Postagens

Mostrando postagens de Outubro 5, 2016

Contradição

Imagem
Nessa era em que há tanta comunicação,
Moram as falas que ficam num surdo grito aos ouvidos humanos.
Num deslizar por teclas e imagens, se veem as pessoas sem tocar a alma humana...
Imensuráveis chances para falar com alguém do outro lado,
Mas, infelizmente, nunca as pessoas estiveram tão sozinhas,
tão envolvidas em seus próprios casulos...
Procuram apenas construir patrimônios,
mas faltam-lhes a vontade de formar sonhos...
Têm herdeiros, mas não filhos...
Possuem casas, não lares!
O mundo tão repleto de barulho, mas elas tão caladas em seu mero egoísmo
A sala de estar tão impecavelmente arrumada, mas o quarto tão repleto do vazio de amor
Muitos corpos que se desnudam para se entregar
Em momentos de tão pouca sintonia
Infinitos olhares para se lançar, mas só se enxerga dor
A vida imensamente à sua frente, no entanto o coração farto de tanto passado
Tantos beijos para ofertar em meio a procrastinação em dizer que quer
Imensuráveis abraços para receber - tanta frieza que mais afasta do …

Cíntia Moscovich é eleita patrona da 62ª Feira do Livro de Porto Alegre

Imagem
Cíntia Moscovich foi eleita patrona da 62ª Feira do Livro de Porto Alegre. Em anúncio feito na manhã desta quarta-feira (5) pela Câmara Rio-Grandense do Livro (CRL), Cíntia foi a escolhida para representar o evento que acontece entre os dias 28 de outubro e 15 de novembro, na Praça da Alfândega da Capital. Cíntia é escritora, jornalista e mestre em Teoria Literária. Foi diretora do Instituto Estadual do Livro do Rio Grande do Sul, ganhou o Prêmio Açorianos de Literatura na categoria Narrativa Longa em 1999 pela novela Duas Iguais – Manual de Amores e Equívocos Assemelhados, e recebeu o Prêmio Portugal Telecom pelo livro Essa Coisa Brilhante que é a Chuva, em 2013, na categoria contos. Nesta edição, também foram indicados como patronáveis André Neves, Caio Riter, Cíntia Moscovich, Claudia Tajes e Luis Dill. A Feira do Livro de Porto Alegre é o maior evento do gênero a céu aberto da América Latina. Realizada desde sua primeira edição na Praça da Alfândega, a Feira é dividida em Área Ger…

Elena Ferrante: suposta revelação da identidade da autora causa polêmica

Imagem
Autora do best-seller 'A amiga genial' seria a tradutora italiana Anita Raja. 'Jornalismo repugnante', diz editor contrário ao método de investigação. Do G1, em São Paulo

'A amiga genial', primeiro dos quatro volumes da 'Série Napolitana', da autora italiana Elena Ferrante (Foto: Divulgação/Biblioteca Azul) A suposta revelação da verdadeira identidade da escritora best-seller italiana Elena Ferrante, um dos maiores e mais misterioros fenômenos da literatura internacional contemporânea, causou polêmica e acusações de invasão de privacidade. Embora dê entrevistas para falar de sua obra, Ferrante sempre se apresenta anoninamente e sem divulgar fotos – por isso o mistério. Não se sabia sequer se por trás do pseudônimo estava um homem ou uma mulher. O que havia eram somente suspeitas, e é justamente uma delas que se comprova na reportagem "Elena Ferrante: Uma resposta?" publicada neste domingo (2) na revista americana "The New York Review of Book…

Apenas uma escola no CE está entre as 100 melhores públicas no Enem

Imagem
Colégio Militar de Fortaleza aparece na 21ª posição entre as públicas. As três escolas públicas do Ceará mais bem colocadas são militares. Do G1 CE

O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) divulgou nesta terça-feira (4), a lista das escolas com melhor desempenho na edição do ano passado do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem 2015). Na lista, quatro escolas da rede privada de ensino do Ceará aparecem no ranking das 10 com melhor desempenho. Por outro lado, apenas uma escola cearense da rede pública de ensino, está entre as 100 com melhores notas considerando a rede pública: é o Colégio Militar de Fortaleza, que está na 21ª posição. As três escolas públicas do Ceará mais bem colocadas no ranking nacional são militares. Depois do Colégio Militar de Fortaleza (395º), surgem o Colégio da Polícia Militar do Ceará (2.331º) e o Colégio Militar do Corpo de Bombeiros ( 3.608º). A primeira escola não militar mais bem posicionada na lista é A EEEP Alan Pinho …

Após 40 anos, irmãos se encontram na Argentina

Imagem
Essa é a história do neto 121, que acaba de ser encontrado pela Avós da Praça de Maio.
Presidente das Avós da Praça de Maio, Estela de Carlotto, revelou o caso.
Um tinha dois anos quando sequestraram seus pais na ditadura argentina, o outro estava prestes a nascer. Um foi resgatado e o outro, roubado. Um procurava seu irmão, o outro não sabia de sua origem. Depois de 40 anos, um teste de DNA permitiu o reencontro.
Essa é a história do neto 121, que acaba de ser encontrado pela organização Avós da Praça de Maio. Aos 40 anos, soube na segunda-feira (3) que é filho de desaparecidos.
"Ele nunca suspeitou. Nós tínhamos uma indicação e alguém da Conadi (Comissão Nacional pelo Direito à Identidade) se aproximou dele. E ele disse 'não tenho dúvidas, mas se vocês acham melhor assim (fazer o teste), eu faço'", contou a presidente das Avós, Estela de Carlotto.
Seus avós já faleceram, mas esse homem que descobre sua verdadeira identidade tem um irmão, Ramiro Menna Lanzilotto, q…

Nova geografia de galerias se desenha em SP

Imagem
Emma Thomas e Jaqueline Martins inauguram sedes nos Campos Elísios e na Vila Buarque.

