Postagens

Mostrando postagens de Abril 29, 2016

Prêmio Governo Minas Gerais de Literatura alavanca carreiras de escritores iniciantes

Imagem
Categoria Jovem Escritor incentiva autores com bolsa de R$ 45 mil. Edital tem inscrições até 29 de abril 02/04/2016 14h30 DIVULGAÇÃO/SEC Brito e Mello, premiado na primeira edição, em 2007, destaca a importância do júri Como um pontapé inicial de efeito ressonante, a categoria Jovem Escritor do Prêmio Governo Minas Gerais de Literatura tem impulsionado carreiras incipientes de brasileiros dedicados à arte das letras. O valor da bolsa, de R$ 45 mil, destinado ao selecionado, permite que o autor viabilize sua obra em progresso no mercado editorial. O edital 2016 do prêmio está com inscrições abertas até o dia 29 de abril. Carlos de Brito e Mello, vencedor como Jovem Escritor da primeira edição do prêmio, em 2007, ressalta a amplitude alçada pela seleção na categoria. “O certame impacta em dois caminhos: o da obra e o do escritor. O livro publicado mediante incentivo certamente rompe as limitações que este segmento tem no Brasil e circula com maior abrangência. Já eu, como escritor, pud…

Matrículas Abertas para o curso de Literatura e Contação de Histórias.

Imagem
Foi lançado ontem a abertura de mais uma turma de pós-graduação em  Literatura e Contação de Histórias no Pólo de Florianópolis.

Tivemos a presença da professora Beatriz V. Fleck que apresentou o curso através de uma contação de História.
As matrículas para essa nova turma já estão disponíveis no nosso site www.facvestpos.com.br. Previsão de início dia 29/04/2016 com aulas todas as sextas-feiras.
Entre em contato conosco e garanta já as últimas vagas para essa turma.
http://www.facvestpos.com.br/matriculas-abertas-para-o-curso-de-literatura-e-contacao-de-historias/

Ceres realiza palestras sobre literatura de cordel com Clotilde Tavares

Imagem
Nas palestras é analisado o papel que as formas tradicionais de expressão cultural representam na contemporaneidade Por: Redação Ceres Reprodução/ Internet
Os Departamentos de Letras e de Educação do Centro de Ensino Superior do Seridó da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) realizam o evento O Cordel está no ar: encontro com Clotilde Tavares. O encontro aconteceu no campus de Caicó na quinta-feira(28), às 14h, e em Currais Novos nesta sexta-feira (29) de abril, às 15h. Ambos acontecem nos auditórios principais dos campus.
O cordel está no ar é mais um projeto coordenado pela pesquisadora e escritora Clotilde Tavares, que visitou 15 cidades de diferentes estados e regiões com palestras sobre o romanceiro nordestino e a literatura de cordel. Nas palestras é analisado o papel que as formas tradicionais de expressão cultural representam na contemporaneidade, sobretudo na convivência com as ferramentas modernas de comunicação.
As atividades dos encontros incluem a divulgaçã…

MENSAGEM PARA O DIA MUNDIAL DAS COMUNICAÇÕES SOCIAIS: COMUNICAÇÃO E MISERICÓRDIA

Imagem
Cidade do Vaticano (RV) - Mensagem do Papa Francisco para o 50° Dia Mundial das Comunicações Sociais sobre o tema: «Comunicação e Misericórdia: um encontro fecundo». 
Eis a Mensagem na íntegra: Queridos irmãos e irmãs! O Ano Santo da Misericórdia convida-nos a refletir sobre a relação entre a comunicação e a misericórdia. Com efeito a Igreja unida a Cristo, encarnação viva de Deus Misericordioso, é chamada a viver a misericórdia como traço característico de todo o seu ser e agir. Aquilo que dizemos e o modo como o dizemos, cada palavra e cada gesto deveria poder expressar a compaixão, a ternura e o perdão de Deus para todos. O amor, por sua natureza, é comunicação: leva a abrir-se, não se isolando. E, se o nosso coração e os nossos gestos forem animados pela caridade, pelo amor divino, a nossa comunicação será portadora da força de Deus. Como filhos de Deus, somos chamados a comunicar com todos, sem exclusão. Particularmente próprio da linguagem e das ações da Igreja é transmitir mise…

