Postagens

Mostrando postagens de Fevereiro 15, 2017

UFC oferece inscrições para o curso de formação acadêmica destinado a indígenas

Imagem
Dos cerca de 15 mil indígenas que habitam aldeias na Região Metropolitana de Fortaleza (RMF), apenas 74 possuem graduação em Licenciatura Intercultural, numa demonstração de que há uma demanda muito grande de formação entre os povos indígenas no Estado. A reflexão é do professor Carlos Kleber Saraiva, coordenador da Licenciatura Intercultural Indígena Pitakjá, cujas inscrições para a seleção da segunda turma estão abertas até o dia 24 deste mês. Elas podem ser feitas no Centro de Humanidades área 3 (CH3) da Universidade Federal do Ceará (UFC), no Campus do Benfica, ao lado da Reitoria (3º piso), no horário de 8h às 17h. Com duração de quatro anos, o curso é reconhecido pelo Ministério da Cultura (MEC) e vinculado ao Centro de Humanidades da UFC, explica o professor Kleber Saraiva, acrescentando que os candidatos devem ter concluído o ensino médio. Sua criação partiu de reivindicação da própria população indígena, em 2006. Três anos depois, o curso foi autorizado e as aulas, iniciadas…

Convivência com a estiagem é tema de palestra na Unifor

Imagem
De uma coisa é consenso: a seca é um fenômeno climático natural que sempre existirá. A questão é quais os mecanismos, alternativas e estratégias para se conviver com ela, principalmente uma população de 23 milhões de pessoas do Semiárido nordestino. O assunto foi o principal indutor do debate realizado na Universidade de Fortaleza (Unifor), na manhã de ontem e integra a programação da intervenção Vacas Magras, em exibição no Campus da Instituição até o dia 30 de abril. Na história do Brasil, desde o seu descobrimento, a região semiárida, que inclui oito estados nordestinos (com exceção do Maranhão) e mais o Norte de Minas Gerais, com pouco mais de 982 mil km², registra 72 anos de seca, sendo 32 delas plurianuais ou seja com mais de um ano com chuvas abaixo da média. "As temperaturas são altas, a evaporação é grande e todo ano corremos 60% de riscos de o ano ser mais um seco", aponta o coordenador da Articulação do Semiárido no Ceará (ASA/CE), Marcos Jacinto. Ele acrescenta …

Bombeiro adota bebê que ele ajudou a nascer em uma emergência

Imagem
O dia estava calmo no sempre ocupado posto do Corpo de Bombeiros de Myrtle Beach, Carolina do Sul, quando naquele 11 de novembro de 2011 entrou uma chamada de emergência. O bombeiro Marc Hadden, que trabalhava com a unidade médica, estava jantando no meio do seu plantão de 24 horas e teve que pular na ambulância e sair para a ocorrência. Ele e seu parceiro encontraram uma mulher em trabalho de parto e, logo que a colocaram na ambulância, ela estava pronta para dar à luz. Pela primeira vez em 20 anos de trabalho, Hadden assumiu o comando, como conta a reportagem da CBS News. O bombeiro mal sabia que, naquele momento, estava ajudando a sua filha a respirar pela primeira vez. –– ADVERTISEMENT ––
A equipe pediu apoio e correu para o hospital. Enquanto Hadden preenchia a papelada rotineira, ele ouviu uma enfermeira dizer que a nova mãe havia pedido que a bebê fosse para a adoção. Hadden e sua esposa Rebecca já estavam esperando para adotar uma criança. Incapaz de ter mais filhos depois de…

Risonhos: Gargalhadas e alegria para o público infantil enfermo

Imagem
Todos os fins de semana, os palhacinhos amadores da Ong Risonhos se reúnem com o objetivo de levar alegria e força às crianças internas em hospitais ou instituições de longa permanência, localizados em FortalezaFoto: Divulgação / RisonhosRegistro de uma das visitas feitas ao Hospital Infantil Albert Sabin (HIAS)
E aí, qual será a sua programação para o próximo fim de semana? Para os voluntários que trabalham na Ong Risonhos o destino já é certo.Eles irão distribuir sorrisos, cores e diversão. Os palhacinhos amadores se reúnem com o objetivo de levar alegria e força aos internos em hospitais ou instituições de longa permanência, localizados em Fortaleza. Essa animação é distribuída através da figura lúdica do palhaço. Os "doutores" encaram as vestimentas, pinturas e trapalhadas para que os encontros se tornem momentos prazerosos. Se eles tem vergonha? Que nada! Para eles o mais importante é conquistar o sorriso de alguém que talvez acredite não ter motivos para sorrir.
O início

Livro sobre as alegrias de Maria é lançado pelas Edições Shalom no Ano Mariano

Imagem
“As Alegrias de Maria” é um livro que elenca 12 alegrias que Nossa Senhora teve ao longo de sua vida, mesmo em meio às intempéries da vida
“Como ser alegre sempre? Isso é possível?” Esse é o questionamento inicial do livro “As Alegrias de Maria”, de Maria Emmir O. Nogueira, que será lançado em fevereiro pelas Edições Shalom. O livro, que está sendo lançado no ano em que toda a Igreja Nacional dedica à Maria, traz 12 alegrias vividas por Nossa Senhora e cada uma delas mostra o quão importante é seguir a vontade de Deus, e como podemos ser felizes sempre, alegres no Senhor.
O lançamento será realizado no Renascer 2017, cujo tema é “Alegra-te”. O retiro de Carnaval ocorre dos dias 26 a 28 de fevereiro no Ginásio Paulo Sarasate, em Fortaleza, e em outras dezenas de cidades do Brasil.
Emmir Nogueira, autora do livro, comenta que “como toda criatura humana, Maria enfrentou desafios e dores. Entretanto, havia nela a alegria própria dos Santos, dos íntimos de Deus.Ao apresentar os sentimentos …

