Postagens

Mostrando postagens de Agosto 26, 2017

Reunião Ordinária da AMLEF

Imagem
Reunião de 26 de Agosto de 2017








Bertolt Brecht: um poeta de posição revolucionária

Imagem
por Iracema Sales - Repórter O pensador francês Didi-Huberman: em "Quando as imagens tomam posição", ele o elabora trabalho de resgate histórico, ao debruçar-se sobre a figura do poeta e dramaturgo alemão Bertold Brecht As imagens não aparecem apenas como apêndices ou coadjuvantes; elas ganham função de alicerces e viram referências na construção do pensamento de um dos mais instigantes filósofos contemporâneos, o francês Georges Didi-Huberman. Sua obra percorre as artes visuais, com um olhar especial para a pintura, fotografia, cinema e escultura, procurando manter interlocução com a literatura, estética e política. Outra característica de seus estudos - como mostra no recém lançado "Quando as imagens tomam posição - o olho da história, I" - é o apoio que busca em alguns autores, sendo recorrentes as conversas com os alemães Aby Warburg (1866- 1929) e Walter Benjamin (1892-1940). Os dois foram buscar em ruínas explicações tanto para a história da arte quanto para a…

Belchior: música, mistério e poesia

Imagem
por Dellano Rios - Editor de Área Belchior: cantor e compositor cearense é tema de biografia ( FOTO: CLEO VELLEDA/ FOLHAPRESS ) O embate em torno das biografias no Brasil, quando envolveu os figurões da MPB, passou a resumido na defesa de duas posições - de um lado, a reivindicação do direito à privacidade; de outro, o interesse público que justificaria estas incursões pela vida e obra de alguém. Havia, da parte de alguns, razões veladas e tacanhas, gente que se não queria este escritor ou aquele jornalista ganhando dinheiro às suas custas. Para esses, a intimidade e a trajetória artística eram produtos a serem preservados, para uma possível comercialização futura. Afinal, pode-se não ganhar muito com um livro, mas a coisa muda se for um filme, um sucesso de bilheteria que usa suas canções (e paga-se, também, por isso). "Apenas um rapaz latino-americano", a biografia de Antonio Carlos Belchior, escrita pelo jornalista Jotabê Medeiros, prova de que uma biografia não é interess…

Neste sábado (26), a exposição "Sertão Holandês", de Stênio Burgos, entra em cartaz no Museu do Ceará

Imagem
O artista plástico cearense Stênio Burgos abre, neste sábado (26), às 15h, a exposição "Sertão Holandês", no Museu do Ceará (Centro). A mostra traz 36 quadros pintados de 2006 a 2016, período em que esteve de passagem por Amsterdam e Zelândia, na Holanda. A produção conta ainda com criações trabalhadas em seu ateliê mais antigo, em Icaraí de Amontada (CE), onde mora. É a terceira vez que Stênio expõe no Museu do Ceará. "Sertão Holandês" trabalha a presença holandesa na região da Serra Grande (ou Ibiapaba) no período da Colonização. A abordagem histórica se encontra com o valor do espaço. "É um lugar histórico (o Museu). Me sinto completamente feliz. E a Serra está presente em todos os quadros", situa. A mostra desenvolve a conexão que o autor percebe entre o sertão cearense e os costumes holandeses. Natural de Crateús (CE), Stênio Burgos (63) morou em Amsterdam. "É um povo que não gosta de excessos. Diferente da França. É tudo muito simples", o…

Filme sobre Bozo chega aos cinemas do país

Imagem
Veja um resumo dos principais filmes que estreiam nos cinemas do país nesta semana. 'Bingo – O rei das manhãs' recria a vida 'mucho loca' do ator por trás do Bozo. (Divulgação)
Por Alysson Oliveira e Neusa Barbosa
Veja um resumo dos principais filmes que estreiam nos cinemas do país na quinta-feira:
"NA MIRA DO ATIRADOR"
- Em seu novo filme, Doug Liman (diretor do primeiro filme da série “Bourne”) deixa de lado pirotecnias e extravagâncias para acompanhar o embate entre um soldado americano e um sniper iraquiano, na guerra do Iraque.
Dois soldados americanos (Aaron Taylor-Johnson e o lutador John Cena), estão numa região devastada. O ano é 2007, quando a guerra supostamente já acabou. Um deles sai do esconderijo e leva um tiro. O companheiro vai em seu auxílio e também é ferido, mas de maneira menos grave, tanto que consegue esconder-se atrás de um muro que está ruindo. Assim, consegue fazer contato por rádio com o atirador adversário (Naith Nakli), que espera …

Fundação de Educação Artística apresenta oficina: 'Improvisação e jogos musicais'

Imagem
A oficina trabalhará a prática da improvisação musical a partir de jogos não-idiomáticos. A oficina trabalhará a prática da improvisação musical a partir de jogos não-idiomáticos. (Divulgação)
Henrique Iwao, formado em música pela UNICAMP e mestre em musicologia pela USP, traz para a Fundação de Educação Artística - FEA - a Oficina "Improvisação e Jogos Musicais".
A oficina trabalhará a prática da improvisação musical a partir de jogos não-idiomáticos (sem gênero musical definido), em que tipos de interação e atuação são definidos. Durante a oficina serão introduzidas algumas regras e deixas usadas por John Zorn na sua obra Cobra, bem como exercícios desenvolvidos pelo autor.
PÚBLICO-ALVO: músicos (pessoas interessadas em fazer música e que tenham familiaridade com um instrumento musical, convencional ou não)
PRÉ-REQUISITOS: trazer seu instrumento musical; ser capaz de improvisar com ele. O instrumento não precisa ser convencional (o próprio ministrante toca "tábua amplif…

Mais Visitadas

Alagoano que dirigiu filme que teve cenas gravadas em Penedo toma posse na ABL

Literatura e cinema ajudaram a tornar Notre-Dame conhecida no mundo

Principal nome da literatura feita para crianças no Ceará, Horácio Dídimo, morto em 2018, pode ser homenageado em Dia Estadual da Literatura Infantil

Herança do governo golpista

Catedral de Notre-Dame, em Paris, sofre incêndio na tarde desta segunda-feira