Postagens

Mostrando postagens de Agosto 29, 2017

Dom Helder, semente de esperança

Imagem
Padre Geovane Saraiva*

Dom Helder partiu há 18 anos, no dia 27 de agosto de 1999, após completar noventa anos, vividos e bem vividos, sendo chamado ao seio do Pai. Homem de mil razões para viver, na mais viva esperança, dizia: “Quando os problemas são absurdos, os desafios são apaixonantes”. O Servo de Deus e Dom da Paz celebrava a missa lentamente, com toda simplicidade, como se estivesse conversando com o Cristo, a Virgem, os santos. Cada manhã, ao fim da celebração eucarística, contemplava o mundo com a alma de um colegial em férias e com uma vontade louca de gritar a todos os que se encontravam cansados na agitação da vida cotidiana: “Irmãos, hoje é feriado universal”.

No time de poetas e sonhadores, encontra-se Dom Helder Câmara como titular, pastor da ternura, da esperança, e peregrino da paz. Como seria bom se a paz fosse um desejo de todos, fruto da vivência do Evangelho, e que, consequentemente, levasse as pessoas à conversão do coração! Mas, ao olharmos para o nosso mundo h…

CAGE FIGHTING

Imagem
Grecianny Carvalho Cordeiro*
Quando pensei que já tinha visto de tudo; quando pensei que o ser humano já tinha atingido todos os limites da insensatez, deparei-me com uma nova descoberta do que o homem é capaz para se distrair e ganhar dinheiro: o cage fighting entre crianças.             No livro Maré Alta, dos escritores suecos Cilla e Rolf Börjlind, encontrei informações sobre o cage fighting entre crianças, clandestino.             Um dos personagens do livro, um ex-policial que vira um morador de rua, andando pelos subterrâneos de Estocolmo, se depara com jaulas de ferro (não octógonos) onde são colocadas crianças, duas em cada, seminuas, para lutarem uma contra a outra, até que uma delas seja a vencedora, mediante a plateia de considerável número de pessoas, inclusive dos pais dos digladiadores infantes. O vencedor, se ganhar a luta por algumas vezes consecutivas, receberá uma determinada quantia em dinheiro, decorrente das apostas feitas pelos expectadores.

Livro "Na sala de aula" reúne análises de poemas, feitas por um dos gigantes da crítica brasileira

Imagem
por Dellano Rios - Editor de área Desde 2004, a editora Ouro Sobre Azul dedica-se à reedição das obras completas de Antonio Candido (1918-2017). Escritora e designer, Ana Luisa Escorel, a filho do crítico, é quem encampa a empreitada. As obras foram revistas e reordenadas pelo próprio autor. Ao abranger toda a produção de Candido, a coleção reúne livros de referência, caso de "Literatura e sociedade", "Iniciação à literatura brasileira" e "O método crítico de Silvio Romero", editado mais de uma vez, alguns com reimpressões; e volumes menos afamados. Dentre os títulos deste segundo tipo, encontram-se pequenas joias, capazes de empolgar não apenas os devotos do crítico. Recém-lançado, "Na sala de aula: Caderno de análise literária" é uma destas pedras preciosas. Originalmente publicado em 1985, pela Ática, o livro reúne seis textos, cuja origem remonta a experiências do autor como professor de literatura, em sala de aula. As primeiras anotações fo…

Seminário 'O Cearense' faz releitura de obra

Imagem
por João Lima Neto - Repórter Professores, universitários e escritores estiveram reunidos, na tarde de ontem, aprofundando os estudos sobre o livro "O Cearense" de Parsifal Barroso. O auditório Castelo Branco, na reitoria da Universidade Federal do Ceará (UFC), Instituição na qual o autor foi professor, recebeu o evento. O seminário contou com a abertura do vice-reitor da UFC, professor Custódio Luís Silva de Almeida, e a participação do presidente do Instituto Myra Eliane e neto de Parsifal Barroso, Igor Queiroz Barroso. Publicada originalmente em 1969, a obra é um estudo antropológico em forma de ensaio, que trata da formação do povo cearense e que lança o conceito de "cearensidade". A segunda edição do livro "O Cearense" foi lançada pelo Instituto Myra Eliane, em agosto, durante sessão solene na Assembleia Legislativa do Ceará. "Hoje, estamos aqui pela trilha do cientista social que teve a marca forte na antropologia. Um cearense que leva uma delic…

CNH digital já pode ser acessada pelo smartphone

Imagem
Só condutores que tenham uma CNH impressa com QR Code poderão obter uma versão disponível pelo celular. Detrans já podem iniciar os testes para se adequarem com antecedência (Reprodução)
A versão de demonstração da carteira nacional de habilitação (CNH) eletrônica já pode ser acessada por smartphones de todo o País. Trata-se apenas de uma versão inicial para mostrar como será o funcionamento da CNH-e, que deve entrar em vigor em 1º de fevereiro de 2018.
O Ministério das Cidades explica que os Departamentos Estaduais de Transporte (Detrans) já podem iniciar os testes para se adequarem com antecedência. Até agora, nenhum Detran está emitindo a CNH-e.
A partir de fevereiro do ano que vem, o documento poderá ser apresentado no lugar da carteira física e vai ser identificado pela leitura do QR Code (código digital). A nova carteira terá a mesma validade do documento impresso, que ainda será emitido normalmente.
Somente condutores que tenham uma CNH impressa com QR Code poderão obter uma ve…

