Postagens

Mostrando postagens de Maio 30, 2016

MOSTEIRO NA GEÓRGIA: DESTINO IMPERDÍVEL NA ROTA TRAPISTA AMERICANA

Imagem
Em um dos mais belos mosteiros dos Estados Unidos, os monges trapistas cuidam, dentre outras coisas, de um jardim excepcional DANIEL R. ESPARZA  28 DE MAIO DE 2016 Um dos mosteiros dos Estados Unidos se encontra nos arredores de Atlanta, Geórgia. Mais especificamente, na pequena cidade de Conyers. Nele, os monges da Ordem Cisterciense da Estrita Observância, além de uma vida de contemplação e retiro, como bons beneditinos, também se dedicam ao trabalho manual: além de ter uma padaria e uma oficina de produção de vitrais, esses trapistas cuidam de jardins onde cultivam – e vendem – bonsais.
Os monges, nas oficinas do mosteiro, elaboraram os vitrais que podem ser vistos em todo o edifício. web-monastery-of-the-holy-spirit-georgia-mike-cc A simplicidade arquitetônica do mosteiro (projetado para ser praticamente uma cópia exata do famoso mosteiro trapista de Kentucky, onde viveu Thomas Merton), combinado com a beleza do jardim cultivado pelos monges e o ambiente natural do mosteiro, faz …

QUANDO MARIA ATENDE O TELEFONE PARA JESUS

Imagem
Uma curiosa (e comovente) comparação sobre os nossos pedidos feitos a Jesus ou feitos a Maria ALETEIA TEAM  26 DE MAIO DE 2016
Uma senhora foi ao médico e, depois de fazer alguns exames, o médico lhe perguntou:
– A senhora é protestante, não é?
– Sou sim!
– Eu tenho muitos amigos protestantes e gosto muito de todos eles. Só tem um probleminha: eles falam muito de Jesus, mas se esquecem de Maria…
Silêncio…
– Doutor, posso lhe fazer outra pergunta?
– Claro!
– Se eu chegasse aqui e a sua secretária me dissesse que o senhor não está, mas que a sua mãe está… O senhor acha que eu ia querer fazer a consulta com ela?
– Claro que não, ela não é médica!
– Pois é, doutor. Quem morreu na cruz por mim foi Ele, não ela!
Silêncio…
– É verdade. Mas posso lhe perguntar mais uma coisa?
– Claro!
– Eu sou o seu médico e a senhora tem confiança apenas em mim. Mas imagine que a senhora está em casa, doente, me liga e eu não posso atender no momento. Mas a senhora conhece a minha mãe, fala com ela e pede q…

PAPA CELEBRA JUBILEU DOS SACERDOTES.

Imagem
2016-05-30 Rádio Vaticana
Cidade do Vaticano (RV) – O Papa Francisco celebrará em Roma o Jubileu dos Sacerdotes, de 1º a 3 de junho. Como sinal de comunhão, cada Igreja particular é convidada a viver este momento jubilar propondo, segundo a própria necessidade, as atividades que terão lugar em Roma.
Na quarta-feira, 1º de junho, sacerdotes e seminaristas são convidados a dirigir-se a uma das três igrejas jubilares indicadas pelo Pontifício Conselho para a Promoção da Nova Evangelização para o Ano Santo (San Salvatore in Lauro, Santa Maria in Vallicella, San Giovanni dei Fiorentini), onde terão a possibilidade de celebrar o sacramento da Reconciliação e de dedicar tempo à Adoração eucarística. Os participantes farão também peregrinação até à Porta Santa da Basílica de São Pedro.
No final da tarde, estão previstas uma catequese sobre o tema da misericórdia e a Santa Missa por grupos linguísticos. Em português, o convidado é o Bispo Auxiliar do Rio de Janeiro, Dom Paulo Cezar Costa.
Ret…

