Postagens

Mostrando postagens de Julho 31, 2017

Engraxate que abandonou estudos na escola tem 4 livros escritos e sonha com publicação

Imagem
A rotina do engraxateDenilson dos Santos, de 48 anos, é bastante peculiar para os tempos atuais. Ele trabalha como um “engraxate oficial” dos advogados do Ceará, pela Caixa de Assistência dos Advogados (Caace). Porém não é isso o que mais importa. Ainda adolescente, Denilson abandonou a escola. Nos últimos dez anos, no entanto, redescobriu o amor pelas palavras e soma quatro livros escritos para o público infantil e infanto-juvenil, nenhum deles publicados. Para ele não é possível responder como “surgiu” a vontade de escrever. “É uma coisa nata, que nasce com a pessoa”, afirma. Denilson estudou no Colégio Militar de Fortaleza até o ensino fundamental. Deixou os estudos para trabalhar com conserto de máquinas de costura, porque, afirma, “não queria nada na época”. Mas o prazer pela leitura, o gosto por captar informações em documentários e jornais e centenas de livros lidos, segundo ele, o ajudaram a desenvolver a habilidade de escrever. Em 2007, ele criou a primeira história: “Solitá…

Academia Brasileira de Letras completa 120 anos de fundação

Imagem
Historiador João José Reis recebeu o prêmio Machado de Assis.
‘Se Machado existiu, o Brasil é possível’, diz a imortal Nélida Piñon. 

A Academia Brasileira de Letras completou nesta quinta-feira (20) 120 anos de fundação. “Esta casa nasce de uma utopia engendrada por jovens, o que é um sinal maravilhoso para o Brasil de hoje, que vive momentos de grande descrença. Eu digo uma coisa relativo a Machado de Assis: se Machado existiu, o Brasil é possível”, diz a imortal Nélida Piñon.

Machado de Assis fazia parte de um grupo de intelectuais sonhadores que fundaram a Academia Brasileira de Letras, e foi presidente da casa por dez anos. Durante todo o tempo de vida da ABL, 292 acadêmicos conquistaram o direito de ocupar as cadeiras. “O que marcou, o que as pessoas distinguem em mim é ser acadêmico. As impressões digitais de ser acadêmico são definitivas”, afirma outro imortal, Marcos Villaça. A academia é um ambiente diverso para a troca de ideias. Gente que se destaca na política, na diplom…

Flip 2017: autores dão dicas a escritores iniciantes; FOTOS

Imagem
"Que dicas você dá a alguém que queira se tornar um escritor, como você?" Foi esta a pergunta que o G1 fez a quatro convidados da 15ª Festa Literária Internacional de Paraty (Flip), que terminou neste domingo (30). Eles de estilos bastante variados: tem romancista premiado, autor de não ficção, cantor e acadêmico: o premiado jamaicano Marlon James;o rapper e ativista angolano Luaty Beirão;a historiadora Lilia Schwarcz, biógrafa de Lima Barreto;o português Frederico Lourenço, tradutor da 'Bíblia' Em geral, sugerem fé si mesmo e, principalmente, estilo original (nada de imitar autor bem-sucedido). Veja, abaixo, as dicas dos autores da Flip 2017: Ganhador do Man Booker Prize de 2015 e astro da Flip 2017, o jamaicano Marlon James, autor de 'Breve história de sete assassinatos', aconselha: 'Sempre acredite no seu valor. Seu tempo chegará quando você for o único a acreditar em si mesmo' (Foto: Luís Filipe Pereira/G1) O rapper e ativista luso-angolano Luaty Be…

Na 15ª Festa Literária de Paraty, o sagrado e o profano subiram ao altar

Imagem
De Paraty Do ponto de vista dos autores que ocuparam o palco principal na 15ª Festa Literária de Paraty, que termina neste domingo (30), a plateia em nada se diferenciava do público de uma missa na Igreja Matriz Nossa Senhora dos Remédios. Exceto pelos audiofones da tradução simultânea e pelos aplausos, a imagem das câmeras que mostravam os "fiéis" era a de uma celebração da Igreja Católica.  Toda a diferença era percebida ao olhar para o espaço do altar, transformado para ser o palco principal da Flip: ali o sagrado e o profano conviveram durante quatro dias como o que Pilar del Río, a viúva de José Saramago, definiria como "um milagre laico". No depoimento sobre resistência feminina, Pilar reafirmou seu ateísmo, disse que não se sentia "nem viúva nem desolada". O mediador brincou que para casar-se com ela teria de "mudar um pouquinho a orientação sexual", e os espectadores caíram na gargalhada — cenas improváveis em um templo católico. Maior e…

O menino de 8 anos que promoveu financiamento coletivo para comprar uma cadeira de rodas nova para seu melhor amigo

