Postagens

Mostrando postagens de Outubro 4, 2016

POR QUEM OS SINOS DA CATEDRAL DOBRARAM?

Imagem
Prof. Marcus Fernandes*
João Pessoa, capital do estado da Paraíba. A cidade é escura por ser coberta por uma arborização nativa que invade as suas ruas, praças e bosque. Os seus mares são mansos e calmos e aconchegam as ondas plácidas do oceano atlântico que se debruça sobre as areias brancas de um imenso e sinuoso litoral. Lá, se respira o ar de um clima ameno e saudável. Suas ladeiras serpenteiam entre ruas estreitas que mal acomodam seus transeuntes. São atapetadas por um calçamento tosco, bruto e informe. É uma cidade onde reside um povo bravo, mas hospitaleiro e que sabe amar e receber o seu próximo e o forasteiro. Ah! Terra pequenina. Berço que acalantou tantos homens cultos, vibrantes e arrebatados oradores atenienses e poetas camonianos.
        Era um dia chuvoso do mês de São João. Á tardinha, as fogueiras ardiam de fronte ás casas da Rua Barão da Passagem, crepitando folhas e madeiras secas de imensos toros de seculares mangueiras. No meio de um chuvisco, o anoitecer acordo…

A noiva

Imagem
Gonzaga Mota*
Eis um causo de amor e dor. Jacinta, moça prendada e estudiosa, era admirada por José, rapaz dotado de bom caráter, trabalhador, porém não possuía recursos financeiros. O pai da donzela queria que a filha namorasse Ricardo, jovem arrogante e filho de um rico empresário; não tinha boas intenções. Jacinta, sem desejar magoar o seu grosseiro genitor, e ouvindo as ponderações pacificadoras da mãe, cedeu e, sem esquecer José, passou a namorar o vaidoso jovem rico. José, humildemente, recolheu-se pensando que tinha caído no esquecimento da triste moça. Por sua vez, o interesseiro pai propôs o noivado da filha com Ricardo. Este concordou e marcou para o final do ano, cerca de seis meses, o enlace matrimonial. “Seu” Chico, orgulhoso, vendeu uma pequena propriedade rural para custear a festa de casamento, o enxoval e a confecção do vestido da noiva. Passaram-se os dias. Jacinta, apesar de gostar de José, mantinha-se fiel a Ricardo aguardando o dia do casamento. Vivendo às custas …

Brasileira de 16 anos irá à Grécia pela 3ª vez para ajudar refugiados

Imagem
Ela e a mãe vendem arranjos de flores para financiar trabalho voluntário. Garota recebeu barcos em Lesbos, distribuiu comida e ajudou nos campos. Flávia Mantovani Do G1, em São Paulo

Gabriela Shapazian abraça refugiada na ilha de Lesbos, na Grécia (Foto: Arquivo pessoal/Gabriela Shapazian)







Clínica realiza este mês 300 mamografias gratuitas

Imagem
As pacientes serão contempladas em Fortaleza e Maracanaú, a partir do encaminhamento de uma das cinco entidades conveniadasOutubro é o mês escolhido para a campanha mundial de conscientização sobre o câncer de mama. O Outubro Rosa ganha reforço em Fortaleza a partir da realização de 300 mamografias gratuitas para mulheres de baixa na clínica Omnimagem. Neste mês, a unidade da clínica em Fortaleza realizará 200 mamografias e a de Maracanaú fará 100. As 300 mulheres beneficiadas serão encaminhadas pela Maternidade Escola, Lar Torres de Melo, Lar de Clara, Fundação Terra e Toca de Assis. Com a mamografia é possível fazer o diagnóstico precoce do câncer de mama. A doença deve afetar, em 2016, quase 53 mil mulheres, segundo projeção do Instituto Nacional de Câncer.   O câncer de mama é o tipo de câncer mais comum entre as mulheres no mundo: a cada quatro novos casos de câncer descobertos, um é de mama. Redação O POVO Online

