Pular para o conteúdo principal

Postagens

Mostrando postagens de Dezembro 14, 2016

'Pensando no futuro', diz criador de teclado comandado por cérebro

Do G1 Superar obstáculos é a rotina de vida de Cláudio Luciano Dusik. Ao nascer, sua mãe ouviu dos médicos que ele dificilmente chegaria aos 7 anos e que não havia registro na história da medicina de pacientes com atrofia muscular espinhal (AME) com 14 anos. Hoje, aos 39, Cláudio finaliza sua tese de doutorado na Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Na semana do aniversário de 5 anos do G1 RS, revisitamos algumas histórias de repercussão positiva, contadas a partir do ano de estreia do portal, em 2011. As reportagens são publicadas de segunda (12) a sexta(16). Nesta quarta-feira, a matéria recorda a história de superação de Cláudio Luciano Dusik e de como ele usa suas habilidades para proporcionar acessibilidade para outras pessoas, e conta o que ele conquistou desde 2013.
A doença que afeta Cláudio deforma o corpo e limita os movimentos físicos, mas não retira a vontade de viver e de ultrapassar barreiras. Em 2013, ele concluiu o mestrado com um projeto no qual criou um …

Pesquisa indica os destinos dos sonhos dos brasileiros

Viajar e conhecer outros países, mundo afora, é um dos maiores desejos dos brasileiros, independente da classe social. Em tempos onde estamos todos conectados é possível saber quais os destinos que mais chamam atenção das pessoas no Brasil.  A lista elaborada pelo  SEMrush, em parceria com a EGP Viagens, é composta por lugares exóticos, luxuosos e que estão ligados ao imaginário de viagens grandiosas.  Confira:  Egito As pirâmides, a Esfinge, o passeio de barco pelo Nilo, assim como o Templo de Karnak e a as mesquitas da cidade do Cairo, são alguns dos muitos chamarizes dessa região super emblemática e que fica em primeiro lugar no ranking. Dubai, Emirados Árabes Talvez o destino mais luxuoso não apenas da lista, mas do mundo, Dubai é considerada a cidade do Ouro e é repleta de ilhas e lagos artificiais, possui o maior arranha-céu do mundo e até uma pista de esqui coberta no suntuoso Mall of Emirates. O destino fica com o segundo lugar na lista. Turquia A região tem várias atrações, com…

D. Paulo Evaristo Arns morre em São Paulo aos 95 anos

Morreu nesta quarta-feira (14) o cardeal Dom Paulo Evaristo Arns, Arcebispo Emérito da Arquidiocese de São Paulo. Ele estava internado no Hospital Santa Catarina em decorrência de uma broncopneumonia. Arns estava com 95 anos. D. Paulo foi internado no dia 28 de novembro para tratar de problemas pulmonares. Com o passar do dia o estado de saúde piorou e ele teve de ir para a UTI por causa de dificuldades na função renal. Em nota, o arcebispo Dom Odilo Scherer, da Arquidiocede de São Paulo afirmou: "Comunico, com imenso pesar, que no dia 14 de dezembro de 2016 às 11h45, o Cardeal Paulo Evaristo Arns, Arcebispo Emérito de São Paulo, entregou sua vida a Deus, depois de tê-la dedicado generosamente aos irmãos neste mundo. Louvemos e agradeçamos ao "Altíssimo, onipotente e bom Senhor" pelos 95 anos de vida de Dom Paulo, seus 76 anos de consagração religiosa, 71 anos de sacerdócio ministerial, 50 de episcopado e 43 anos de cardinalato. Glorifiquemos a Deus pelos dons concedidos a …

Desenho perdido de Leonardo da Vinci encontrado na França

Um desenho perdido do mestre da Renascença Leonardo da Vinci foi encontrado entre os papéis de uma família francesa, informou na terça-feira a casa de leilões Tajan. O esboço do mártir São Sebastião está avaliado em 15 milhões de euros (15,8 milhões de dólares), de acordo com a Tajan. A obra foi considerada autêntica pelo especialista francês Patrick de Bayser e por Carmen C. Bambach, curadora do Museu Metropolitano de Arte de Nova York e especializada na obra de Da Vinci. Até agora eram conhecidos dois esboços de São Sebastião de Leonardo da Vinci, um conservado no Museu Bonnat em Bayonne e o outro em Kunsthalle, em Hamburgo. De acordo com uma lista do próprio artista, seriam oito no total. Patrick de Bayser disse à AFP que encontrou o desenho entre várias obras levadas por clientes para a casa de leilões Tajan para uma avaliação. A princípio, ele pensou que era um desenho de um artista florentino do século XV, até que virou o papel. Na parte posterior observou dois esboços científic…

Fundação Demócrito Rocha lança livro e documentário sobre a Câmara

O lançamento do livro e documentário História da Câmara Municipal de Fortaleza, obras produzidas pela Fundação Demócrito Rocha, será realizado nesta quarta-feira, 14, na sessão plenária da Câmara, a partir das 9 horas. A solenidade contará com uma apresentação do presidente da Fundação, João Dummar Neto, que fará a entrega do primeiro exemplar do livro ao presidente do Legislativo municipal, vereador Salmito Filho (PDT). A Fundação Demócrito realizou extenso trabalho de pesquisa sobre a história do Legislativo e colheu informações da Câmara. O público poderá conhecer mais sobre o papel da Câmara Municipal e a relação com o desenvolvimento da cidade. A composição traz um apanhado do trabalho das Comissões Técnicas, leis e personagens do cotidiano do Legislativo, bem como galeria de ex-presidentes. Redação O POVO Online

