Postagens

Mostrando postagens de Março 28, 2019

Luto pelos mortos da ditadura

Imagem
Padre Geovane Saraiva* Quantos motivos a pensar, irmãos e irmãs, nas noites do silêncio de Deus, com vozes a clamar num espaço infinito, silêncio esse de homens e mulheres a clamar por justiça e compaixão, nas marcas e provas das torturas trazidas nos corpos (cf. Frei Tito de Alencar). Ao mesmo tempo, Deus nos diz: “Vós participastes, com efeito, do sofrimento dos prisioneiros e aceitastes com alegria a espoliação, certos de possuir uma fortuna melhor e mais durável. Não percais, pois, a vossa segurança que tamanha recompensa merece” (Hb 10, 34-35).
Nada de indiferença diante da tortura, instrumento para arrancar, pela força e pela violência, os próprios pensamentos e sentimentos das pessoas que já perderam a liberdade. Na tortura se constata, evidentemente, a antítese da liberdade e da esperança. “Na tortura, o discurso que o torturador busca extrair do torturado é a negação absoluta e radical da liberdade” (cf. Brasil Nunca Mais).
É muito deplorável e estarrecedora a veemente afirma…

Prêmio Açorianos de Literatura divulga lista de finalistas

Imagem
Secretaria Municipal da Cultura divulgou, nesta terça-feira (26), os finalistas do 25º Prêmio Açorianos de Literatura Adulta e Infantil. A cerimônia de premiação ocorrerá na Noite do Livro, em 23 de abril, no Teatro Renascença (avenida Erico Verissimo, 307, bairro Menino Deus), em Porto Alegre. Os vencedores em cada categoria receberão o Troféu Açorianos, criado pelo artista plástico Xico Stockinger. O evento é promovido pela prefeitura, por meio da Secretaria de Cultura (SMC) e Coordenação do Livro e Literatura.  
Veja os finalistas:  Ensaio de Literatura e Humanidades  “Katia Suman e os diários secretos da Rádio Ipanema FM”, de Katia Suman, Editora Besouro Box  “Quando a Arte encontra a Moda”, de Laura Ferrazza de Lima, Editora Zouk  “Raízes do conservadorismo brasileiro”, de Juremir Machado da Silva, Editora Civilização Brasileira  Infantil  “Agora pode chover”, de Celso Sisto, Editora Melhoramentos  “Natalino”, de Eliandro Rocha, Editora Escrita Fina  “Pra que serve um dedo”, de Paula Tait…

Salvador celebra a língua portuguesa com a literatura e a música de três continentes

Imagem
Primeira edição do Festival da Língua Portuguesa começa nesta quinta (28) e vai até sábado
Naief Haddad SÃO PAULO Autores como Gregório de Matos, Rui Barbosa, Luís Gama e Gilberto Gil nasceram em Salvador. Castro Alves, Jorge Amado e João Ubaldo Ribeiro vieram de outras cidades baianas, mas passaram boa parte da carreira na capital baiana. Natural, portanto, que Salvador celebre o idioma tão bem cuidado por esses poetas, romancistas e jornalistas. Começa nesta quinta (28) a primeira edição do Festival da Língua Portuguesa, o Felpo.  Parte das comemorações dos 470 anos da capital baiana, o Felpo vai até sábado (30).
Daniela Mercury, que se apresenta no Farol da Barra na sexta (29) - Robson Ventura/Folhapress “Tentamos abarcar as latitudes da língua não apenas do ponto de vista geográfico. Também vamos abordar o idioma por meio da música, literatura, gastronomia”, diz o jornalista português Ricardo Oliveira, organizador do Felpo. O único evento restrito a convidados é a Festa dos Sabores, u…

Primeira edição do Ceará Design Week leva panorama sobre criatividade para o Museu da Indústria

Imagem
Por Rômulo Costa, 
Cabem muitas possibilidades dentro do design. Da indústria ao artesanato, dos móveis de uma sala ao cartaz em uma parede. Na concepção de joia até a escolha do formato de uma geladeira, ele pode estar presente. Passa pela moda, a arquitetura, a comunicação. Às vezes, pode custar caro, mas também tem como ser acessível ao bolso do consumidor. Desmistificar o design e explorar essa temática para o público cearense são alguns dos objetivos da primeira edição do Ceará Design Week, que recebe visitantes desde ontem (27) no Museu da Indústria do Ceará, no Centro de Fortaleza. O evento prossegue até domingo (31). A programação se estende paralelamente por outros 15 pontos da cidade, em lojas, galerias, ateliês e instituições de ensino. "Uma das nossas vontades é fazer com que a indústria e o mercado percebam a importância do design como peça influente para todo negócio", explica Marcos Braga, um dos curadores do evento. Treze nomes …

Brasileira vence Prêmio de Defensora Militar do Gênero da ONU

Imagem
A capitã de corveta da Marinha brasileira Márcia Andrade Braga é a vencedora do Prêmio de Defensora Militar do Gênero das Nações Unidas. A boina-azul serve na Missão da ONU na República Centro-Africana (Minusca) desde 2018. A homenagem, criada em 2016, reconhece a dedicação e os esforços individuais de um soldado de paz para “promover os princípios da Resolução de Segurança da ONU 1325 sobre mulheres, paz e segurança”. A oficial brasileira (esquerda) disse estar muito orgulhosa com a escolha Minusca/Hervé Serefio A oficial brasileira receberá o prêmio nesta sexta-feira (29) das mãos do secretário-geral da ONU, António Guterres, na Reunião Ministerial de Manutenção de Paz de 2019, na sede das Nações Unidas, em Nova Iorque. Orgulho Márcia Braga foi professora e também ajudou a treinar e a aumentar a consciência dos seus colegas sobre a dinâmica de gênero na operação de paz. Ao saber do prêmio, ela disse estar muito orgulhosa por sua seleção e que “missões da ONU precisam de mais mulheres…

Mais Visitadas

Espírito Santo: Dom Pascal

Campus Party 2018 vendeu 30% a mais de ingressos que edição anterior

Escritora portuguesa constrói alegoria sobre passado e presente do Brasil

PRESIDENTE DE PORTUGAL FELICITA CHICO BUARQUE POR PRÊMIO CAMÕES DE LITERATURA