Postagens

Mostrando postagens de Outubro 3, 2017

Livro conta a história dos 8 dias em que Crato proclamou independência do Brasil

Imagem
Este ano marca o bicentenário da Revolução Pernambucana, levante republicano, anti-monárquico, que chegou ao Ceará por meio do Crato. De 3 a 11 de maio de 1817, a cidade do Cariri foi governada pelos revolucionários. Essa história é contada no livro “200 anos da República da Família Alencar na Cidade do Crato”, da professora do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE) Icleide Viana. Extensão de sua dissertação de mestrado, a confecção do livro se deu após o entendimento da necessidade de fazer um “resgate histórico”, aproveitando a efeméride. “São fatos que a maiorias das pessoas não conhece, infelizmente”, afirma a autora. A revolução começou no Seminário de Olinda, em Pernambuco, onde estudavam os filhos da aristocracia rural da época. Lá, pululavam as ideias liberais e iluministas da Independência do Estados Unidos (1776) e da Revolução Francesa (1789). Entre os estudantes do seminário estava o padre cearense José Martiniano Alencar. Com o estouro da rev…

Morre o músico, produtor e compositor Sérgio Sá

Imagem
Amigos, familiares e colegas lamentaram a partida precoce do artista, que ao longo da carreira acumulou cerca de 350 composições ( Foto: Reprodução/Facebook ) Compositor, músico e arranjador, Sérgio Sá faleceu vítima de infarto na madrugada desta terça-feira (3), aos 64 anos, em Fortaleza. Amigos, familiares e colegas lamentaram a partida precoce do artista, que ao longo da carreira acumulou cerca de 350 composições, mutas delas gravadas por medalhões da MPB, como Roberto Carlos, Tim Maia e Vanusa -, além de ter atuado ao lado de nomes importantes como Gilberto Gil, Ivan Lins e Zizi Possi. Na década de 1970, ele próprio atuou como cantor, e lançou várias baladas românticassob o pseudônimo Paul Bryan, aproveitando a então tendência do mercado fonográfico brasileiro de valorizar artistas norteamericanos. Algumas ficaram conhecidas em trilhas sonoras de novelas, como “Listen”, em “O Bem Amado” (Rede Globo). Nascido com catarata congênita, Sérgio Sá era cego de nascença, mas a deficiência…

Quatro obras de Sérvulo Esmeraldo voltarão para a Cidade restauradas

Imagem
Sob o telhado de amianto da Metalúrgica Santa Luzia, na avenida Presidente Castelo Branco (bairro Cristo Redentor), repousa uma estrutura de aço policromado formada por discos circulares. É Pulsação, escultura projetada por Sérvulo Esmeraldo em 1980, que, ao lado de três outras obras, voltará a integrar a paisagem urbana de Fortaleza. O artista notável, que morreu em fevereiro desse ano, sonhava em transformar a Cidade em um “museu a céu aberto”. E o desejo — a depender de sua esposa e guardiã — Dodora Guimarães, se tornará realidade. Graças a iniciativa do Instituto Sérvulo Esmeraldo, estão sendo recuperadas também, a escultura em aço Infinito, de 1983, que está instalada na Praça General Murilo Borges; a escultura-fonte Ballet Gráfico, de 2002, instalada na Praça da Sé e que receberá paisagismo, iluminação e placa indicativa; e a escultura cinética La FemmeBateau, o “barquinho”, datado de 1994, já recuperada e devolvida à Ponte dos Ingleses. Veja galeria de fotos de obras restaurada…

Um financiamento coletivo para o livro Maricota, de Déborah Paiva

Imagem
FINANCIAMENTO COLETIVO Déborah Paiva é artista popular e agroecóloga. Juntou um punhado de ideias, papeis, lápis,  computador, boas ideias e disposição para escrever o livro Maricota: quero sombra, comida e água fresca, livro infantil que pretende aproximar as crianças do conceito de vermicompostagem. “Acredito que se as crianças se habituarem a melhorar a destinação de seus resíduos orgânicos e entender o ciclo do alimento desde o plantio até a processo final do adubo orgânico, conseguirão despertar a tomada de consciência ecológica que o planeta necessita. Portanto, eu sinto que o livro tem o objetivo de servir como material de apoio ao conhecimento que as crianças já trazem”, explica Déborah. Para que o  livro seja impresso, entretanto, ela precisa contar com o apoio de leitores, amigos e colaboradores em uma campanha de financiamento coletivo. Lançado no site Benfeitoria, o projeto precisa arrecadar R$ 10 mil e, até a publicação dessa matéria, já havia alcançado 34% da meta e ating…

Dia Mundial dos Animais é comemorado nesta quarta, 4; confira dicas para adotar pets

