Pular para o conteúdo principal

Imagem de Nossa Senhora de Fátima coroada em Inglaterra

Peça foi criada pela joalharia que fez a joia presente na imagem original

O cardeal Vincent Nichols, arcebispo de Westminster e presidente da Conferência Episcopal de Inglaterra e País de Gales, vai coroar uma imagem de Nossa Senhora de Fátima, durante uma cerimónia na Catedral de Westminster, no próximo sábado, 18 de fevereiro. 

Após a coroação e a missa, haverá «um simpósio sobre Fátima» às 18h00, informou Nuno Prazeres, diretor do secretariado internacional do Apostolado Mundial de Fátima, organização que promove a iniciativa no âmbito da celebração do Centenário das Aparições. 

A coroa que será atribuída foi benzida por António Marto, bispo da diocese de Leiria-Fátima, e criada pela joalharia portuguesa que fez a joia que em 1942 coroou a imagem original que está em Fátima, revelou Jorge Van Zeller Leitão, responsável pela joalharia Leitão e Irmão, em Lisboa. 

A joia foi executada sob o tema «a paz e o amor», e a sua composição é de prata dourada. Trata-se de uma «reinterpretação da coroa feita em 1942 [ano em que a joia foi entregue ao santuário], com um design do novo milénio, moderno, para uma rainha do século XXI», referiu o responsável da joalharia, citado pela agência Lusa, que ofereceu a obra. 

Jorge Van Zeller Leitão destaca a coincidência desta coroação acontecer 60 anos depois da rainha de Inglaterra ter sido acolhida na Praça do Comércio, na capital portuguesa. A imagem que será coroada foi benzida por João Paulo VI na Cova da Iria e entregue pelo Santuário de Fátima a Inglaterra em 1968, para «divulgar a mensagem de Fátima pelo mundo».


Fátima Missionária

Comentários