27 de outubro de 2016

AÇÕES DE INCLUSÃO SOCIAL SÃO DESTAQUE NA ESTAÇÃO DA ACESSIBILIDADE

thumbnail_lv-05605-luisventura2015-mA 62º Feira do Livro de Porto Alegre dará continuidade, em 2016, à Estação da Acessibilidade, que ficará localizada no Espaço Cultural dos Correios, no térreo do Memorial do RS (Rua Sete de Setembro, 1.020). Na Estação, serão oferecidos, entre outros serviços, empréstimo de cadeiras de rodas, venda de audiolivros, visitas guiadas para cegos e surdocegos, tradução em Libras, programação da Feira em braile e auxílio para a aquisição de livros nas barracas dos livreiros.
Segundo Sônia Zanchetta, da Comissão Executiva da Feira, a Estação da Acessibilidade “é um espaço compartilhado por entidades e empresas que integram o Comitê de Voluntários pela Acessibilidade da Feira, que orienta a comissão organizadora do evento, desde a etapa de elaboração do projeto arquitetônico e da programação”. O objetivo, complementa, é a eliminação de barreiras físicas e de comunicação que dificultam a acessibilidade.
Uma dessas empresas parceiras é a Desenvolver Consultoria em Inclusão de Pessoas com Deficiência, Colóquios de Inclusão, que ocorrem em sua maioria na Sala de Vídeo do Memorial do RS. Conforme a gestora da Desenvolver, Márcia Cristina Figueiras Gonçalves, todos são bem-vindos. “A cada ano somos surpreendidos positivamente com um maior número de interessados”, comemora.
Para a presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência, Liza Cenci, a Estação da Acessibilidade tem papel decisivo porque representa e inclui a pessoa com deficiência no espaço público. “Este público precisa estar nas ruas afirmando-se positivamente”, enfatiza Liza.
O agendamento de visitas guiadas para cegos ou surdocegos deve ser feito pelo e-mail: visitaguiada@desenvolver-rs.com.br.
A programação completa da Estação da Acessibilidade pode ser acessada aqui.
Livia Meimes

Morre Michael Massee, de 'O corvo', que matou por acidente Brandon Lee

Michael Massee em 'O corvo' (Foto: Divulgação)O ator Michael Massee morreu nesta quarta-feira (26), aos 61 anos. A causa da morte não foi divulgada. A carreira de Massee ficou marcada por um acidente durante a filmagem de "O corvo", em 1993, em que ele matou sem querer com um tiro o colega Brandon Lee. 
Por culpa da produção do filme, foi colocada munição de verdade em vez de uma bala de festim, e o tiro durante as gravações matou o filho de Bruce Lee aos 28 anos.
Apesar de a tragédia ter sido marcante na trajetória de Massee, ele fez cerca de 80 filmes e séries. Além de "O corvo", ele fez filmes como "Estrada perdida", e "Brincando com a morte" (1997), e teve papéis menores em "O Espetacular Homem-Aranha 2: A Ameaça de Electro" (2014) e "Seven: Os Sete Crimes Capitais" (1995).
Entre as séries das quais ele participou durante alguns episódios estão "24 horas", "House" e "Arquivo X".
G1

Mulheres exibem cicatrizes do câncer de mama em projeto fotográfico de SC

Do G1 SC
Obra retrata as cicatrizes deixadas pelo câncer de mama (Foto: Cátia Line Rissi)Projeto retrata as cicatrizes deixadas pelo câncer de mama (Foto: Cátia Line Rissi)













