Um mestre do golpe de cena. No dia em que se celebravam os dois anos de pontificado, Bergoglio, primeiro, conseguiu evocar em uma entrevista o tema da sua renúncia para, depois, anunciar de surpresa um Ano Santo extraordinário dedicado à misericórdia: o que de mais clássico pode propor o menu eclesial em matéria de tradição pontifícia. Só que o Ano Santo de Francisco não será igual ao de outros papas: nada de capas douradas como João Paulo II, que cruzou na noite de Natal de 1999 a Porta Santa da Basílica de São Pedro, já doente, encurvado sobre si mesmo, deslumbrado pelas luzes das transmissões televisivas. O ponto mais alto da Igreja triunfante. Bergoglio não vai ceder às pompas papais, o estilo é outro, e misericórdia é, justamente, a palavra-chave do pontificado que significa, no magistério de Francisco, perdão, acolhida, atenção aos pobres. É a "Igreja hospital…

Chilenos rechaçam nomeação de bispo

Juan Barros Madrid é acusado de acobertar padre condenado por abuso de menores. A Congregação dos Sagrados Corações manifestou-se contrária, nessa terça-feira (17), à nomeação do bispo Juan Barros Madrid para titular da diocese da cidade de Osorno, no sul do Chile, por seu suposto acobertamento de abusos sexuais cometidos por outro religioso. A congregação, através do seu superior provincial, disse que ficou “perplexa” com a nomeação de Barros Madrid como bispo dessa cidade e acrescentou que este deveria renunciar ao cargo. Alex Vigueras, diretor dos Sagrados Corações, escreveu em um editorial do sítio da ordem eu “não se levou suficientemente em conta o fato de que (Barros) esteja comprometido com as acusações de abusos realizadas contra Fernando Karadima, e, portanto, sua nomeação não está em sintonia com a tolerância zero que [o Papa Francisco] está querendo implantar na Igreja”. Vigueras escreveu que a nomeação “parece ter sido uma decisão levada adiante exclusivamente pelo núncio…

O diálogo com o Islã é possível?

Núncio emérito no Egito fala das dificuldades sobre o diálogo inter-religioso, nos dias de hoje.Papa Francisco cumprimenta um representante muçulmano, em encontro com líderes religiosos. Por Thomas Reese Considerando-se o grupo Estado Islâmico e os múltiplos conflitos que ocorrem no Oriente Médio, o diálogo com o Islã é possível? Esta foi a pergunta feita por Dom Michael Fitzgerald, núncio emérito no Egito e ex-presidente do Pontifício Conselho para o Diálogo Inter-religioso. Na qualidade de membro da Sociedade dos Missionários da África e um estudioso da cultura árabe e islâmica, Fitzgerald é a pessoa particularmente qualificada para discutir este assunto, algo que ele fez numa palestra em 6 de março na Universidade Católica da América, organizada pelo Instituto de Pesquisa Política e Estudos Católicos e pela ONG Africa Faith and Justice Network. Apesar de ter passado a maior parte de sua vida dialogando com o Islã, Fitzgerald não nega as dificuldades existentes neste tocante. Na cita…

Sociedade cinzenta: sem a presença de crianças, alerta Francisco

Agência Ecclesia18 de Março de 2015, às 10:52
(Lusa)Francisco lamenta exclusão dos mais pequenos, impedidos até de «nascer» Cidade do Vaticano, 18 mar 2015 (Ecclesia) - O Papa Francisco afirmou hoje no Vaticano que a Igreja e a humanidade têm de valorizar sempre o “dom” que as crianças representam, lamentando que a sociedade esteja a ficar “cinzenta” porque as exclui. “Hoje vou centrar-me no grande dom que as crianças são para a humanidade. É verdade e obrigado por aplaudirem, são o grande dom para a humanidade, mas são também as grandes excluídas, porque nem sequer as deixam nascer”, afirmou, perante milhares de pessoas na Praça de São Pedro, que aplaudiram a intervenção. Francisco sustentou que é possível “julgar a sociedade pela forma como as crianças são tratadas”, afirmando que estas trazem “vida, alegria e esperança”. “Trazem também, certamente, preocupações e às vezes problemas, mas é melhor uma sociedade com estas preocupações e estes problemas do que uma sociedade triste e ci…

MIT, nos EUA, aprova número recorde de estudantes brasileiros este ano

Quatro jovens foram aprovados e mais quatro estão na lista de espera. Alunos agora aguardam resultado do pedido de bolsa de estudos. Paulo GuilhermeDo G1, em São Paulo
Allan dos Santos Costa, Felipe Alex Hofman, Mateus Bezrutchka e Gustavo Torres Silva foram aprovados no MIT (Foto: Arquivo pessoal/IOI2014/Victor Moriyama/G1) O número de estudantes brasileiros aceitos pelo Instituto de Tecnologia de Massachusetts (MIT), nos Estados Unidos, uma das instituições de ensino superior mais prestigiadas do mundo, foi recorde este ano, segundo os representantes do instituto no Brasil. Ao todo, quatro alunos tiveram seus pedidos de aplicação aprovados e quatro ficaram na lista de espera do MIT. O melhor desempenho até então foi em 2013, com quatro aprovados e três na lista de espera. O resultado foi divulgado diretamente para os alunos no sábado (14). "Dos mais de 600 inicialmente interessados no curso de graduação do MIT, tivemos um recorde de 115 candidatos que completaram o processo de ap…

POESIA: O SILÊNCIO DAS BRUMAS

Tempestade solar pode perturbar satélites

Esta tempestade não representa perigo de radiação para os astronautas a bordo da ISS.Fenômeno pode provocar problemas na rede elétrica e na rota de aviões. Duas erupções solares no último final de semana provocaram uma grande tempestade geomagnética que atingiu a atmosfera terrestre nesta terça-feira (17), podendo perturbar as redes elétricas e as telecomunicações - informaram autoridades norte-americanas. A tempestade solar "poderia provocar problemas generalizados de controle de voltagem e afetar os sistemas de proteção nas redes elétricas", alertou a Agência Oceânica e Atmosférica dos Estados Unidos (NOAA, em inglês). Os sistemas de transmissão de rádio a alta frequência também poderiam ser perturbados e o funcionamento de satélites de navegação podem experimentar falhas "durante várias horas", explicou a agência. A tempestade "severa" foi observada às 10h58 (horário de Brasília) e alcançou uma força 4 sobre uma escala máxima de 5, apontou Thomas Berge…