Nova tecnologia revela conteúdos de antigos manuscritos bíblicos

Imagem
(ACI).- Pela primeira vez depois de vários séculos será possível ler um manuscrito antigo da Bíblia, graças a uma tecnologia de análise computacional que consegue reconstruir um texto claro a partir de um material ilegível e danificado. “Este trabalho abre uma nova janela através da qual podemos olhar para trás no tempo, mediante a leitura de materiais que supostamente estavam perdidos por causa da deterioração e da decomposição”, explicou Brent Seales, professor de ciências da computação da Universidade de Kentucky (Estados Unidos). “Há tantos outros materiais únicos e emocionantes que ainda podem revelar seus segredos, estamos apenas começando a descobrir o que poderia estar no seu conteúdo”, acrescentou Seales, segundo a Universidade de Kentucky. Seales e a sua equipe desenvolveram um escâner digital de alta resolução que poderá “desenvolver virtualmente” um antigo pergaminho de pele de animal severamente danificado, que contém um texto escrito com tinta. Este aparelho pode produzi…

Hoje é celebrado São Francisco de Assis, exemplo de pobreza, harmonia e paz

Imagem
(ACI).- “Conheço Jesus pobre e crucificado e isso me basta”, dizia São Francisco de Assis, cuja festa se celebra neste dia 4 de outubro. O Papa, que escolheu o nome Francisco por causa deste santo, definiu-o como homem de harmonia e de paz. São Francisco nasceu em Assis (Itália) em 1182, em uma família abastada. Tinha muito dinheiro e o gastava com ostentação. Só se interessava por “gozar a vida”. Em sua juventude, foi à guerra e acabou sendo feito prisioneiro. Logo depois de ser liberado, ficou enfermo até que escutou uma voz que lhe questionou: “Francisco, a quem é melhor servir, ao amo ou ao criado?”.  Retornou para casa e com a oração foi entendendo que Deus queria algo a mais dele. Começou a visitar e servir aos doentes, até dar de presente suas roupas ou o dinheiro. Desta maneira desenvolvia seu espírito de pobreza, humildade e compaixão. Certo dia, enquanto orava na Igreja de São Damião, pareceu-lhe que o crucifixo repetia três vezes: “Francisco, vai e repara a minha Igreja que…

Unicef: 385 milhões de crianças viviam, em 2013, em pobreza extrema

Imagem
Da Agência Lusa Cerca de 385 milhões de crianças até os 17 anos de idade viviam em 2013 em situação de pobreza extrema, de acordo com estudo conjunto do Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef) e do Grupo do Banco Mundial, divulgado hoje (4).
Os dados fazem parte do relatório “Terminar com a Pobreza Extrema: Um Foco nas Crianças”, relativo a 2013, que revela que as crianças têm duas vezes mais probabilidade de viver na pobreza extrema do que os adultos.
O Unicef e o Banco Mundial defendem que os governos avaliem regularmente a pobreza infantil e deem prioridade às crianças nos planos de combate à pobreza. Recomenda ainda que reforcem os sistemas de proteção social, deem prioridade a investimentos na área da saúde, educação, água potável ou saneamento e que moldem as decisões políticas de modo que o crescimento econômico beneficie as crianças mais pobres.
De acordo com o estudo, “19,5% das crianças nos países em desenvolvimento faziam parte de agregados familiares que sobreviviam c…

Trio que pesquisa faces da matéria leva Nobel de Física

Imagem
Da Agência Ansa ANDERS WIKLUND/Agência Lusa


















O trio de cientistas David Thouless, Duncan Haldane e Michael Kosterlitz foi laureado nesta terça-feira (4) com o Prêmio Nobel de Física 2016 pela descoberta da face exótica da matéria. A pesquisa do trio, que é britânico, mas trabalha nos Estados Unidos, recai sobre as passagens que ocorrem de um estado para outro da matéria em condições inusuais. O estudo abriu a possibilidade de pesquisas de novos materiais, como para supercondutividade em alta temperatura. As informações são da agência Ansa. O anúncio foi feito hoje pela Academia Real Sueca de Ciências, que entrega anualmente o Nobel. De acordo com a organização, o prêmio foi dividido em duas partes: David J. Thouless, da Universidade de Washington, ficou com uma, e Haldane e Kosterlitz, da Universidade de Princeton, dividiram a outra. Ontem, foi anunciado o Nobel de Medicina, que ficou com o japonês Yoshinori Ohsumi pela pesquisa do mecanismo de autofagia celular. Amanhã, será anunciado o N…

Mais Visitadas

Reitoria da UECE apoia manifestações em defesa da educação brasileira e das universidades públicas

Maureen Bisilliat se reencontra com o seu sertão e o de Euclides da Cunha na Flip

Paraty e Ilha Grande vão se tornar patrimônio da humanidade

Morre atriz Doris Day, a namoradinha da América

VIVENDO E APRENDENDO