Está aberta para visitação até o dia 4 de novembro, na Universidade do Oeste de Santa Catarina (Unoesc), em Xanxerê, a exposição do projeto "Cicatriz", da fotógrafa Cátia Line Rissi. A obra retrata cicatrizes deixadas pelo câncer de mama em 32 mulheres que venceram a doença.
Exposição fica aberta até o dia 4 de novembro (Foto: Cátia Line Rissi/Divulgação)
Exposição fica aberta até o dia 4 de novembro
(Foto: Cátia Line Rissi/Divulgação)
O trabalho foi desenvolvido ao longo do mês de agosto, quando Cátia entrou em contato com a Rede Feminina de Combate ao Câncer e apresentou o projeto. As mulheres, com idades entre 23 e 80 anos, foram fotografadas no estúdio da fotógrafa. 
"A região aqui tem muito preconceito, então, inicialmente, a ideia era que elas não mostrassem o rosto. Mas, no fim, apenas seis das 32 não toparam expor a identidade, o que me deixou muito feliz, pois elas estão ali pra encorajar e empoderar outras mulheres", conta Cátia.
A exposição está locada na Unoesc, com visitação gratuita de segunda a sexta, das 7h30 às 11h30 e das 13h30 às 22h30, e também aos sábados, das 7h30 às 12h, com entrada gratuita.
Algumas mulheres preferiram não mostrar o rosto (Foto: Cátia Line Rissi/Divulgação)Algumas mulheres preferiram não mostrar o rosto (Foto: Cátia Line Rissi/Divulgação)
Objetivo, segundo fotógrafa, é encorajar e empoderar outras mulheres (Foto: Cátia Line Rissi)Objetivo, segundo fotógrafa, é encorajar e empoderar outras mulheres (Foto: Cátia Line Rissi)
Projeto fotografou 32 mulheres com idades entre 23 e 80 anos (Foto: Cátia Line Rissi/Divulgação)Projeto fotografou 32 mulheres com idades entre 23 e 80 anos (Foto: Cátia Line Rissi/Divulgação)
Visitação da mostra é gratuita (Foto: Cátia Line Rissi/Divulgação)Visitação da mostra é gratuita (Foto: Cátia Line Rissi/Divulgação)

Bebê que surpreendeu médicos ao sobreviver ao ebola completa 1 ano

Nubia, uma criança da Guiné que surpreendeu os médicos ao sobreviver ao ebola após a mãe infectada com a doença morrer no pós-parto, completa um ano nesta quinta-feira (27).
Segundo a organização Médicos sem Fronteiras (MSF), que cuidou dela, é o primeiro caso conhecido de um recém-nascido que sobreviveu ao ebola. Durante a epidemia, bebês filhos de mães infectadas viviam por apenas algumas horas.
Mas Nubia resistiu, contrariando os prognósticos. Por isso, a menina é descrita pela ONG como “um símbolo de esperança e resiliência”.
Nubia durante uma consulta médica (Foto: Albert Masias/MSF)Nubia durante uma consulta médica (Foto: Albert Masias/MSF)
Nubia foi cuidada em uma zona de isolamento, em que só se podia entrar com vestimentas de proteção. Recebeu dois medicamentos experimentais e, a cada hora, a equipe de médicos se revezava para checar sua respiração e seus batimentos cardíacos. Regularmente, as enfermeiras do berçário iam até a área isolada para pegá-la no colo, alimentá-la e trocar suas fraldas.
A bebê ficou doente várias vezes, mas, gradualmente, melhorou. Um mês depois, os exames mostraram que ela havia se curado. No dia 28 de novembro, recebeu alta do centro de tratamento. Ela foi também o último caso da doença reportado na Guiné.
Sua mãe, Mamasta, perdeu muito sangue no parto – o ebola aumenta muito as chances de hemorragia grave. Sua condição se deteriorou rapidamente após o nascimento, e ela acabou morrendo.
A menina agora vive em Conacri com uma tia materna. Seu meio-irmão, M’Bemba, que é mais velho que ela, também sobreviveu ao vírus e vive em outra parte da cidade com outra tia. A família perdeu vários membros para a doença.
Nome é homenagem a brasileira
A bebê quando nasceu no colo de Nubia Aguiar, enfermeira brasileira que ajudou a atendê-la na Guiné (Foto: Sam Phelps/Médicos sem Fronteiras)A bebê no colo de Nubia Aguiar, enfermeira brasileira que ajudou a atendê-la na Guiné (Foto: Sam Phelps/Médicos sem Fronteiras)
A bebê ganhou o nome em homenagem à enfermeira brasileira Nubia Aguiar, que fazia parte da equipe que cuidou dela.
“Apesar de estar longe, estou emocionada em saber que a bebê está fazendo um ano. Que alegria ter participado desta linda história", escreveu a enfermeira, que atualmente está no Haiti, ajudando vítimas do furacão Matthew. "Tenho certeza de que ela viverá bastante para contar sua própria história um dia e todos ficaremos felizes em ouvi-la. Desejo muita saúde e felicidade”, diz a mensagem.
O surto de ebola que se alastrou pela África Ocidental a partir de dezembro de 2013 foi o mais grave desde a identificação do vírus, em 1976.  A doença infectou mais de 28.700 pessoas e matou mais de 11.300 homens, mulheres e crianças, segundo dados da MSF. Guiné, Libéria e Serra Leoa concentraram mais de 99% dos casos.
Nubia quando era recém-nascida; era preciso usar vestimentas especiais para cuidar dela  (Foto: Tommy Trenchard/MSF)Nubia quando era recém-nascida; era preciso usar vestimentas especiais para cuidar dela (Foto: Tommy Trenchard/MSF)