Lava Jato: maior operação anticorrupção do Brasil vira filme

Imagem
O longa-metragem, dirigido por Marcelo Antunez e produzido por Tomislav Blazic, estreia oficialmente em 7 de setembro, no dia da Independência. Procuradores do Ministério Público e o juiz Sérgio Moro estão entre os convidados da projeção particular do filme. (Divulgação)
A história de corrupção que abalou o Brasil teve início com a apreensão de um caminhão com palmitos e cocaína. É essa perseguição que abre o trailer de "Polícia Federal - A lei é para todos", que tem pré-estreia nesta segunda-feira em Curitiba.
Procuradores do Ministério Público e o juiz Sérgio Moro estão entre os convidados da projeção particular do filme, a primeira parte de uma trilogia que vai narrar uma das maiores operações anticorrupção do mundo, iniciada em março de 2014.
O longa-metragem, dirigido por Marcelo Antunez e produzido por Tomislav Blazic, estreia oficialmente em 7 de setembro, no dia da Independência.
Com duração de 2 horas e 10 minutos, o filme aborda as origens da investigação e vai cul…

Sacerdote de Ciudad Juárez competirá no MasterChef México

Imagem
(ACI).- No domingo, 27 de agosto, o popular programa MasterChef México teve um participante inusitado: o Pe.Roberto Luna, pároco da igreja de Corpus Christi, localizada em Ciudad Juárez. Este sacerdote de 45 anos foi um dos 54 concorrentes na semifinal do programa que é transmitido através da Television Azteca às 20h (hora local). Ele foi classificado para a próxima fase, sendo um dos 18 finalistas. Segundo informações do diário ‘Presencia’ da diocese de Ciudad Juárez, os fiéis iriam se reunir no domingo na paróquia para assistir o concurso e “torcer” pelo pároco. “Eu acho que será muito bom para ele, que ele ganhará, é isso que a comunidade deseja. Além de ter esse dom para cozinhar, tem um grande carisma para chegar às pessoas”, disse Ivonne, uma paroquiana. “Ensinou-nos a ser humildes, a sempre estar dispostos, assim como ele sempre está disposto. É um sacerdote totalmente entregue, com um grande coração e estamos muito contentes pela sua participação e vemos que ele está feliz”, a…

Dia Nacional de Combate ao Fumo conscientiza sobre danos do tabaco

Imagem
Psicóloga do INCA destaca que recaída é esperada no processo de parar de fumar, mas não significa fracassoThiago Coutinho
Da Redação Data nacional atenta para ações de conscientização sobre danos do tabaco / Foto: Arquivo Canção Nova Nesta terça-feira, 29, é comemorado o Dia Nacional de Combate ao Fumo. O principal objetivo desta data é acentuar ações nacionais de sensibilização e mobilização da população acerca dos danos sociais, políticos e econômicos causados pelo tabaco. Considerada uma droga de caráter psicoativa, o tabaco produz alterações no humor e gera dependência, devido à nicotina. Largar o vício não depende única e exclusivamente do dependente, como esclarece a psicóloga Vera Borges, da Divisão de Controle do Tabagismo do Instituto Nacional de Câncer (INCA) órgão que realiza atividades periódicas de combate ao fumo. “Essa esperada ‘força de vontade’ é entendida por muitas pessoas como um poder de superação expressivo do tabagista, que ao exercitá-lo, terá resolvido o probl…

Camerata de Cordas UFC se apresenta no projeto Clássicos na Lagoa próxima sexta

Imagem
O evento é realizado nas primeiras sextas-feiras de cada mês, às margens da Lagoa do Porangabuçu, e tem por objetivo promover concertos de música erudita gratuitosFoto: Reprodução / Internet O projeto Clássicos na Lagoa apresenta, dia 1º de setembro, às 17 horas, a Camerata de Cordas da Universidade Federal do Ceará (UFC). O evento é realizado nas primeiras sextas-feiras de cada mês, às margens da Lagoa do Porangabuçu, e tem por objetivo promover concertos de música erudita gratuitos. No repertório, serão interpretadas peças como Allegro, de Haendel, La Folia, de Corelli, Concerto em Sol Maior “Alla Rústica” e Concerto em Ré Maior, de Vivaldi.

A Camerata de Cordas da UFC iniciou suas atividades em Março de 2016, como conjunto de música de câmara do Instituto de Cultura e Arte da Universidade Federal do Ceará. Sob direção das profas. Dra. Liu Man Ying (violino e viola) e Ms. Dora Utermohl de Queiroz (violoncelo e contrabaixo), o grupo é constituído por 25 integrantes, dentre eles aluno…

Mais Visitadas

Papa Francisco sobre os direitos humanos: todos têm o direito de ser felizes

Amigos e familiares relembram Patativa do Assaré em especial na TV Verdes Mares

Ednardo deve ser atração no Réveillon de Fortaleza