Pular para o conteúdo principal

Postagens

Mostrando postagens de Junho 5, 2019

Museu do Festival de Cinema de Gramado recebe palestra sobre cinema e literatura

A conversa Diálogos entre cinema e literatura acontece nesta terça-feira (4), às 19h, no Museu do Festival de Cinema de Gramado (Borges de Medeiros, 2.659). A palestra gratuita é com a jornalista e professora de história Amanda Menger, que atua na rede municipal de ensino de Gramado e no programa Escola Municipal de Cinema - Educavídeo. 
Localizado junto do Palácio dos Festivais, ao lado da Igreja São Pedro da cidade, o museu conta com acervo cinematográfico de documentos, cartazes, imagens, textos originais e entre outros relíquias que compõem o maior registro do cinema brasileiro e latino-americano desde 1973. Além de totens interativos, o espaço ainda possui um minicinema, inspirado no filme de Guilherme de Almeida Prado, A dama do Cine Shanghai, de 1987, equipado com 12 poltronas.
Fonte: Jornal do Comércio (https://www.jornaldocomercio.com/_conteudo/cultura/2019/05/686620-museu-do-festival-de-cinema-de-gramado-recebe-palestra-sobre-cinema-e-literatura.html)

Costureira cearense dá exemplo ao ir para a escola com mais de 80 anos

Dona Tereza, de 83 anos, é aluna exemplar do Ceja de Canindé. Depois de se alfabetizar já como septuagenária, ela seguiu com os estudos
Demorou mais de 70 anos para que Margarida Soarespudesse aprender a ler e escrever. Quando surgiu a oportunidade de realizar seu sonho de alfabetização, ela não desperdiçou a chance. A costureira, que prefere ser chamada de Tereza, é a aluna exemplar do Centro de Educação de Jovens e Adultos Frei José Ademir de Almeida, em Canindé, a 115 km de Fortaleza. Aos 83 anos, é admirada tanto por colegas quanto por professores. É o caso de Mateus Lemos, responsável pelas aulas de Educação Física. Foi ele quem decidiu falar sobre sua aluna em uma publicação no Instagram. No texto, ele destaca que ela encerrou a disciplina com média 10. A idosa também dispõe de poucos recursos financeiros. Contando apenas com a aposentadoria, precisa custear suas necessidades básicas e pagar o serviço de internet que contratou para auxiliar em seus estudos. Segundo ela, seu maio…

PENÉLOPE: O amor que sabe esperar

Após a GUERRA DE TROIA, ULISSES, o mais inteligente e astucioso dos gregos, passou dez anos vagando pelos mares, sem conseguir voltar para casa, como punição do deus POSEIDON por ter cegado o olho de seu, o ciclope POLIFERMO.
Com a ajuda da deusa ATENA, ULISSES conseguiu chegar à Ítaca. Procurou seu antigo servo, EUMEU, e então soube que dezenas de rapazes se instalaram em sua casa, exigindo que PENÉLOPE escolhesse um deles para esposo. Acuada, PENÉLOPE fez uso de uma artimanha para ganhar tempo: disse-lhes que escolheria seu futuro marido quando terminasse a mortalha que estava a tecer para seu sogro LAERTES. Durante o dia, ela trabalhava no tear; pela manhã, desfazia o tecido. ULISSES traçou um plano para eliminar os pretendentes. Sob o disfarce de mendigo, entrou no palácio e aceitou participar de um torneio em que teria de colocar a corda num arco que ninguém conseguia empunhar. Vitorioso, ULISSES eliminou cada um dos pretendentes, retomou seu trono e reconquistou a esposa.  Tanto …

Documentário de Martin Scorsese sobre Bob Dylan ganha primeiro trailer

Além do próprio Bob Dylan, o elenco do filme conta com Sharon Stone, Patti Smith, Joni Mitchell e Sam Shepard. O filme se centrará na famosa turnê Rolling Thunder Revue. (AFP Photo)
O novo documentário do cineasta Martin Scorsese sobre Bob Dylan ganhou o primeiro trailer nesta segunda-feira, 3, e data de estreia na Netflix para 12 de junho. A produção foi anunciada em janeiro deste ano.

Em 2005, o produtor de cinema havia lançado No Direction Home, documentário que explorava a polêmica transição de Dylan do folk acústico para o rock e o som elétrico no meio dos anos 1960.

Desta vez, o filme se centrará na famosa turnê Rolling Thunder Revue, realizada pelo cantor entre os anos 1975 e 1976 pelos Estados Unidos e Canadá.

Sob o título de Rolling Thunder Revue: A Bob Dylan Story by Martin Scorsese, a plataforma de streaming afirma que a produção "captura o espírito perturbador dos Estados Unidos de 1975 e a música alegre que Bob Dylan tocou no outono daquele ano."

Além do próprio Bob…

Dia Mundial do Meio Ambiente: Correios lançam selos com o tema fungos

Em comemoração ao Dia Mundial do Meio Ambiente, comemorado hoje (5), os Correios lançam selos especiais que têm os fungos como tema. Serão, ao todo, 240 mil selos exemplares divididos em seis grupos, vendidos a R$ 1,60 cada. A coleção faz parte da série Mercosul. As estampas foram criadas por uma equipe do Instituto de Botânica de São Paulo, formada por Larissa Trierveiler Pereira, Vitor Xavier de Lima, Ricardo Matheus Pires e Marcelo Pinto Marcellia. A arte-final ficou a cargo de Daniel Effi, dos Correios. Selos têm tema os fungos      (Correios)
Entre as estampas de selos há seis espécies de basidiomicetos pertencentes à classe Agaricomycetes: Clathrus chrysomycelinus, Clathrus columnatus, Geastrum violaceum, Hydnopolyporus fimbriatus, Laetiporus gilbertsonii e Oudemansiella cubensis. Segundo os Correios, todas essas espécies são de compositores de matéria orgânica que contribuem com a reciclagem de nutrientes e manutenção dos ecossistemas terrestres. Grupo de organismos diversos, …