Academia Cearense da Língua Portuguesa comemora 39 anos com seis novos membros

Resultado de imagem para Academia Cearense da Língua PortuguesaComemorando 39 anos da fundação, seis novos acadêmicos tomam posse na Academia Cearense da Língua Portuguesa (ACLP), na próxima sexta-feira, 28. Com 40 membros, entre professores e jornalistas, a associação tem como presidente o professor Sebastião Valdemir Mourão. A solenidade será realizada no Teatro Nadir Papi Saboya.
 
Tomam posse os professores Felipe Filho, Hermínia Lima, Marcelo Braga, Vládia Mourão, Teoberto Landim e Paulo Lobão. Membros reúnem-se, uma vez por mês, em auditórios da Academia Cearense de Letras, onde a associação funciona provisoriamente.
Conforme o professor Felipe Filho, a ACLP deve investir em novos projetos nos próximos meses, incluindo cursos de gramática e redação para alunos da rede pública de ensino. "É importante manter a academia atuante em defesa da língua. Como esse novo grupo temos condições de dinamizar", afirma.
 
Redação O POVO Online

AUTOESTIMA: Miss Plus Size Ceará reúne mulheres com cintura acima de 44cm

O Concurso Miss Plus Size Ceará elegerá a mais bela do manequim do Estado com cintura acima de 44cm. O evento, que acontece no próximo dia 17, no Shopping Rio Mar, em Fortaleza, traz como proposta principal a autoestima da mulher acima do peso. 

"Além de valorizar o corpo de mulher GG, nosso propósito é enobrecer a beleza da mulher e realizar seus mais lindos sonhos", afirma a idealizadora do concurso, Jaqueline Queiroz. 

As inscrições já esgotaram e ao todo 20 modelos disputarão o título. A primeira colocada ganhará uma moto Traxx e brindes. "Elas participam de workshop com aulas de passarela, moda e maquiagem, ministrado por um grande profissional na área, além de palestras de autoestima", conta o coordenador do concurso, Renato Falcão. 

Na passarela, as candidatas irão desfilar com três trajes (casual, maiô e gala) e serão julgadas por uma comissão formada por fotógrafos, lojistas, empresários e personalidades que apoiam o movimento Plus Size. Charme, elegância, beleza de rosto e corpo, desenvoltura e simpatia serão os quesitos julgados. 

As candidatas representam os municípios de Aquiraz, Aracati, Caucaia, Eusébio, Fortaleza, Horizonte, Itaitinga, Itapipoca, Juazeiro do Norte Maracanaú, Maranguape, Morada Nova, Pacatuba, Quixadá, Russas, São Gonçalo do Amarante, Sobral e Tianguá, além de bairros da capital cearense como Messejana e Santa Tereza.

