Pular para o conteúdo principal

Postagens

Mostrando postagens de Janeiro 30, 2018

Cannes importará areia para ampliar praia durante festival de cinema de 2018

A ampliação da praia deve estar pronta até maio, data do evento deste ano. Cannes importará areia para ampliar praia durante festival de cinema de 2018 (Reprodução)
Por Michel Bernouin
Todo ano a cidade de Cannes, na Riviera Francesa, estende o tapete vermelho para celebridades de primeiro escalão durante o festival de cinema mais glamoroso do mundo, mas neste ano ela quer exibir outro tipo de local de exibição.
O resort mediterrâneo está importando 80 mil metros cúbicos de areia branca, o suficiente para encher 32 piscinas olímpicas, para ampliar a praia que se estende por 1,4 quilômetro ao longo da famosa avenida La Croisette.
As areias finas, os hotéis sofisticados e os restaurantes gourmet já receberam os maiores astros do cinema durante o festival anual, de Brigitte Bardot nos anos 1950 a Nicole Kidman e Leonardo DiCaprio em anos mais recentes.
A ampliação da praia deve estar pronta até maio, data do evento deste ano, e para os administradores de praias particulares isso significa…

Inteligência artificial ajuda a decifrar manuscrito misterioso de 600 anos

O Manuscrito Voynich é talvez um dos textos mais enigmáticos da humanidade. Escrito no século 15 e descoberto no século 19, cientistas do mundo todo tentaram desvendar o seu conteúdo, mas nenhum conseguiu até hoje. Agora, a tecnologia promete ajudar significativamente. Uma equipe de cientistas da computação da Universidade de Alberta, no Canadá, liderados por Greg Kondrak, utilizou algoritmos de processamento de linguagem natural para tentar desvendar, pelo menos, o idioma em que o antigo texto foi escrito, o que permanecia um mistério até hoje. Uma equipe de cientistas da computação da Universidade de Alberta, no Canadá, liderados por Greg Kondrak, utilizou algoritmos de processamento de linguagem natural para tentar desvendar, pelo menos, o idioma em que o antigo texto foi escrito, o que permanecia um mistério até hoje. Usando amostras da Declaração Universal dos Direitos Humanos em mais de 400 dialetos e idiomas difundidos em todo o mundo, o sistema desenvolvido pelos cientistas concl…

O VALIOSO TEMPO DOS MADUROS

Contei meus anos e descobri que terei menos tempo para viver daqui
para a frente do que já vivi até agora.
Tenho muito mais passado do que futuro.
Sinto-me como aquele menino que recebeu uma bacia de cerejas..
As primeiras, ele chupou displicente, mas percebendo que faltam
poucas, rói o caroço.
Já não tenho tempo para lidar com mediocridades.
Não quero estar em reuniões onde desfilam egos inflamados.
Inquieto-me com invejosos tentando destruir quem eles admiram,
cobiçando seus lugares, talentos e sorte.
Já não tenho tempo para conversas intermináveis, para discutir
assuntos inúteis sobre vidas alheias que nem fazem parte da minha.
Já não tenho tempo para administrar melindres de pessoas, que apesar
da idade cronológica, são imaturos.
Detesto fazer acareação de desafectos que brigaram pelo majestoso cargo
de secretário geral do coral.
‘As pessoas não debatem conteúdos, apenas os rótulos’.
Meu tempo tornou-se escasso para debater rótulos, quero a essência,
minha alma tem pressa…
Sem mu…

Paulo Freire: 5 livros imperdíveis indicados por professores

Educadores falam sobre a obra do pensador brasileiro CompartilharSalvar Por: Caroline Monteiro Arte: Alice VasconcellosSe estivesse vivo, o pedagogo e filósofo Paulo Freire completaria 96 anos nesta terça-feira, 19 de setembro. Reconhecido não só no Brasil, mas também no exterior, o Patrono da Educação Brasileira é responsável pelo processo de alfabetização que incentiva o uso do vocabulário e conhecimento dos alunos, principalmente jovens e adultos, na aprendizagem da leitura e escrita. Testada na cidade de Angicos (RN) em 1963, a atividade não utilizava cartilhas e alfabetizou 300 catadores de cana em 40 horas de aula distribuídas em 45 dias. Na época, 40% da população brasileira era analfabeta. No ano seguinte, Paulo Freire foi preso e exilado pela ditadura. Ficou cinco anos no Chile, onde desenvolveu suas teses e trabalhos em programas de Educação de jovens e adultos. O educador viveu também na Inglaterra, na Suíça e em colônias portuguesas da África, como Guiné-Bissau e Moçambique. F…

Inicia na Uece III Colóquio do GPLEER

Com o tema "Por uma escola de leituras: o papel da Literatura na formação de professores que formam leitores", teve início na manhã desta segunda-feira (29) o III Colóquio do Grupo de Pesquisa, Literatura: Estudo, Ensino e (Re)Leitura do Mundo (GPLEER), da Universidade Estadual do Ceará (Uece). O evento segue até quarta-feira, dia 31 de janeiro, no auditório do Centro de Humanidades (CH), no Campus Fátima, com mesas redondas, palestras, apresentação de trabalhos, lançamento coletivo de livros, feira de livros e mais.