MORTES NO MEDITERRÂNEO: MSF LANÇA UMA NOVA CHAMADA PARA A EUROPA

Imagem
2016-05-30 Rádio Vaticana

Dezenas de pessoas estão desaparecidas após um naufrágio novamente nesta sexta-feira no Mar Mediterrâneo. A marinha italiana disse nesta sexta-feira à noite terem recuperado 45 cadáveres. Infelizmente, este naufrágio acontece depois de  no  dia anterior,   um barco cheio de migrantes também naufragou, fazendo entre 30 e 50 mortos. Desde segunda-feira passada, mensagens de alerta se sucederam  nas rádios dos navios militares ou comerciais que atravessam a costa da Líbia: um afluxo sem precedentes, com mais de 12.000 migrantes resgatados em cinco dias,  algo jamais visto segundo  a  equipe de resgate.
A maioria dos migrantes resgatados nos últimos dias chegam em embarções de pesca em muito mau estado. Entre as equipes de resgate, a ONG Médicos Sem Fronteiras, que possui  3 navios para busca e resgate. Este ultimo naufrágio é ocasião para lançar um novo apelo aos países europeus no sentido de garantirem vias ou canais seguros para passagens dos  migrantes. Franç…

DIÁSPORA E CORPO DIPLOMÁTICO EM ROMA VÊEM A ÁFRICA DE FORMA DIFERENTE

Imagem
2016-05-30 Rádio Vaticana Quadros e técnicos da Diáspora africana em Roma realizaram, pelo segundo ano consecutivo, um encontro com o Corpo Diplomático para marcar ao Dia da África. Foi no passado dia 24 e o tema foi “Mulheres e Direitos Humanos”. Um encontro em que as partes mostraram ter visões diferentes sobre a evolução da África hoje, nomeadamente no que toca ao direito à saúde. Nós ouvimos alguns pareceres, nomeadamente da Conselheira da Embaixada de Angola, Dulce Gomes, da imigrada guineense-caboverdiana, Cecília Monteiro e da Médica somali, Kadidja Ali Mohamud. Saiba mais ouvindo e  lendo a rubrica "África. Vozes Femininas" 
O Dia da África que se celebrou no passado dia 25 ficou marcado em Roma por dois momentos importantes:
O primeiro teve lugar no dia 23 e consistiu numa homenagem solene do Corpo Diplomático Africano junto do Quirinal à Guarda Costeira italiana pela sua constante acção de salvamento de migrantes no Mar Mediterrâneo.
O segundo foi uma conferência …

MUDANÇA CLIMÁTICA, PERIGO AO PATRIMÔNIO MUNDIAL

Imagem
domtotal.com Locais enfrentam série de fenômenos, como derretimento de geleiras e intensas secas. Estátua da Liberdade sofre com aumento do nível do mar, às inundações costeiras e às tempestades. A mudança climática é "um dos principais perigos" para nosso patrimônio mundial, como as Ilhas Galápagos do Equador, os gorilas do Parque Nacional Impenetrável de Bwindi, em Uganda, e a Estátua da Liberdade de Nova York. Um relatório divulgado na última semana, titulado "Patrimônio mundial e turismo diante da mudança climática" realizado conjuntamente pela Unesco, outros organismos e ONGs, estuda 31 locais naturais e culturais de 29 países, dos milhares dos inscritos na lista do Patrimônio Mundial. A conclusão é alarmante. "Todos os locais estudados já sofrem certos impactos da mudança climática", destaca Adam Markham, da ONG Union of Concerned Scientists (UCS), um dos autores do relatório. "O problema já existe e vai se agravar", declarou Markham à AFP. …

PAPA CONDECORA ATORES PARA MOTIVAR CULTURA DA PAZ

Imagem
Artistas aceitaram ser embaixadores de um dos projetos artísticos da fundação.
Reportagem de Steve Scherer

ROMA - O papa Francisco entregou medalhas para os atores norte-americanos Richard Gere e George Clooney e a atriz mexicana Salma Hayek em um evento no Vaticano, no domingo, para motivar o trabalho da Scholas Ocurrentes, uma organização promovida pelo pontífice.
A organização, cujo nome significa "escolas para o encontro" relaciona a tecnologia com as artes, levando a uma integração social e a uma cultura de paz.
Francisco criou uma organização similar quando era cardeal em Buenos Aires, mas a Scholas agora é uma fundação canônica privada que depende da Congregação do Clero no Vaticano.
"Valores importantes podem ser transmitidos pelas celebridades", disse uma das organizadoras, Lorena Bianchetti, que acrescentou que os atores aceitaram ser embaixadores de um dos projetos artísticos da fundação.