Vaticano cria e-mail para aniversário de 80 anos do Papa Francisco

Em comemoração ao aniversário de 80 anos do papa Francisco, que acontece no próximo sábado, 17, o Vaticano criou um endereço de e-mail para a população enviar mensagens de felicitações ao Pontífice. O endereço está disponível em sete idiomas: alemão, espanhol, francês inglês, italiano, polonês e português. As pessoas ainda poderão parabenizar Jorge Mario Bergoglio utilizando a hashtag oficial #Pontifex80. Para celebrar a data, será realizada um missa no início da manhã, em Roma, com a presença de diversos cardeais. Jorge Mario Bergoglio nasceu em Buenos Aires, capital da Argentina, no dia 17 de dezembro de 1936. Confira os e-mails: Alemão: PapstFranziskus80@vatican.va
Espanhol: Papafranciscus80@vatican.va Francês: PapeFrancois80@vatican.va Inglês: PopeFrancis80@vatican.va Italiano: PapaFrancesco80@vatican.va Polonês: PapiezFranciszek80@vatican.va Português: PapaFrancisco80@vatican.va  ANSA

Rio recebe certificado de Patrimônio Mundial da Unesco

A cidade do Rio de Janeiro e seu impressionante encontro entre praias e montanhas recebeu oficialmente, nessa terça-feira (13), o certificado de Patrimônio Mundial da Unesco na categoria paisagem cultural urbana, anunciado há quatro anos. O organismo destacou a "extraordinária fusão" entre sua beleza natural e suas construções para premiar a Cidade Maravilhosa em uma cerimônia aos pés do Cristo Redentor. A Unesco decidiu em 2012 converter o Rio de Janeiro na primeira cidade a se tornar Patrimônio Mundial na categoria de paisagem cultural e urbana. Durante esses quatro anos, entretanto, as autoridades brasileiras tiveram que elaborar um relatório detalhado explicando como será protegido o patrimônio que compreende o Parque do Flamengo, Pão de Açúcar, Corcovado, praia de Copacabana, Jardim Botânico e Floresta da Tijuca. Pouco antes, o arcebispo do Rio, Dom Orani Tempesta, lançou a campanha "Amigos do Cristo Redentor" para arrecadar fundos e continuar a conservação d…

2016 registra progressos contra malária

«Estamos definitivamente a ver progressos», afirmou Pedro Alonso, diretor do Programa Mundial de Malária da Organização Mundial da Saúde (OMS), num comunicado de imprensa sobre o novo Relatório Mundial sobre Malária 2016. «Mas o mundo ainda luta para alcançar os altos níveis de cobertura do programa que são necessários para vencer esta doença», acrescentou. 

Segundo este relatório anual, apesar dos grandes avanços na luta contra a malária, sinalizados por Pedro Alonso, a doença transmitida por mosquitos continua a ser um problema agudo de saúde pública, particularmente na África subsariana, onde estão 90 por cento dos casos de malária no mundo. 


O relatório revela que as crianças e mulheres grávidas na África subsariana têm um maior acesso ao controlo efetivo da malária. Em toda a região, um aumento acentuado nos testes de diagnóstico para crianças e o tratamento preventivo para mulheres grávidas têm sido relatados nos últimos cinco anos. Entre todas as populações em risco de malária, o…

Em vídeo, Papa deseja Feliz Natal na língua de sinais

Vídeo já se tornou “viral” nas redes sociais; Papa pede orações e concede a benção apostólicaDa Redação, com Rádio Vaticano  Feliz Natal e rezem por mim: esta é a mensagem do Papa Francisco dirigida especialmente aos surdos em um um vídeo publicado nas redes sociais. A mensagem natalina imediatamente foi compartilhada por milhares de internautas. Assista aqui. 
As imagens foram publicadas na conta do twitter de Dom Yoannis Lahzi Gaid, da secretaria particular do Papa, e logo se tornou, como se diz nas redes sociais, “viral”. Após desejar um Santo Natal e pedir orações, o Papa Francisco concede a todos a sua bênção apostólica.  O encarregado pastoral para os fiéis surdos do vicariato de Roma, Dom Mario Teti, destacou que esse pequeno vídeo quer dizer que o Evangelho chega a todos, não há barreiras. É o que Jesus ensinou: ir ao mundo e pregar o Evangelho em toda língua. “Como também foi o meu chamado como sacerdote diocesano, da diocese de Roma. Foi o chamado propriamente dentro do meu…

Solenidade de Premiação contempla estudantes cearenses

A OAB-CE recebeu cerca de mil trabalhos de diversos municípios do Ceará, entre Escolas Particulares e de Escolas Públicas Estaduais e MunicipaisFonte: Reprodução / Internet O que significa “direitos humanos” para as crianças? A resposta para essa questão pode ser conferida nos trabalhos que crianças e adolescentes apresentaram à Ordem dos Advogados Brasil Secção Ceará, no “Concurso de Direitos Humanos 2016 – Desenho, Redação e Artigo”, que terá sua solenidade de premiação nesta terça-feira, 13 de dezembro, às 14h, na sede da OAB-CE (Rua Lívio Barreto, 668).
A OAB recebeu cerca de mil trabalhos de diversos municípios do Ceará, entre Escolas Particulares e de Escolas Públicas Estaduais e Municipais. O presidente da Comissão de Direitos Humanos, Deodato Ramalho Neto, destaca que o concurso teve como propósito formar e estimular a reflexão sobre os valores humanísticos e de paz. “Acreditamos no comprometimento e no talento dos jovens estudantes do Ceará, por isso promovemos esse concurso”…