Vitral no interior da Galeria Emma Thomas no casarão construído no início do século 20 em São Paulo.
Na Rua Guaianases, 1.149, nos Campos Elísios, o casarão do início do século passado construído pelo cafeicultor e empresário Otaviano Alves de Lima, chama a atenção da comunidade do bairro do antigo centro de São Paulo. “Essa casa é uma loucura, o povo quer passear por ela, nos atormenta”, diz Rosângela, do lado de fora do portão, quando o jornal "O Estado de S. Paulo" começa a entrevistar, ainda no jardim, repleto de jabuticabeiras, Juliana Freire, sócia-fundadora da Galeria Emma Thomas, e Dirceu Neto, criador do projeto Lugar de Arte e Cultura Atemportal (L.a.c.a_), que vem transformando o imóvel de 2 mil m² em novo espaço cultural da cidade. “Mas sempre digo que tem guarda cuidando porque é perigoso ter invasão”, continua a mulher do dono da banca de jornais colada ao casarão, que, próxi…

Falta de dados deixa meninas «invisíveis»

Imagem
Muitas crianças do sexo feminino são ignoradas pelos governos e pela sociedade porque grande parte dos dados relevantes sobre a sua vida não existem ou estão incompletos, alerta organização humanitária

A Plan Internacional, uma organização independente de cooperação, desenvolvimento e ajuda humanitária comprometida com os direitos da infância, fez um estudo a nível mundial e concluiu que milhões de meninas são invisíveis para os governos e para a sociedade, por falta de informação dos seus dados pessoais. 
«Atualmente, em muitos países, podemos saber quantas meninas assistem à escola, mas não quantas a abandonam pelo casamento precoce forçado, gravidez, violência sexual, o preço da matrícula ou pela falta de oportunidades de emprego depois dos estudos. Como podemos esperar promover o acesso de todas as crianças à educação e garantir a equidade de gênero se não damos seguimento a alguns dos fatores mais importantes que limitam as suas oportunidades?», interroga Concha López, diretora-ge…

Divulgado logotipo da viagem do Papa à Suécia

Imagem
Rádio Vaticana Cidade do Vaticano (RV) –  Cristo está no centro de tudo: da cruz e do banquete para o qual são chamados todos os povos da terra. Este é o tema inspirador da imagem do logotipo da visita que o Papa Francisco realizará à Suécia nos dias 31 de outubro e 1 de novembro. Na cruz está representado Deus uno e trino, criador e reconciliador. Na base, as mãos divinas mantêm unidas todas as coisas criadas. Jesus Cristo, palavra de Deus, que se torna presente na Eucaristia, é o ápice de toda a vida. Ele apoia toda a criação e renova a vida do homem com a sua morte e ressurreição. A vinha e a videira representadas simbolizam Cristo e o povo de Deus. A pomba que se vê em três partes representa o Espírito Santo. É a certeza de que a obra de salvação de Deus continua a exprimir o seu poder em todos os tempos e situações, segundo a promessa divina. A fonte batismal simboliza a água viva que regenera o homem inserindo-o no corpo de Cristo, na comunhão dos santos. A Eucaristia manifesta…

Quase 15% dos jovens da OCDE não estudam nem trabalham, mostra estudo

Imagem
Da Agência Lusa

Quase 15% dos jovens da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE), cerca de 40 milhões, não trabalham, não estudam e não estão em formação, sendo que mais de dois terços não buscam ativamente um emprego, mostra estudo divulgado hoje (5). Em sua oitava edição, o relatório Society at a Glance traça o panorama e a tendência dos indicadores sociais nos 35 países da organização, assim como na Argentina, no Brasil, na China, Índia, Indonésia, Rússia, Arábia Saudita e África do Sul. A conclusão é que "a Grande Recessão provocou uma perda esmagadora de empregos, e os jovens foram particularmente atingidos", sendo que a recuperação tem sido incapaz de devolver empregos aos jovens entre 15 e 29 anos, principalmente aos menos qualificados. "Oito anos após o início da crise, ainda há cerca de 40 milhões de jovens sem trabalhar, sem estudar e sem estar em formação", diz o prefácio do relatório, que alerta que essa inatividade pode gerar isolam…

Mais Visitadas

Alagoano que dirigiu filme que teve cenas gravadas em Penedo toma posse na ABL

Literatura e cinema ajudaram a tornar Notre-Dame conhecida no mundo

Principal nome da literatura feita para crianças no Ceará, Horácio Dídimo, morto em 2018, pode ser homenageado em Dia Estadual da Literatura Infantil

Herança do governo golpista

Catedral de Notre-Dame, em Paris, sofre incêndio na tarde desta segunda-feira