EX-FEMINISTA SARA WINTER FALA CONTRA O ABORTO NO SENADO BRASILEIRO

Imagem
Audiência Pública com a finalidade de discutir a descriminalização do aborto no Brasil 28 ABRIL 2016 FAMÍLIA Sara Winter/Foto: TVsenado Hoje pela manhã, 28, a Comissão de Direitos Humanos e Legislação Participativa do Senado Federal do Brasil realizou uma Audiência Pública com a finalidade de discutir a descriminalização do abortono Brasil. Pela sugestão 15 / 2014, a interrupção da gravidez pelo SUS seria permitida dentro das 12 primeiras semanas de gestação. Entre as posições contrárias ao aborto estavam Sara Winter, Dóris Hipólito e Rose Santiago. Sara Winter é ex-feminista. (Leia entrevista de Sara com ZENIT). Por anos pertenceu ao movimento pró aborto, tendo inclusive feito um aborto. Recentemente, com o nascimento do filho Valentim, descobriu o milagre da maternidade e hoje é uma das mais aguerridas defensoras da vida. Em mensagem publicada no seu perfil pessoal do Facebook Sara Winter disse que “Não tem preço poder trabalhar com o que eu amo: defender a vida!”, no…

ROMA: «FONTANA DI TREVI» PINTADA DE VERMELHO PARA RECORDAR SANGUE DOS MÁRTIRES CRISTÃOS

Imagem
Agência Ecclesia 29 de Abril de 2016, às 09:00    AIS Vigília de oração começa às 20h00 locais com a fonte tingida de vermelho
Roma, 29 abr 2016 (Ecclesia) – A ‘Fontana di Trevi’, na capital de Itália, vai ser tingida hoje de vermelho para recordar o sangue dos cristãos que foram mortos por ódio à fé, numa iniciativa da fundação pontifícia Ajuda à Igreja que Sofre (AIS).
“A violação do direito de liberdade religiosa deve tornar-se um tema central no debate público, para evitar o risco da indiferença e o perpetrar de uma intolerável agonia”, explica promotora do evento.
A iniciativa “inédita” pretende mobilizar a sociedade para a realidade da violação do direito de liberdade religiosa e dos cristãos perseguidos.
O presidente internacional da Fundação Ajuda à Igreja que Sofre vai intervir na vigília e considera que dessa ação, de Roma, vai elevar-se “uma voz incómoda, profética”.
Para o cardeal Mauro Piacenza, é decisivo rezar e agir para que “os corações das pessoas se abram para enxu…

“AQUILO SIM É QUE ERA MULHER”

Imagem
domtotal.com Temer tem a seu lado uma mulher anulada (tão decorativa quanto o vice). A esposa do vice-presidente da república, Michel Temer, foi ufanada na reportagem da revista Veja. Por Tânia da Silva Mayer* Não é de hoje que os versos do antigo samba retumbam nas palavras e louvações à “mulher de verdade”. Todos, certamente, já ouvimos a canção que enaltece a “Amélia”, a personagem-símbolo de um ideal feminino. Sim, estamos falando da “Amélia” que há anos reforçou a tese ilusória de um “ideal de mulher”, querido por homens e mulheres como a realização perfeita de uma vida bem sucedida. “Amélia” é incensada porque, segundo o poeta, ela “era a mulher de verdade”. Os versos do samba confirmam essa ideia porquanto nossa personagem é alguém que, mesmo na fome, “achava bonito não ter o que comer”. Ela é, também, alguém que “não tinha a menor vaidade”; Mas há de se louvar Amélia não somente por essas segundas qualidades, porém, e principalmente, porque toda a sua vida gira ao redor de um hom…