Imagem de Nossa Senhora de Fátima coroada em Inglaterra

Imagem
O cardeal Vincent Nichols, arcebispo de Westminster e presidente da Conferência Episcopal de Inglaterra e País de Gales, vai coroar uma imagem de Nossa Senhora de Fátima, durante uma cerimónia na Catedral de Westminster, no próximo sábado, 18 de fevereiro. 
Após a coroação e a missa, haverá «um simpósio sobre Fátima» às 18h00, informou Nuno Prazeres, diretor do secretariado internacional do Apostolado Mundial de Fátima, organização que promove a iniciativa no âmbito da celebração do Centenário das Aparições. 
A coroa que será atribuída foi benzida por António Marto, bispo da diocese de Leiria-Fátima, e criada pela joalharia portuguesa que fez a joia que em 1942 coroou a imagem original que está em Fátima, revelou Jorge Van Zeller Leitão, responsável pela joalharia Leitão e Irmão, em Lisboa. 
A joia foi executada sob o tema «a paz e o amor», e a sua composição é de prata dourada. Trata-se de uma «reinterpretação da coroa feita em 1942 [ano em que a joia foi entregue ao santuário], com …

Carbono Zero será tema das atividades de sustentabilidade da Copa Verde 2017

Imagem
Cristina Índio do Brasil - Repórter da Agência Brasil O Ministério do Meio Ambiente e a Confederação Brasileira de Futebol (CBF) assinam hoje (15), em Brasília, protocolo de intenções para o desenvolvimento das ações e atividades socioambientais e de sustentabilidade da Copa Verde 2017, competição que terá a participação de 18 clubes das regiões Norte e Centro-Oeste do Brasil. O protocolo será assinado pelo ministro do Meio Ambiente, Sarney Filho, o vice-presidente da CBF, Antônio Nunes, e o secretário-geral da CBF, Walter Feldman. O lançamento da edição de 2017 da Copa Verde será feito sexta-feira (17), no palácio do governo de Macapá, no Amapá.  A competição foi a primeira de iniciativa sustentável no futebol brasileiro. Segundo a CBF, neste ano, em continuação ao projeto, será levantada a bandeira do Carbono Zero, com ações de compensação das emissões de gás carbônico e de preservação do meio ambiente. No lançamento, o público vai conhecer as novidades previstas para a Copa Verde 2017…

Unesco: 758 milhões de adultos não liam ou escreviam uma frase simples em 2015

Imagem
Ivan Richard - Repórter da Agência Brasil Apesar do avanço nas políticas de aprendizagem e de educação de adultos nos últimos anos, 758 milhões de adultos, incluindo 115 milhões de pessoas com idade entre 15 e 24 anos, não tinham capacidade de ler ou escrever uma simples frase em 2015. É o que mostra o 3º Relatório Global sobre Aprendizagem e Educação de Adultos (Grale III), divulgado hoje (15) pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco). De acordo com o levantamento, a maioria dos 144 países signatários do Marco de Ação de Belém, assinado em 2009 no Brasil, informou não ter alcançado a meta da Educação para Todos (compromisso global firmado por 164 governos reunidos na Cúpula Mundial de Educação, em Dakar, em 2000), de atingir 50% de melhoria nos níveis de alfabetização de adultos até 2015. Aprovado por ocasião da 6ª Conferência Internacional de Aprendizagem e Educação de Adultos, no Marco de Ação de Belém os países concordaram em melhorar a aprend…

Pesquisa vai mapear influência genética e ambiental na ocorrência de câncer

Imagem
Elaine Patrícia Cruz - Repórter da Agência Brasil O Hospital A.C. Camargo, referência no tratamento de câncer, faz parceria internacional de pesquisa sobre a doença com o Programa Grand Challenge -Rovena Rosa/Agência Brasil




















Um projeto global, que contará com a participação de três instituições brasileiras, pretende mapear como os fatores genéticos e ambientais podem influenciar a ocorrência de câncer em todo o mundo. O programa, chamado Grand Challenge, foi lançado na última sexta-feira (10) pelo Cancer Research UK, um órgão de pesquisas sobre o câncer no Reino Unido, que vai investir 100 milhões de libras – quase R$ 390 milhões – nessa ação. O que se pretende com o projeto é entender, por exemplo, porque determinados tipos de cânceres são mais comuns em certas regiões e como os comportamentos considerados de risco, como os hábitos de fumar e beber, podem levar ao desenvolvimento da doença. Para que isso seja possível, os pesquisadores vão analisar e traçar o perfil epidemiológico e as as…

Mais Visitadas

Papa Francisco sobre os direitos humanos: todos têm o direito de ser felizes

Dom Aloísio em nossos corações

O STF é uma vergonha

Diferenças entre instrução e educação