Postagens

Mostrando postagens de Fevereiro 3, 2018

A diversidade de ritmos, artistas e parcerias musicais dão o tom certo para a esperada 19ª edição do Festival Jazz & Blues, que acontece nas cidades de Guaramiranga e Fortaleza

Imagem
Além do agitado roteiro de férias dos pré-carnavais e do próprio feriado em si, outro aguardado momento no calendário cultural do primeiro semestre no Ceará é o Festival Jazz & Blues. Com a força de celebrar e reunir artistas e público em torno das muitas ramificações sonoras que estes gêneros musicais contemplam, o evento completa 19 edições em 2018. Opção para quem busca outros ritmos em meio ao descanso do período momino, a festa acontece de 10 a 13 de fevereiro em Guaramiranga, na serra de Baturité, dá uma pausa na Quarta-Feira de Cinzas e segue com mais programação nos dias 15 e 16, em Fortaleza. Além dos sons que nomeiam o evento, o Festival promete também choro, forró, valsa e mambo. Ritmos diversos, arranjos autorais ou ricos improvisos que transformam tudo em um grande encontro da música, em diferentes palcos. Progamação completa, falta apenas contar os dias para que a música ecoe alto em "Guará", como o município é carinhosamente chamado pelos visitantes. Os p…

Museu da Fotografia Fortaleza abre as portas para o projeto "Pau de Arara", sobre tradições nordestinas

Imagem
Já são 13 anos de projeto e dez edições. "Pau de Arara" é um programa de extensão idealizado e coordenado pelo professor de fotografia dos cursos de Jornalismo e Publicidade e Propaganda da Universidade de Fortaleza (Unifor), Jari Vieira. Criado em 2004, visa documentar a cultura de cidades pelo Interior do Nordeste. Neste sábado (3), às 14h, o Museu da Fotografia Fortaleza recebe Jari para uma palestra gratuita. Na ocasião, o público irá descobrir como funciona o projeto, além de ver algumas fotos produzidas na última edição. Haverá também a exibição de um documentário inédito sobre a região do Cangaço. Para o terceiro documentário, o grupo fez o percurso de Serra Talhada a Triunfo, em Pernambuco, fazendo a rota do cangaço, culminando na casa de Lampião. Com duração de 22 minutos, o produto audiovisual, além de mostrar a cultura local, acompanha os estudantes entrando em contato com essas tradições. "É muito gratificante conseguir, através da fotografia, que o aluno p…

Campeão de indicações ao Oscar, 'A Forma da Água' é destaque nos cinemas

Imagem
Com elementos de diversos gêneros, o filme embarca na fantasia com rigor técnico impecável. 'A Forma da Água', de Guillermo del Toro, retrata o romance inusitado entre a faxineira muda Elisa Esposito (Sally Hawkins) e um humanoide anfíbio (Doug Jones). (Divulgação)
Por Neusa Barbosa e Alysson Oliveira
Veja um resumo dos principais filmes que estão em cartaz no país:
“A FORMA DA ÁGUA”

- Campeão de indicações (13) ao Oscar 2018, depois de vencer o Leão de Ouro em Veneza 2017, “A Forma da Água”, de Guillermo del Toro, retrata o romance inusitado entre a faxineira muda Elisa Esposito (Sally Hawkins) e um humanoide anfíbio (Doug Jones), capturado em águas da América do Sul no princípio dos anos 1960. Aprisionada num laboratório, a criatura é submetida a violência pelo funcionário do governo Strickland (Michael Shannon).

Devido à sua mudez, Elisa tem poucos amigos, o vizinho Giles (Richard Jenkins) e a colega Zelda (Octavia Spencer). É com eles que traça um plano mirabolante de resgatar…

50 anos do importante 1968

Imagem
Uma explosão de efervescência contestatória que para alguns simplesmente não mudou nada e para outros mudou tudo. Maio de 1968: quando trabalhadores e estudantes desafiaram o poder. (Religión Digital)
Por Saturnino Rodríguez
1968 foi um ano bissexto, iniciado numa segunda-feira, segundo o calendário gregoriano, que precisamente a Organização das Nações Unidas (ONU), através da UNESCO, havia declarado o Ano Internacional dos Direitos Humanos, já que no dia 10 de dezembro se celebrava o 20º aniversário da Declaração Universal dos Direitos Humanos. Popularmente, todos o conhecem como Maio francês, que não foi o único e nem tampouco o principal.
Revolução ou Rebelião?... “Novos movimentos sociais”
Ao estudar os caminhos seguidos pelos sujeitos coletivos no século XX, o cientista político e historiador estadunidense Charles Tilly, em seu livro de 2010: Los movimientos sociales - 1768-2008, destaca como nessa voragem sociopolítica os anos de 1968 e 1989 representam uma onda mobilizadora medul…

E O CRIME SE ORGANIZOU

Imagem
Grecianny Carvalho Cordeiro*
Crime organizado não é coisa nova. Sempre existiu e sempre existirá. Exemplos não faltam. Podemos citar Al Capone, o famoso gângster americano que contrabandeava e comercializava bebidas na época em que vigorava a lei seca nos Estados Unidos. Existe crime organizado relacionado ao tráfico de drogas e de armas, ao tráfico de pessoas e de órgãos, à lavagem de dinheiro... O que diferencia a criminalidade organizada de outro tipo de criminalidade é a sua forma de atuação, estruturada como se fora uma empresa, onde cada componente exerce um determinado papel, com divisão de atribuições, tendo por objetivo a obtenção de vantagens por meio do cometimento de crimes. Logo, não estamos falando aqui de amadores, mas sim de criminosos altamente perspicazes. A criminalidade organizada se caracteriza, também, por possuir braços nos mais diversos espaços, na esfera privada e pública, esta última, por sua vez, imprescindível ao sucesso de qualquer empreitada criminosa, gar…

Mais Visitadas

Campus Party 2018 vendeu 30% a mais de ingressos que edição anterior

O Natal em Natal (RN), a capital potiguar fundada em 25 de dezembro de 1599

VIVENDO E APRENDENDO

Escritora portuguesa constrói alegoria sobre passado e presente do Brasil