Postagens

Mostrando postagens de Julho 11, 2017

Ceará vai ganhar a primeira escola grátis de desenvolvimento de apps do Nordeste

Imagem
Com quase um mês de operação no Ceará o aplicativo de motos VemCmg já planeja o próximo passo para as atividades no Ceará. A empresa que possui capital 100% nacional, deseja abrir a primeira escola com aulas grátis para desenvolvimento de aplicativos do Brasil, mantida exclusivamente pelo VemCmg.
“A proposta é que o nordeste seja o Vale do Silício do Brasil, e o nosso publico alvo são os jovens e adolescentes de baixa renda, vamos ensinar e promover a sua inclusão neste novo universo digital, gerando novos profissionais para o mercado e um aquecimento na economia local”, explica Bruno Souza o Diretor de Operações da VemCmg.
curso básico terá a duração de 6 meses e incluirá o modulo de lógica e programação na criação dos aplicativos, as melhores ideias ainda podem contar com um investimento para abertura de novas empresas. A inscrição é feita através do link na internet.
Hoje a companhia já tem mais de 5 mil usuários somente no Nordeste e espera que os empresários locais também quei…

Coletânea reúne crônicas de Rubem Braga nunca publicadas em livro, sobre a cidade, amizades e a vida

Imagem
por Leonardo Cazes - Agência O Globo Rubem Braga (1913- 1990) sempre relutou em ser considerado um literato. O capixaba de Cachoeiro de Itapemirim se via mais como um homem de imprensa. Os jornais foram seu ganha-pão ao longo de toda vida de repórter, redator, correspondente de guerra e, principalmente, cronista. Na busca de assunto para o texto diário, não foram poucas as vezes em que Braga transformou amigos escritores em personagens. Em dezembro de 1954, por exemplo, uma visita à casa em Copacabana do poeta Carlos Drummond de Andrade, que estava de férias do Correio da Manhã, tornou-se mote para um relato pessoal sobre o amigo, o verão inclemente daquele ano e a falta d'água que assolava o Rio. Na crônica, o poeta taciturno cedeu lugar a um homem comum que, sem camisa, tentava sobreviver ao calor e ao barulho dos caminhões que, às terças-feiras, o acordavam às 3h da manhã ao descarregar frutas, verduras, peixes e carnes para a feira livre. O retrato intimista de Drummond, intit…

Um olhar sobre o machismo

Imagem
por Bruno Ghetti - Folhapress O formato de tela de um filme pode dizer muito sobre o universo de seu protagonista. Se longas com imagens mais horizontalizadas, em scope, costumam narrar tramas que destacam liberdade, espetacularidade, aqueles com formato mais estreito tendem a fazer uma referência à própria limitação da vida dos personagens retratados. Foi pensando nisso que o francês Stéphane Brizé optou por uma tela quase quadrada em "A Vida de uma Mulher", que estreou ontem (10) no País. Fazendo coro com certa tendência do cinema mundial recente - visível em filmes como "Mommy" (2014), de Xavier Dolan, e "O Filho de Saul" (2015), de László Nemes - , Brizé usa a estreiteza da tela para mostrar a asfixiante rotina de sua protagonista uma mulher burguesa do século 19, que vive sob as demarcações de uma sociedade conservadora e machista. O curioso é que o diretor chegou a fazer testes em scope nas filmagens, mas mudou de ideia de última hora. "Logo pe…

Canal no youtube resgata memória artística e cultural no Cariri cearense

Imagem
por Crato. As redes e mídias sociais têm se constituído numa importante ferramenta no resgate cultural e artístico. Neste Município, na região do Cariri, o documentarista Laerto Xenofonte, 48, lançou no mês passado um canal no YouTube cujo objetivo “é resgatar, disseminar e fortalecer a cultura regional e nacional, distribuindo e exibindo conteúdos audiovisuais informativos, culturais e educativos”. No canal Museu de Arte Kariri, o internauta pode conferir inúmeros vídeos de grandes shows que marcaram época na região, além de documentários e entrevistas com personalidade da terras, como por exemplo Patativa do Assaré e Abdoral Jamacaru. “São centenas de vídeos que carrego comigo ao longo da minha trajetória iniciada na década de 80 e hoje decidi divulgá-los por entender que essas obras pertencem ao grande público. Além disso, os vídeos servirão para que as novas gerações conheçam o que marcou época”, completa Xenofonte. O canal já conta com quase 30 vídeos publicados e, segu…