Serviço

MISS PLUS SIZE CEARÁ 2016 
Tema: "Olhar de Iracema"
Quando: próximo dia 17, às 18 horas
Onde: Shopping Rio Mar (Rua Desembargador Lauro Nogueira, 1500 - Papicu)
Quanto: 1kg de alimento não perecível - a troca acontece no shopping e lojas patrocinadoras
Informações: (85) 98750.7982 ou 99906.6398

Redação O POVO Online

Premiado do Oscar dirige concerto para pobres

Morricone conquistou o Oscar pela trilha sonora do filme Rádio Vaticano – O maestro Ennio Morricone vai dirigir a Orquestra Roma Sinfonietta e o Coral da Academia Nacional de Santa Cecília para a segunda edição do “Concerto com os pobres e para os pobres”, em programa para 12 de novembro na Sala Paulo VI, no Vaticano.
O maestro executará faixas dos seus mais célebres trabalhos e de trilhas sonoras compostas nos seus 60 anos de carreira. Ao lado de Morricone estará monsenhor Marco Frisina, que também dirigirá a Orquestra e o Coral da Diocese de Roma em duas peças sacras e guiará os presentes ao longo deste itinerário musical oferecendo reflexões sobre temas do Jubileu da Misericórdia e da caridade.
Obras concretas
O evento acontece no signo da caridade do Papa para o Jubileu com duas obras concretas: a construção da nova Catedral em Moroto, Uganda e de uma escola agrícola em Burkina Faso.
Para isso, as ofertas livres dos presentes ao final do concerto serão recolhidas e entregues pelos voluntários do Jubileu.
Quando a apresentação terminar, ainda como gesto de solidariedade, jovens do coral da diocese de Roma e voluntários distribuirão alimento aos pobres e uma pequena recordação do evento.
É possível reservar até 5 ingressos gratuitos por pessoa no do site concerto.

Rádio Vaticano

CNBB criará comissão especial para o enfrentamento ao tráfico humano

Comissão irá definir plano de ação da CNBB para fortalecer o enfrentamento ao tráfico humano.Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) contará com uma Comissão Especial para o Enfrentamento ao Tráfico Humano. Após apresentação de proposta pelo Grupo de Trabalho (GT) que, desde 2012, atua na questão, o Conselho Permanente aprovou a continuidade do trabalho de promoção de conscientização, denúncia e incidência política diante de crimes que violem a dignidade humana.
Entre outras atribuições, a Comissão será responsável por definir um plano de ação da CNBB para fortalecer o enfrentamento ao tráfico humano, promovendo a articulação e o diálogo permanente entre as distintas iniciativas existentes no seio da Igreja no Brasil e em parceria com outros segmentos sociais. Também irá mapear as iniciativas pastorais e eclesiais relacionadas a essa temática e manter sua atualização. A nova estrutura será ainda incumbida de elaborar e implementar, de forma participativa, uma estratégia para ampliar a visibilidade do Tráfico Humano na Igreja e na Sociedade.
A articulação e o apoio a processos formativos nos regionais da CNBB, para multiplicar a capacidade de levar adiante o Enfrentamento ao Tráfico Humano é outra atribuição da nova Comissão, que vai definir estratégias de incidência nas políticas públicas, na sociedade, e na Igreja para provocar mudanças nas estruturas e práticas que alimentam a existência do tráfico humano.
Diante dos desafios de ampliar a visibilidade da problemática do Tráfico Humano na Igreja e na sociedade, além da necessidade de capacitar agentes de pastorais e lideranças sociais para o enfrentamento, incidir ações nos espaços públicos e identificar informações e dados a respeito da temática, o GT alcançou resultados expressivos em sua caminhada.
A Campanha da Fraternidade 2014, cujo tema foi “Fraternidade e Tráfico Humano”, reflete um dos principais resultados do trabalho do grupo. Na ocasião, foram intensificados os esforços na realização da CF, o que inseriu a temática em várias iniciativas da Igreja e ambientes de debate da sociedade. O GT também conseguiu incidência da questão nas políticas públicas, através de ações das organizações-membro, consolidando uma articulação em rede.
Na proposta apresentada aos bispos do Conselho Permanente, o GT recorda o papa Francisco, que disse recentemente, no Vaticano, que “a Igreja é chamada a empenhar-se para ser fiel às pessoas, ainda mais se consideradas as situações onde se tocam as chagas e os sofrimentos mais dramáticos”.
A estrutura da Comissão Especial ainda será definida, mas a proposta básica de composição é que tenha bispos; um assessor com experiência comprovada no tema do enfrentamento ao tráfico humano, com habilidades para o desenvolvimento de comunicação com organismos nacionais e internacionais, especialmente no desenvolvimento de ações de incidência; e colaboradores voluntários, que serão os representantes das organizações-membros do GT anterior.
A renovação e continuidade das atividades do GT estão em debate desde junho, na CNBB, quando o Conselho Permanente reunido na ocasião aprovou a continuidade dos trabalhos. No início deste mês, foi elaborada a proposta de atuação aprovada pelo Conselho.

