Postagens

Mostrando postagens de Agosto 24, 2018

Coletânea sobre produção literária de Horácio Dídimo é lançada hoje (24), na UFC

Imagem
O escritor e professor Horácio Dídimo: legado literário trabalhado em coletânea de artigos. (Foto: Divulgação) É indiscutível o legado construído por Horácio Dídimo na literatura local e nacional. Poeta, ficcionista e ensaísta, o autor cearense conseguiu cravar seu nome entre os grandes fomentadores de nossa cultura, com uma produção robusta e em frequente intercâmbio com várias temáticas de alcance social e crítico. Um apanhado de olhares e leituras sobre as criações do escritor integra o livro “Horácio Dídimo em estudo”, cujo lançamento acontece nesta sexta-feira (24), a partir das 18h, no Auditório José Albano, localizado no Centro de Humanidades I da Universidade Federal do Ceará (UFC).  A obra faz parte da Coleção Ceará: Autor e estudos críticos, criada por um grupo de estudos em literatura da UFC, iniciado em 2016. Nela, são reunidos 15 artigos de alunos do mestrado e doutorado do Programa de Pós-graduação dos cursos de Letras e Educação da instituição, além de pesquisadores de …

Prorrogadas até 31 de agosto inscrições para o I Prêmio Inovaleitura

Imagem
A direção da Casa de José de Alencar (CJA), equipamento cultural ligado à Secretaria de Cultura Artística da Universidade Federal do Ceará, informa que foram prorrogadas, até o próximo dia 31, as inscrições para o I Prêmio Inovaleitura, criado como parte do projeto I Encontro de Práticas Inovadoras para Formação de Novos Leitores.
A iniciativa visa incentivar o hábito da leitura nas crianças através da premiação, divulgação e intercâmbio de experiências inovadoras para formação de novos leitores. Poderão concorrer, gratuitamente, responsáveis por experiências de incentivo à leitura desenvolvidas em escolas públicas de ensino fundamental de Fortaleza e da Região Metropolitana. O regulamento do concurso e outras informações estão disponíveis no site do projeto. PROGRAMAÇÃO – Além do evento de premiação, que ocorrerá no dia 15 de setembro na CJA (Av. Washington Soares, 6055, Messejana), com a participação de várias atrações culturais, o projeto realizará nos dias 29, 30 e 31 de agosto ativi…

Guarujá abre inscrições para IX Concurso Nacional Pérolas da Literatura

Imagem
Escritores da Cidade e do Brasil, chegou mais uma chance de mostrar seu talento. É o IX Concurso Nacional Pérolas da Literatura, que abre suas inscrições nesta segunda-feira (27). Com o objetivo de incentivar e estimular os amantes da escrita, o concurso premia as melhores obras em três modalidades. O Pérolas é uma realização da Prefeitura de Guarujá, por meio da Secretaria de Cultura (Secult). Os interessados devem preencher o formulário de inscrição disponível no link https://goo.gl/hZWSey ou entregá-lo preenchido na Secretaria de Cultura, que fica no Teatro Municipal Procópio Ferreira (Av. Dom Pedro I, 350 – Jardim Tejereba). Também devem ser entregues no local, ou enviadas via correio, quatro cópias da obra literária que concorrerá na disputa, identificadas com título e pseudônimo do autor, em envelope lacrado junto a uma cópia do documento de identidade. As inscrições podem ser feitas até o dia 27 de setembro. Nesta edição, jovens de 12 a 17 anos poderão se inscrever na categori…

Literatura de cordel de J. Borges inspiram moda verão da Iódice

Imagem
Estadão Conteúdo
Cordelista e um dos maiores xilogravuristas populares do Brasil, o pernambucano J. Borges e sua obra são inspiração do verão 2019 da Iódice, que nessa estação promove uma viagem pelo mundo dos cordéis. Nas roupas, feitas com tecidos naturais, seda, jeans e crepe, as texturas e relevos das gravações em madeira estampam peças com pétalas, barco e sereia, por exemplo. Outros destaques são as os vestidos e saias midi, os jeans com silhuetas variadas (skinny, flare, pantacourt, retos) e as peças com motivos florais e geométricos.