Reuters

CULTURA URBANA URGE SER TRANSFORMADA

Imagem
domtotal.com Estudos da realidade urbana se tornaram necessários, e as soluções se tornaram urgentes. O mundo urbano, por aglomerar pessoas e problemas, gera uma cultura que urge transformações.
Por Dom Reginaldo Andrietta*

Pessoas de bom senso, especialmente as que se inspiram em princípios cristãos, estão cada vez mais conscientes de que os desafios do mundo de hoje, especialmente os que emergem da realidade urbana, necessitam ser tratados com inteligência e responsabilidade. O mundo urbano, muito além do seu caos, por aglomerar pessoas e problemas, gera uma cultura que urge transformações.
Essa urgência advém, em primeiro lugar, do processo contínuo e acelerado de urbanização. A Organização das Nações Unidas, em um estudo publicado em 2013 sobre “Perspectivas da População Mundial”, estimou a existência de 7,2 bilhões de pessoas no planeta, entre as quais mais da metade vive em grandes centros urbanos. 
No Brasil, essa realidade tornou-se extremamente preocupante. Deixamos de ser um…

CHARGES: MICHEL TEMER

Imagem

O OUTONO DO PATRIARCA

Imagem
domtotal.com Aos 75 anos, Bob Dylan continua na estrada com incomparável vitalidade artística.  Dylan acumulou reconhecimento suficiente para se dar ao luxo de ir receber prêmios... ou não.'
Por Marco Lacerda*

"A passagem do tempo te faz maior. A paixão é uma coisa dos jovens, os jovens podem ser apaixonados. Os mais velhos têm que ser mais sábios. Quero dizer, você está por aqui um tempo, deixa certas coisas para os jovens. Não tente agir como se fosse jovem, tenha o tempo como companheiro”, disse há pouco tempo o autor de algumas das canções pelas quais o século 20 será lembrado: Blowin in The Wind, Forever Young, A Hard Rain's A-Gonna Fall e Like a Rolling Stone que, em 1969, batizou aquela que viria a ser uma das mais importantes revista de música do mundo.
Com 37 álbuns no currículo, Bob Dylan, que acaba de completar 75 anos, recebeu dez prêmios Grammy, um Oscar, o prêmio Príncipe de Astúrias das Artes em 2007 e foi candidato ao Nobel de Literatura em várias ocasiões…

PAPA FRANCISCO: IGREJA É LIVRE NA PROFECIA E NÃO NUM SISTEMA DE NORMAS

Imagem
RÁDIO VATICANO - PROGRAMA BRASILEIRO·SEGUNDA, 30 DE MAIO DE 2016 Cidade do Vaticano (RV) -  “Em seu caminho de fé, a Igreja e todo cristão devem cuidar para não se fechar num sistema de normas, mas abrir espaço para a memória dos dons recebidos por Deus, ao dinamismo da profecia e ao horizonte da esperança”.  Ouça o Papa  oi o que disse o Papa Francisco na homilia da missa celebrada nesta segunda-feira, (30/05), na Casa Santa Marta. A estrutura da lei que delimita tudo e o sopro libertador da profecia que impulsiona para além dos confins. “Na vida de fé o excesso de confiança na norma”, adverte o Papa Francisco, “pode sufocar o valor da memória e o dinamismo do Espírito”.  Jesus, no Evangelho do dia demonstra este assunto aos escribas e fariseus com a parábola dos vinhateiros homicidas. Os agricultores resolveram se revoltar contra o patrão que plantou e arrendou a vinha para eles, espancando e matando os empregados que o patrão enviava para receber a sua parte dos frutos da vinha. O…

Mais Visitadas

José, servo bom e fiel

Nossos escritores

O Natal em Natal (RN), a capital potiguar fundada em 25 de dezembro de 1599

Campus Party 2018 vendeu 30% a mais de ingressos que edição anterior