Mostra "Henri Matisse - Jazz" abre hoje (11), na Caixa Cultural Fortaleza

Imagem
por Iracema Sales - Repórter A exposição "Henri Matisse - Jazz", cuja abertura acontece nesta terça (11), na Caixa Cultural Fortaleza, com visitação fechada, tem como objetivo ressaltar o talento de um dos nomes mais significativos da arte moderna ocidental. A mostra é formada por 20 reproduções que ilustram o livro-álbum "Jazz", publicado em Paris, no ano de 1947, e ressalta uma das múltiplas facetas do pintor francês (1869- 1954): a experimentação. Matisse transitou com desenvoltura por diferentes linguagens artísticas, entre pintura, desenho e escultura, além de inventar suas próprias técnicas de trabalho. Essas sutilezas são verificadas em "Jazz", através dos papéis coloridos. O livro reúne tanto os experimentos visuais - com recortes, colagens e interferências de pintura - quanto escritos do próprio Matisse, como numa afinada orquestra de jazz. A exposição traz apenas a parte visual, sem os textos. Os temas são simples, retirados do cotidiano, varian…

Caminhão com sala de cinema itinerante estaciona em cinco locais de Fortaleza

Imagem
Um caminhão itinerante recebe quatro filmes nesta semana. De segunda-feira, 10, a sexta-feira, 14, cinco pontos de Fortaleza recebem a terceira edição do Cinemóvel Carrefour, com exibição gratuita de longas em uma sala montada no caminhão. Na capital cearense, o projeto passará pelos espaços Polo de lazer Sargento Hermínio, Praça Dom Hélder Câmara, Areninha do Rodolfo Teófilo, Praça Padre Cícero e Residencial Alameda das Palmeiras. Nesta edição, serão exibidos os filmes: "Up Altas Aventuras", "Divertida Mente", "O Sorriso de Monalisa" e "Mãos Talentosas". As sessões acontecem em três turnos: manhã (às 10h), tarde (às 13h30 e às 15h30) e noite (às 19h).
Climatizado e com um telão de 120 polegadas, o Cine Móvel possui 30 poltronas, incluindo rampa, acomodação para cadeirantes, e sistema de som estéreo. A maioria das sessões é voltada ao público infantil, principalmente, alunos do ensino fundamental de escolas públicas, mas há na programação opçõe…

Vaga de moradia anunciada no Facebook é acusada de configurar escravidão

Imagem
Em poucas horas, a publicação foi compartilhada em diversas páginas feministas e foi inundada de críticas. Anúncio de moradia compartilhada em troca de serviços domésticos causou revolta nas redes sociais. Foto: Reprodução de postagem no Facebook (Reprodução/ Facebook) No último fim de semana, uma designer paulista viu seu Facebook ser inundado de comentários e mensagens, após ter publicado um anúncio de "moradia compartilhada", pedindo, em troca, que a pessoa cuidasse de seu filho.

O anúncio começa com a frase "quer morar num apartamento descolado sem pagar nada?", e o texto continua dizendo que é uma "ótima oportunidade para estudante ou para quem busca uma nova oportunidade de viver em São Paulo". Em troca, a designer pede que a interessada cuide de seu filho, de sete anos, no período da manhã.

"Gostar de criança, saber cozinhar e manter a casa organizada. Você terá que dar almoço e colocá-lo no transporte escolar. Troca feita", finaliza o anún…

Após ampliação, Parque da Chapada dos Veadeiros assegura título da Unesco

Imagem
Maiana Diniz - Repórter da Agência Brasil Vista dos Saltos do Rio Preto, a partir do Mirante da Janela, que está na área de ampliação do Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros Marcelo Camargo/Arquivo/Agência Brasil A Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco) afastou o risco de o Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros, localizado em Goiás, perder o título de Patrimônio Natural da Humanidade. A decisão foi anunciada na 41ª sessão do Comitê do Patrimônio Mundial da entidade, realizada na semana passada em Cracóvia, na Polônia. No encontro, a comunidade internacional assegurou a manutenção do título, um mês após a ampliação da unidade de conservação de 65 mil para 240 mil hectares, anunciada pelo governo federal em 5 de junho. Para o Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), responsável pela gestão da unidade, a manutenção do título de patrimônio natural é resultado direto da expansão, por ter afastado ameaças à integridade do pa…

Mais Visitadas

Campus Party 2018 vendeu 30% a mais de ingressos que edição anterior

O Natal em Natal (RN), a capital potiguar fundada em 25 de dezembro de 1599

VIVENDO E APRENDENDO

Escritora portuguesa constrói alegoria sobre passado e presente do Brasil