O TRABALHO COMO FONTE DE DIGNIDADE NA BÍBLIA

Imagem
domtotal.com Fomos criados para a comunhão e não para o acúmulo desmedido de riquezas. O homem e a mulher fazem as vezes de Deus no zelo pelo mundo criado. Por Felipe Magalhães Francisco* “No sétimo dia, Deus concluiu toda a obra que tinha feito; e no sétimo dia repousou de toda a obra que fizera” (Gn 2,2). O repouso do Criador, sobre toda a criação, é a conclusão do trabalho divino, de dar vida ao mundo criado. Por ocasião da Aliança, feita com o povo de Israel, guardar o sábado – portanto, o sétimo dia –, torna-se imperativo de repouso para todos aqueles que trabalham, pois o próprio Deus repousa nesse dia (cf. Ex 20,9-11). O repouso de Deus sobre a criação significa comunhão: é o Criador que abraça todo o mundo criado, numa relação de harmoniosa convivência. Esse repouso, entretanto, não é apenas para o humano criado, mas para toda a criação: também os animais e a terra precisam descansar. Com o passar do tempo, ao passo em que a relação entre o povo e Deus ia se estreitando, novo sig…

VATICANO: REFORMA DOS MEIOS DE COMUNICAÇÃO

Imagem
Mais de 400 comunicadores participam de evento em Roma Em entrevista coletiva, o prefeito da Secretaria Vaticana para Comunicação, monsenhor Dario Edoardo Viganò, falou sobre “A Igreja e os novos desafios da comunicação”. O pronunciamento ocorreu na quarta-feira, 27, por ocasião do 10º Seminário de Comunicadores, que reúne 400 participantes de quarenta países, em Roma. O evento é promovido pela Pontifícia Universidade Santa Cruz.  “A reforma dos meios de comunicação do Vaticano para ser eficaz deverá abranger não somente as estruturas, mas também os processos de comunicação”, disse o prefeito.  No discurso, monsenhor Viganò disse que “o critério apostólico” é fundamental para entender a reforma dos meios de comunicação vaticanos.  “O objetivo é fazer com que o Evangelho e o magistério do papa cheguem ao coração das pessoas, de todos. Este critério apostólico deve ser declinado de forma que não substitua a comunicação das Igrejas locais e ao mesmo tempo apoie as comunidades eclesiais q…

Papa Francisco: vida dupla, não! Isso não!”

Imagem
Na homilia desta sexta-feira o Santo Padre recordou que não existe erro reconhecido que não atraia ternura e perdão do Pai 29 ABRIL 2016 PAPA FRANCISCO Comentando o trecho da Carta de São João, no qual o Apóstolo coloca os fiéis diante da responsabilidade de não ter uma vida dupla, o Papa Francisco refletiu nessa manhã, em sua homilia na Capela da Casa Marta, no significado de caminhar na luz. “Se dizemos que não temos pecado, fazemos de Deus um mentiroso”, afirmou Francisco, ressaltando a eterna luta do homem contra o pecado e pela graça: “Se você diz que está em comunhão com o Senhor, então caminhe na luz. Mas vida dupla, não! Isso não! Aquela mentira que nós estamos tão acostumados a ver, e também a cair, não? Dizer uma coisa e fazer outra. Sempre a tentação… A mentira nós sabemos de onde vem: Na Bíblia, Jesus chama o diabo de ‘pai da mentira, o mentiroso. E por isso, com tanta doçura, com tanta mansidão, este avô diz à Igreja ‘adolescente’: ‘Não seja mentirosa! Você está em…

Mais Visitadas

Cyberbullying: sofrimento causado através da tela

José, servo bom e fiel

STJ proíbe cobrança de taxa de conveniência na venda de ingressos pela internet

Bullycídio e as previsões no ordenamento jurídico

Campus Party 2018 vendeu 30% a mais de ingressos que edição anterior