Pular para o conteúdo principal

Prêmio Governo Minas Gerais de Literatura alavanca carreiras de escritores iniciantes

Categoria Jovem Escritor incentiva autores com bolsa de R$ 45 mil. Edital tem inscrições até 29 de abril
02/04/2016 14h30
DIVULGAÇÃO/SEC
Brito e Mello, premiado na primeira edição, em 2007, destaca a importância do júri
Como um pontapé inicial de efeito ressonante, a categoria Jovem Escritor do Prêmio Governo Minas Gerais de Literatura tem impulsionado carreiras incipientes de brasileiros dedicados à arte das letras. O valor da bolsa, de R$ 45 mil, destinado ao selecionado, permite que o autor viabilize sua obra em progresso no mercado editorial. O edital 2016 do prêmio está com inscrições abertas até o dia 29 de abril.
Carlos de Brito e Mello, vencedor como Jovem Escritor da primeira edição do prêmio, em 2007, ressalta a amplitude alçada pela seleção na categoria. “O certame impacta em dois caminhos: o da obra e o do escritor. O livro publicado mediante incentivo certamente rompe as limitações que este segmento tem no Brasil e circula com maior abrangência. Já eu, como escritor, pude transitar com maior consistência na cena literária”.
O autor, que tem pouco mais de 30 anos, publicou o romance “A Passagem Tensa dos Corpos” (2009), obra que participou do edital, e “A Cidade, o Inquisidor e os Ordinários” (2013) pela editora Companhia das Letras. Brito e Mello ainda pontua que as benesses não se estancam no incentivo da premiação.
Bertoni: "Chancela na carreira" - Crédito: Divulgação/SEC
“O júri que avalizou a minha obra - Affonso Romano de Sant’Anna, Maria Esther Maciel e Bartolomeu Campos de Queirós - ajudou que eu visse meu trabalho com outros olhos. A avaliação distanciada de cada um deles, que eu não podia ter, me abriu para outras interpretações sobre meu livro. Depois desse contato, eles se tornaram consultores e conselheiros”.
Sens:"Visibilidade" - Crédito: Divulgação/SEC
Alex Sens, vencedor da categoria em 2012, com “O Frágil Toque dos Mutilados”, publicado pela editora Autêntica, diz que os holofotes dos veículos de comunicação vieram a calhar. “A partir do prêmio consegui uma agente literária que viabilizou a publicação do meu livro. A visibilidade midiática em meios de comunicação de voz nacional permitiu não só a divulgação da obra em si, como também jogou luz sobre a minha carreira, trazendo à tona trabalhos passados e prospectando os futuros”, comemora Sens.  
O último Jovem Escritor contemplado pelo Prêmio Governo Minas Gerais de Literatura, Estevão Luis Bertoni Araújo e Silva, com a obra “Ylus, O Dragão de Papel”, confessa que a seleção foi como uma chancela de que tinha escolhido a carreira ideal. “O prêmio é, ao mesmo tempo, facilitador e incentivador, o reconhecimento veio como uma confirmação de que estou no caminho certo e de que o empenho e dedicação à arte das letras é e será recompensado”.
Sobre o Prêmio
O Prêmio Governo de Minas Gerais de Literatura foi lançado em dezembro de 2007 para promover e divulgar a literatura brasileira, reconhecendo grandes nomes nacionais e abrindo espaço para os jovens escritores mineiros. O prêmio é dividido em quatro categorias: I - Conjunto da Obra (homenagem a um escritor brasileiro em atividade), II - Poesia, III - Ficção e IV - Jovem Escritor Mineiro.
Em todas as categorias, as obras não podem ter sido publicadas anteriormente, seja de forma impressa ou virtual.
A categoria Jovem Escritor Mineiro é restrita a pessoas com idade entre 18 e 25 anos, nascidas em Minas Gerais ou residentes no estado há pelo menos cinco anos. Cada participante pode inscrever apenas uma obra inédita por categoria.
Serviço:
Prêmio Governo de Minas Gerais de Literatura
Inscrições abertas: de 1º de março a 29 de abril de 2016
Endereço para entrega de propostas:
Suplemento Literário de Minas Gerais
Avenida João Pinheiro, 342, Centro
Belo Horizonte/MG
CEP 30130-180
Entrega presencial (das 10h às 17h) ou via Correios
Informações: (31) 3269-1140 ou suplemento@cultura.mg.gov.br

Comentários