Imagem
Criado em 1931, o Dia Mundial dos Animais é celebrado junto a um de seus mais conhecidos protetores, São Francisco de Assis. No mesmo dia 4, o Brasil comemora o Dia Nacional da Adoção Animal, ainda pouco conhecido, com objetivo de conscientizar sobre o abandono de animais de estimação. Em Fortaleza, abrigos estimulam adoções, principalmente de cães e gatos, nesta semana. Maria Bolinha, sem raça definida, é um dos animais disponíveis para adoção (Foto: Divulgação/ONG Abrace)
A data promove a adoção responsável, sem preconceito. No Brasil, 41% dos cães com lar fixo não têm raça definida, o popular vira lata. O número foi divulgado em agosto, em pesquisa do Instituto QualiBest, que ouviu 7.084 pessoas. Entre os entrevistados responsáveis por pets soma-se 65% e, desses, 79% têm cães, 39% gatos, 19% aves e 10% peixes. 
“Esses animais já sofreram muito nas ruas. A diferença entre apadrinhar e comprar um pet está no olhar dos adotados: a gratidão pelo lar”, frisa Carol Giffoni, protetora for…

Mineirão recebe festival 'Show da Virada' com grandes nomes da música nacional

Imagem
Evento celebra os sucessos de 2017 com shows de Jorge e Mateus, Wesley Safadão, Luan Santana e muito mais. A dupla Jorge e Mateus, representantes do sertanejo romântico, promete embalar o público com os grandes sucessos de seus 12 anos de carreira. (Divulgação)
Nessa segunda-feira (2) começaram as vendas de ingressos para o Festival “Show da Virada”, que reunirá um time de peso da música nacional no estádio do Mineirão. Alok, Chitãozinho e Xororó, Jorge e Mateus, Luan Santana, Matheus e Kauan, Simone e Simaria e Wesley Safadão sobem ao palco dessa grande festa, para celebrar os sucessos que marcaram o ano de 2017.
Ao todo, serão oito horas de evento em que os ícones da música desfilarão seus principais hits. Com predominância de artistas sertanejos, a programação do festival reflete o sucesso do gênero, de acordo com o principal Ranking musical do Brasil. Das Top 30 músicas mais tocadas nas rádios e portais de música, 15 são sucessos cantados por sertanejos. “Os brasileiros se rendera…

Crime cometido em razão da crença indígena deve ser julgado pela Justiça Federal

Imagem
Caso motivador da disputa é um homicídio cometido por um índio da etnia Kaiowá contra um homem de sua aldeia. Tese defendida pelo Ministério Público Federal (MPF) (Marcelo Camargo/ Agência Brasil)
Os crimes cometidos ou sofridos por indígenas que tenham motivação relacionada à condição étnica ou envolvam interesses de sua comunidade devem ser julgados pela Justiça Federal. Essa é a tese defendida pelo Ministério Público Federal (MPF) num processo de conflito de competência entre a Justiça Estadual e a Federal. O caso motivador da disputa é um homicídio cometido por um índio da etnia Kaiowá, em Mato Grosso do Sul, contra um homem de sua aldeia. Após ter sido esgotada a fase de recursos no Superior Tribunal de Justiça (STJ), o processo seguiu para o Supremo Tribunal Federal (STF), que decidirá definitivamente sobre a questão.
O episódio se passou na aldeia Te'yikue, em Dourados (MS), em 2010. À época, as investigações do Ministério Público de Mato Grosso do Sul levaram à apresentaçã…

´Enem 2017 será o mais seguro da história´, garante ministro da Educação

Imagem
'A ação do MEC vai na direção de um combate cada vez mais rigoroso e o Enem 2017 será o mais seguro da história'. 'O importante é que os candidatos saibam que, se utilizarem o ponto eletrônico para fraudar a prova, serão pegos' (Divulgação MEC)
O ministro da Educação, José Mendonça Filho, disse nesta terça-feira (3) que o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) deste ano será o "mais seguro da história". A prova está marcada para os dias 5 e 12 de novembro.
"Nenhum programa é imune a tentativas de fraudes, ainda mais com quase 6,5 milhões de inscritos. É impossível ter uma blindagem absoluta. A ação do MEC vai na direção de um combate cada vez mais rigoroso e o Enem 2017 será o mais seguro da história ", disse o ministro, durante evento do Grupo de Líderes Empresariais (Lide) em São Paulo.
Para a edição deste ano, o MEC informou que irá utilizar aparelhos que detectam a utilização de pontos eletrônicos. O ministro não informou quantos equipamentos do …

Mais Visitadas

Reitoria da UECE apoia manifestações em defesa da educação brasileira e das universidades públicas

Maureen Bisilliat se reencontra com o seu sertão e o de Euclides da Cunha na Flip

Paraty e Ilha Grande vão se tornar patrimônio da humanidade

Morre atriz Doris Day, a namoradinha da América

VIVENDO E APRENDENDO