Imagem
Por Amizade: está aí um dos bens mais preciosos que alguém pode ter – e que deve ser cuidado com todo o amor e carinho. Não temos a menor dúvida de que o pequeno Paul Burnett, de 8 anos, está fazendo isso com perfeição! Segundo informações do GoodNews Network, ele ajudou a comprar uma cadeira de rodas nova para seu melhor amigo, Kamden Houshan. Alunos do terceiro ano do Ensino Fundamental, eles fazem tudo juntos. Uma história de amizade que começou lá no jardim de infância. Em tempos de redes sociais virtuais, quando a palavra amigo parece ter sido banalizada, cultivar as verdadeiras amizades é ter a certeza de que nunca estaremos sós, nos bons e maus momentos que a vida nos reserva. Quando Paul viu que Kamden estava tendo problemas com sua cadeira de rodas, ele não hesitou em ajudar! O amigo é paraplégico porque nasceu com um tumor na coluna vertebral. Os médicos até tentarem retirar o tumor com uma cirurgia, mas não adiantou – Kamden ficou paralítico da cintura p…

Entenda o significado de alguns emojis popularmente usados em redes sociais

Imagem
Como diz o ditado, “uma imagem vale mais do que mil palavras”. E, no mundo imediato e rápido da internet, os famosos emojis caíram como uma luva, pois, em um click, os internautas podem expressar um sentimento, o que, com palavras, só seria possível fazer com uma frase inteira. Para Luiz Fernando Soares, pós-graduado em comunicação e marketing em mídias digitais, as redes sociais estão reduzindo, cada vez mais, os textos escritos. Por isso, o emoji entrou no processo como um grande facilitador, e se tornou essencial na comunicação via internet. “As gírias são mais usadas na internet para otimizar a comunicação, pois essa se dá da forma mais prática e rápida possível. Muitos aplicativos, por exemplo o Twitter, delimitam uma quantidade pequena de carácteres para postagem. Outras como o Facebook estão procurando acabar o máximo possível com a linguagem escrita e trazer todas as informações por imagens e vídeos”. Ele destaca também que os emojis podem facilitar o entendimento do que se q…

Clássico da bibliografia de Parsifal Barroso, "O Cearense" é reeditado pela Escrituras, com lançamento em Fortaleza no próximo dia 8

Imagem
Clássico da bibliografia de Parsifal Barroso, "O Cearense" é reeditado pela Escrituras, com lançamento em Fortaleza no próximo dia 8 O intelectual Parsifal Barroso; abaixo, com Papa João XXIII e o presidente Juscelino Kubitschek Um jeito de falar, de se movimentar. De enfrentar o mundo com a coragem de um explorador. De fazer humor e rir de si mesmo, sabendo que só assim a vida é possível. De comer e seduzir o outro pela barriga. De contar histórias, de rezar, de se relacionar com a natureza - com o "bonito pra chover". Isso é só um pouco do que cabe na chamada "cearensidade", neologismo tão querido por nos garantir uma pertença cheia de orgulho e bem querer. Embora tenha ganhado contribuições diversas ao longo das décadas para ampliar seu significado - de escritores, artistas e outros conterrâneos ligados à cultura -, o termo possui, sim, um momento inicial, um responsável por lançá-lo à luz de maneira decisiva. "Cearensidade" não seria o mesmo…

Morre a atriz Jeanne Moreau, a grande dama do cinema francês

Imagem
A melhor atriz do mundo', segundo Orson Welles, é a primeira mulher acadêmica de Belas Artes na história da França. 'Fim de semana no elevador', 1958 Foto (Reprodução) A atriz e diretora Jeanne Moreau, considerada a grande dama do cinema francês, morreu nesta segunda-feira (31) aos 89 anos de idade, informou a imprensa francesa. A intérprete, que trabalhou com os maiores diretores da cinematografia francesa, como François Truffaut, Louis Malle e André Téchiné, foi encontrada morta em sua casa em Paris por sua empregada doméstica, segundo a revista Closer. Moreau, "a melhor atriz do mundo", segundo Orson Welles, é a primeira mulher acadêmica de Belas Artes na história da França, fez parte da "Nouvelle Vage" e foi musa de diretores como Luis Buñuel, com quem trabalhou em Diário de uma Criada de Quarto. "Essa tristeza não acabará nunca, mas a alegria de lembrá-la sempre estará conosco", escreveu no Twitter o Unifrance, organismo encarregado da pr…

Livro O Cearense será relançado no próximo dia 08 de agosto

Imagem
A segunda edição do livro será lançada em Fortaleza, no próximo dia 08 de agosto, às 19 horas, na Assembleia Legislativa do Ceará Muito se fala do jeito de ser do povo cearense, a chamada “cearensidade”. As características particulares e formação da gente do “Siará” foram estudadas ao longo dos anos, mas muitas obras a esse respeito se perderam ou sofreram por esquecimento. Com esse intuito, o Instituto Myra Eliane relança um dos mais importantes livros sobre o assunto: “O Cearense”, de José Parsifal Barroso, originalmente publicada em 1967. A publicação é editada pela Escrituras Editora. A segunda edição do livro será lançada em Fortaleza, no próximo dia 08 de agosto, às 19 horas, na Assembleia Legislativa do Ceará. Antes disso, a obra será lançada na Livraria Travessa Ipanema, no Rio de Janeiro, em 03 de agosto.  "Embora o cearense se pareça com o brasileiro a muitos respeitos, sua presença sempre se assimila por uma modalidade própria de ser, de falar, de agir e de afirmar-se…

Mais Visitadas

Campus Party 2018 vendeu 30% a mais de ingressos que edição anterior

Deus eleva os humildes

VIVENDO E APRENDENDO

O Natal em Natal (RN), a capital potiguar fundada em 25 de dezembro de 1599