Pular para o conteúdo principal

Postagens

Mostrando postagens de Julho 11, 2019

XIII Bienal Internacional do Livro do Ceará confirma novos nomes

Com o tema “A Cidade e os Livros”, a XIII Bienal Internacional do Livro do Ceará anuncia a participação de Bel Santos, Vera Saboya, Ailton Krenak, Kaká Werá e Amaira Moira na edição deste ano, que será realizada de 16 a 25 de agosto. Estes autores juntam-se a nomes já confirmados como o escritor e cineasta marroquino Abdellah Taïa, o professor, tradutor e escritor Marcos Bagno; o escritor, médico e dramaturgo Ronaldo Correia de Brito; e o escritor, ator, diretor, dramaturgo e produtor cultural Mailson Furtado, além da premiada autora Conceição Evaristo e da professora e pesquisadora de Comunicação e Semiótica Lucia Santaella. Bel Santos é referência em educação social e na criação de bibliotecas comunitárias na periferia, sendo uma defensora da literatura como um direito humano. Graduada em Filosofia, Vera Saboya esteve à frente do desenvolvimento de uma nova política de leitura para o Estado do Rio de janeiro, entre 2009 e 2014. Ailton Krenak é líder indígena, ambientalista e escrit…

Revista e editora abrem inscrições para o Prêmio Pixé de Literatura

Por: Da Redação - O Bom da Notícia
Já estão abertas as inscrições - deste esta última terça-feira (09) -, o Prêmio Pixé de Literatura, oferecido pela Revista Literária Pixé em parceria com a Editora Carlini e Caniato. A ideia é reunir em um livro os textos literários em prosa e poesia de autores mato-grossenses. As inscrições seguem até o dia 23 de outubro e o objetivo do concurso é dar visibilidade aos novos talentos da literatura. Para efeito de encerramento de inscrições, os organizadores esperarão até o dia 01 de novembro eventuais envelopes retardatários, atrasados e/ou eventualmente extraviados. A revista que começou a circular em março deste ano, sob a direção-geral do escritor, jurista e ex-presidente da Academia Mato-grossense de Letras, Eduardo Mahon e em um projeto gráfico de Roseli Mendes Carnaíba, está apostando alto na descoberta de novos escritores e poetas.  Os candidatos que enviarem seus textos não podem ter livros publicados na categoria em que escolherem concorrer.…

Programação da Flip movimenta a cidade de Paraty

Evento segue até 14 de julho Em sua 17ª edição, a Feira Literária Internacional de Paraty (Flip) traz uma extensa programação que segue até o próximo dia 14. Entre as instituições que participam da feira este ano está o Museu da Língua Portuguesa, que foi atingido por um incêndio e passa por reconstrução. Em Paraty, o museu promoverá o primeiro 'Flip Slam', ou batalha de poesia falada, com convidados de seis países (Cabo Verde, Portugal, Brasil, Inglaterra, Estados Unidos e Espanha). O 'Flip Slam' acontecerá no dia 12 de julho. Com curadoria de Roberta Estrela D’Alva, uma das pioneiras do movimento slam no Brasil, a batalha de poesia internacional será realizada no Auditório da Praça. Já o slam da Língua Portuguesa reunirá artistas nacionais na Casa da Cultura de Paraty, com microfone aberto ao público. A apresentação é de Emerson Alcalde, do Slam da Guilhermina, de São Paulo. O Museu da Língua Portuguesa também apresenta uma mesa literária, no dia 11, com o escritor …