CNBB

ABBA se reunirá para 'nova experiência digital'

Por Ilze Filks
O ABBA, conhecido por uma série de hits dos anos 1970 e começo de 1980, se separou em 1982.O grupo pop sueco ABBA deve se reunir para uma "nova experiência digital" em 2018, mais de 30 anos após sua última performance pública em conjunto, de acordo com anúncio feito nesta quarta-feira (26).
Os membros da banda Agnetha Faltskog, Bjorn Ulvaeus, Benny Andersson e Anni-Frid Lyngstad se reunirão com Simon Fuller, criador do "American Idol" e a Universal Music Group para a colaboração.
"Estamos explorando um novo mundo tecnológico, com Realidade Virtual e Inteligência Artificial na vanguarda, o que nos permitirá criar novas formas de entretenimento e conteúdo que nunca imaginamos antes", disse Fuller em comunicado.
O ABBA, conhecido por uma série de hits dos anos 1970 e começo de 1980, como "Waterloo", "Dancing Queen" e "Take A Chance On Me", se separou em 1982.
"Nossos fãs ao redor do mundo estão sempre pedindo para que façamos uma reunião e eu espero que essa nova criação do ABBA os anime tanto quanto me animou", disse Anni-Frid em comunicado.

Reuters

PM viraliza na internet ao cortar cabelos dos moradores do morro

Viver em meio ao clima tenso das comunidades do Rio de Janeiro é algo que choca o restante do país.Como se não bastasse ter de levar sua rotina diária no fogo cruzado,
cada vez que o BOPE (Batalhão de Operações Especiais) inicia uma nova operação, os moradores ainda têm que lidar com o preconceito que paira entre eles mesmos.
Foi isso que aconteceu no final de setembro.
Um barbeiro da comunidade do Morro do São Carlos se recusou a atender uma criança com medo de ser alvo de alguma ação de bandidos.
No entanto, o que ninguém esperava é que o soldado Marcus Vinícius da Silva Pavão, de apenas 28 anos, e que exerce sua função em um dos pontos mais perigosos da comunidade, não teve dúvidas: pegou uma máquina e aparou o cabelo do menino.
pm2

POLICIAL POR PROFISSÃO, SER HUMANO POR VOCAÇÃO

A ação do policial foi tão inesperada e bem-vinda que logo a fila aumentou: só naquela tarde úmida de início de primavera foram nove cortes para os moradores da comunidade.
A tesoura, porém, cortou bem mais que as madeixas das pessoas. Sem que percebessem, a tensão foi amenizada e todos acabaram esquecendo onde estavam, pelo menos por alguns minutos.
pm3
O comandante da UPP do Morro do São Carlos, Major Márcio Rodrigues, foi só elogios ao soldado Marcus Vinícius:
“Isso é a essência do nosso trabalho. Ele teve uma ótima sacada, foi proativo. Dou valor a esse tipo de iniciativa”, declarou em entrevista ao jornal Extra.

AS COLEGAS DE TROPA RECEBERAM TRATAMENTO VIP

A boa ação do soldado viralizou na internet quando a foto abaixo foi publicada. Nela, Marcus Vinícius, de farda e tudo, faz escova no cabelo de uma colega PM.
pm1
Perguntado sobre o momento, o soldado contou: “Foi uns dias após atender a molecada. Aproveitei a hora do almoço e brinquei com elas que era para não dizerem que só faço o cabelo do pessoal da comunidade”.

O SOLDADO CABELEIREIRO OU O CABELEIREIRO SOLDADO?

pm4
A profissão de cabeleireiro chegou para o soldado aos 15 anos de idade, quando começou a ajudar a irmã que era dona de um salão.
Marcus Vinícius pegou gosto pela profissão e decidiu especializar-se por mais de uma década. Seu currículo está repleto de cursos na área e passagens por salões conhecidos.
No entanto, buscando pela estabilidade da esposa e dos dois filhos, optou pela polícia militar há quatro anos.
“Tudo o que tenho ganhei trabalhando com beleza. Sou um profissional de cabelo, sim, e também de segurança pública. Se tiver combate, vou para o combate, mas não é só de tiro que o morro vive”.