Educação

Imagem
Gonzaga Mota* Concordamos com a ideia de que a educação deve ser proporcionada a todos por constituir um direito e uma condição para o pleno desenvolvimento da pessoa humana. Além de constituir um direito, a educação também é um dos principais fatores, senão o mais importante, do desenvolvimento dos países. É fundamental que as nações entendam, em primeiro lugar que a Educação constitui não um gasto, mas um investimento. Em segundo lugar, este é um investimento de longo prazo que deve expressar o compromisso de gerações e ser elevado a um projeto do Estado Democrático, para além das divergências partidárias. Com o desenvolvimento de novas tecnologias e métodos produtivos, são requeridas novas aptidões. Não basta acompanhar as transformações, há que se ter a capacidade de antecipá-las. Daí a necessidade da educação ao longo de toda a vida. Este é um processo irreversível. No Brasil, por exemplo, há um grande consenso em prol da educação quando se analisam os discursos das mais diversas…

Audição de vinis "Literatura e a Música Cearense" acontece hoje no TJA

Imagem
por Felipe Gurgel - Repórter Participantes do evento Amantes do Vinil, no Porto Iracema: bolachões ganham espaço frequente em diferentes encontros na cidade Nesta sexta (24), às 18h30, no Café Iracema do Theatro José de Alencar (TJA/Centro), as DJs Mrs e Evel apresentam uma série de vinis com um repertório de compositores cearenses. A audição será comentada pela jornalista e cantora Mona Gadelha e o radialista Nelson Augusto. A seleção é inspirada em canções cijas letras são poemas musicados de escritores também cearenses. A programação é gratuita. A audição dos vinis passa pelo cancioneiro de nomes como Alberto Nepomuceno, Juvenal Galeno, Fagner, Belchior, Ednardo e Francisco Casaverde; e é baseada na obra literária de autores como Antônio Sales, Machado de Assis, Olavo Bilac, Dante Alighieri, Cecília Meireles, Florbela Espanca, Fernando Pessoa e Patativa do Assaré. Para a DJ Mrs (Maira Sales, também produtora cultural e publicitária), a experiência da audição remete a dois encontros …

Veja os filmes candidatos à indicação do Brasil para o Oscar 2019

Imagem
Categoria de filme estrangeiro tem sido uma caixinha inesgotável de surpresas e o Brasil criou uma lista que mistura documentários e ficções.


Benzinho, dirigido por Gustavo Pizzi, é um dos candidatos. (Bianca Aun/Divulgação) Recomeça a novela da corrida para o Oscar, agora a edição 2019. A Secretaria do Audiovisual, do Ministério da Cultura divulgou a lista dos filmes habilitados para concorrer à indicação para o Oscar pelo País.
A lista mistura documentários e ficções. Na categoria de melhor filme estrangeiro, a Academia privilegia a segunda categoria. Os filmes selecionados projetam uma visão bastante diversidade do Brasil (e seus problemas ou personagens). Talvez não seja mera coincidência que, nesta fase de empoderamento feminino, os melhores sejam filmes dirigidos, ou codirigidos, por mulheres - Aos Teus Olhos, Paraíso Perdido, Benzinho (coescrito pela atriz Karine Teles), As Boas Maneiras, Alguma Coisa Assim, O Animal Cordial, Como É Cruel Viver Assim.
A velha questão - são filme…

Celular ganha cada vez mais espaço nas escolas, mostra pesquisa

Imagem
Apesar de proibido na maior parte das salas de aula do país, o uso do celular em atividades pedagógicas cresce ano a ano. Mais da metade dos professores dizem que utilizam o celular para desenvolver atividades com os alunos, que podem ser desde pesquisas durante as aulas, até o atendimento aos estudantes fora da escola. O uso não se restringe aos docentes: mais da metade dos estudantes afirmam que utilizaram o celular, a pedido dos professores, para fazer atividades escolares. A Pesquisa sobre o Uso das Tecnologias de Informação e Comunicação nas Escolas Brasileiras (TIC Educação 2017), divulgada esta semana, mostra que o percentual de professores que utilizam o celular para desenvolver atividades com os alunos passou de 39% em 2015 para 56% em 2017. O aumento aconteceu tanto nas escolas públicas, onde o percentual passou de 36% para 53%, quanto nas particulares, crescendo de 46% para 69%.
Cresce o uso do celular em atividades pedagógicas (Arquivo Agência Brasil) Entre os alunos, o us…

Mais Visitadas

Campus Party 2018 vendeu 30% a mais de ingressos que edição anterior

O Natal em Natal (RN), a capital potiguar fundada em 25 de dezembro de 1599

VIVENDO E APRENDENDO

Escritora portuguesa constrói alegoria sobre passado e presente do Brasil