A conferência de abertura, com o tema "A poesia na formação de leitores", contou com a presença do professor da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), José Helder Pinheiro Alves. Dentre outras programações, haverá ainda na tarde desta segunda (29), a palestra sobre a importância do Programa de Alfabetização na Idade Certa (PAIC) para a formação do leitor literário no Ceará, com a secretária adjunta da Educação do Estado do Ceará (Seduc), profe…

Obras em exibição na mostra "Modernismo Brasileiro na Coleção da Fundação Edson Queiroz" no Museu Coleção Berardo, em Lisboa, Portugal partirá para Roma

por Caroline Ribeiro - Especial para o Caderno 3 Zara Castro, aluna do curso de cinema e audiovisual da Universidade de Fortaleza (Unifor), visitou na última sexta-feira (26) a exposição "Modernismo Brasileiro na Coleção da Fundação Edson Queiroz", em cartaz no Museu Coleção Berardo, em Lisboa, Portugal. A viagem foi graças à vitória no concurso "Unifor e Você em Lisboa", que premiou a aluna e um professor que apresentaram os melhores textos sobre a exposição. O concurso recebeu mais de 100 participações. "Foi de última hora", diz Zara, "não achei que ia dar em nada, então foi uma surpresa muito boa, fiquei muito feliz", conta a aluna. Zara conferiu de perto as 76 obras da exposição, que traça um percurso cronológico sobre a produção modernista no Brasil dos anos de 1920 a 1960. O historiador Renato Santos, guia durante a visita para a aluna, ressalta que, através destes trabalhos, é possível mostrar "como o modernismo brasileiro estava na …

Mostra Internacional de Teatro chega à 5ª edição

Curador busca por espetáculos que tenham certa hibridez com música, artes visuais, cinema, e outras linguagens. 'Árvores Abatidas', do polonês Krystian Lupa faz uma imersão na obra homônima de Thomas Bernhard e traça sua comunicação com base no texto. (Divulgação)
Mais que um panorama sobre produções teatrais contemporâneas no mundo, a Mostra Internacional de Teatro de São Paulo, que chega à sua 5ª edição, já provou ser um ponto de contato com a inquietude de diversos artistas do globo, suas obras e, principalmente, com o entendimento do mundo na perspectiva oferecida por essas criações. Entre os dias 1º e 11 de março, a MITsp traz uma programação com nove espetáculos de países como Alemanha, Argentina, França, Polônia, Reino Unido, Suíça e Uruguai.

Após uma quarta edição que sofreu recuo de patrocinadores em 2017, e que quase passou a ser bienal, o curador Antonio Araújo retomou o fôlego, muito embora afirme que a edição desse ano não tenha sido nada descomplicada. "Chega…

Facebook divulga princípios sobre privacidade e lança campanha educativa

Mesmo ao afirmar que está preocupado com a privacidade dos usuários, Facebook ainda coleta grande quantidade de dados e os fornece para anunciantes sem que o usuário saiba. A iniciativa propõe explicar como a empresa utiliza os dados coletados de seus usuários e como estes internautas podem controlar as informações. (Facebook)
O Facebook divulgou, pela primeira vez, seus princípios sobre a privacidade de dados dos usuários e anunciou uma campanha de esclarecimento sobre a política de privacidade da empresa. A iniciativa propõe explicar como a empresa utiliza os dados coletados de seus usuários e como estes internautas podem controlar as informações disponibilizadas em seus perfis.
O anúncio ocorre logo após o Dia Internacional da Privacidade de Dados, celebrado no domingo (28) justamente para aumentar a consciência das pessoas sobre a importância da privacidade e proteção de dados pessoais em ambientes digitais. Instituída em 2006, a data é um chamado para pesquisadores, ativistas, em…

Matrículas para aprovados na primeira chamada do Sisu começam hoje

Da Agência Brasil Página do Sisu na internet - Agência BrasilOs aprovados na primeira chamada do Sistema de Seleção Unificada (Sisu) devem procurar, a partir de hoje (30), as instituições escolhidas para a efetivação da matrícula. O período de matrícula vai até 7 de fevereiro.
O Sisu é o sistema informatizado do MEC, utilizado por instituições públicas de educação superior na oferta de vagas a estudantes, com base nas notas obtidas no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).
ProUni
Nessa segunda-feira (29), o Ministério da Educação abriu a consulta para vagas do Programa Universidade para Todos (ProUni). Neste ano, serão oferecidas 242.987 bolsas de estudo integrais e parciais (50%) em 2.976 instituições privadas de educação superior. As inscrições começam em 6 de fevereiro.