(via Awebic. Fotos: Reprodução)

Ligações entre municípios vizinhos ficarão mais baratas

Segundo a Anatel, o benefício real da mudança vai depender do plano de serviço contratado pelo assinante

Agência Brasil
Resultado de imagem para ligaçõesA partir do próximo domingo, 30, as chamadas de telefones fixos entre 587 municípios vizinhos deixarão de ser cobradas como interurbanas e terão a mesma tarifa das chamadas locais. A estimativa da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) é que a mudança resulte em uma redução de 60% no custo desse tipo de ligação nessas localidades.
A queda de preços beneficiará consumidores de 281 municípios da Região Sul; 199 da Região Nordeste; 69 do Sudeste; e 38 municípios da Região Norte. Segundo a Anatel, o benefício real da mudança vai depender do plano de serviço contratado pelo assinante, já que, além dos planos básicos, as concessionárias oferecem planos alternativos.
As alterações do regulamento sobre áreas locais para a telefonia fixa foram publicadas no dia 3 de maio e a agência havia dado prazo de 180 dias para entrada em vigor da medida, que vence neste domingo.
A relação dos municípios afetados pela medida pode ser consultada no site da Anatel.  

Em sua 3ª edição, Festival Concreto proporciona interação e cultura

A 3ª edição terá como arte graffiti, murais, instalações, mobiliário urbano, performances, oficinas e shows, são mais de 35 projetos do Ceará, 25 propostas nacionais e 13 artistas internacionais, além de atividades de formação

O Festival Concreto - Festival Internacional de Arte Urbana, nasceu com o propósito de  produção e difusão, aproveitando o potencial arquitetônico de Fortaleza. Tem como objetivo promover a interação e o diálogo com as mais diferentes culturas, onde aspectos como a estética, a forma e a cor sejam discutidos. O Festival impulsiona o crescimento na qualidade da produção artística como um todo, buscando estar na vanguarda da arte urbana.

A 3ª edição terá início no dia 4 de novembro e segue até o dia 12 com a presença de mais de 100 artistas locais, nacionais e internacionais. Serão mais de 35 projetos do Ceará, 25 propostas nacionais e 13 artistas internacionais de oito países (México, Chile, Espanha, Polônia, Argentina, Portugal, Ilhas Canárias e Itália), além de atividades de formação, residência artística, lançamento de livros e de documentários, bazar de compra de obras e as já tradicionais festas e shows que encantam deixando um legado de criatividade, rebeldia e beleza que vai muito além das tintas.

Programação Festival Concreto 2016
4 a 12 de novembro - Artistas realizam intervenções urbanas variadas (graffiti, mural, stêncil, performances, intervenções, instalações...) em vários bairros e pontos da cidade.
 
27 de outubro - Choque Cultural no Festival Concreto - 20h no espaço Multigaleria no Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura - Uma das atividades de lançamento do Festival acontecerá na abertura da exposição "13 anos de produção gráfica" - Choque Cultural no Festival CONCRETO. A Exposição também faz parte da programação da SAU - Semana de Arte Urbana de Fortaleza (26-28/ Out). Uma coleção com cartazes de uma das galerias mais expressivas no cenário da arte urbana.
 
4 de novembro - Lançamento do Festival Concreto 2016 e credenciamento dos artistas - 19h no Espaço Rogaciano Leite (palco sob passarela) no Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura - A programação contará com uma solenidade de abertura, falas de boas vindas, show com bandas e performances além de Live Painting com Rafael Highraff (SP). A atividade é aberta ao público e gratuita.

Serviço
Festival Concreto 2106
De 4 a 12 de novembro em Fortaleza
Mais informações:
 
Com informações da Assessoria de Comunicação


Boa Notícia

Destaque

Choram porque amam

Padre Geovane Saraiva* Como é bom rezar e colocar em primeiro lugar o mistério da redenção! Nem sempre, porém, sabemos rezar e nem d...