Postagens

Mostrando postagens de Agosto 11, 2017

Mundo dos desfigurados

Imagem
Padre Geovane Saraiva* Jesus de Nazaré, quando na Montanha Sagrada manifestou aos seus amigos todo o seu esplendor, quer dizer que não falte uma coisa a nós: a alegria, mística de quem sabe ter um coração grande e solidário perante a dor e a angústia dos desfigurados, dos empobrecidos e dos maltratados pela sociedade. Ele revela a divindade, antecipando com esse gesto a sua glória, indicando-nos nossa glória futura. Vemos Pedro, Tiago e João deslumbrados, querendo perpetuar essa alegria pela permanência do Bom Senhor sempre com eles naquele lugar sagrado. Daí a proposta: "Vamos construir três tendas, porque aqui é bom demais e a nossa vida será ininterruptamente fascinante e maravilhosa" (cf. Lc 9, 33).


Tenhamos a certeza de que a esperança nos é oferecida pelo Filho de Deus ao se transfigurar na Montanha Sagrada, como nos diz o Papa Francisco, nos convidando a encontrá-lo: "Seremos um sinal concreto do amor vivificante de Deus por todos os nossos irmãos, especialmente…

Amor: dois exemplos

Imagem
Gonzaga Mota* Como seria bom se o mundo tivesse mais Gandhis e mais Teresas. Mahatma Gandhi foi advogado, pacifista e defensor dos pobres; Madre Teresa foi freira, pacifista e defensora dos pobres. Ambos desprezaram os valores materiais e se dedicaram a ajudar o próximo, principalmente os mais humildes, os injustiçados, as crianças, os idosos e os doentes. Foram iluminados por uma luz divina. O princípio do satyagraha (busca da verdade), sempre deverá inspirar gerações defensoras da democracia, da justiça, da paz, do antirracismo etc. Martin Luther King disse: "Gandhi era inevitável". Einstein ressaltou: "As gerações futuras dificilmente poderão acreditar que alguém assim, de carne e osso, já andou por este mundo". A irmã das favelas, como era conhecida Madre Teresa, dizia não ser nada, mas apenas um instrumento do Senhor e andava nas ruas de Calcutá sem companhia e sem dinheiro, com o objetivo de salvar e consolar os miseráveis. Dizia ela: "É difícil para o p…

Biblioteca comunitária reunida a partir de doações é inaugurada nas Quadras

Imagem
É na próxima segunda-feira (14) que o conjunto São Vicente de Paula (ou a Comunidade das Quadras), no Bairro Aldeota, ganha a sua biblioteca comunitária. Às 18 horas, será inaugurada a biblioteca Jornalista Neno Cavalcante — justamente na data em que se completa um ano de saudade. A cerimônia de inauguração, assim, transforma-se também em homenagem a Neno, morto após décadas de militância no mundo do jornalismo e da crônica. Na ocasião, as filhas dele estarão presentes e cortam as fitas para a inauguração, ao lado do “amigo-irmão” de Neno, Ronaldo Salgado, que deu pontapé ao projeto, há 10 meses. Foi o também jornalista, professor aposentado do curso de Comunicação Social da Universidade Federal do Ceará (UFC), que começou a campanha de doações, por meio de seu perfil no Facebook. Recebeu, ao todo, cerca de 5.000 livros, dos quais entre 3.500 e 4.000 foram avaliados como tendo condições de serem aproveitados. Além disso, foram doados cerca de 580 CDs, 400 DVDs e coleções de várias re…

A missão do pai

Imagem
Uma das primeiras responsabilidades que o pai tem é a de transmitir o maior tesouro que ele mesmo recebeu um dia: a filiação divina Em um de seus momentos de maior aflição, Jesus reza a Deus e o chama de Abbá. Com isso nosso Senhor nos revela uma intimidade profunda entre ele e o Pai que está nos céus. Essa relação de Jesus com seu Pai certamente pode nos revelar algo sobre como os pais humanos estão chamados a se relacionarem com seus filhos, buscando fazer de suas famílias um reflexo da Santíssima Trindade. Um pai responsável quer sempre o que é melhor para os seus filhos. Nesse sentido, uma das primeiras responsabilidades que o pai tem é a de transmitir o maior tesouro que ele mesmo recebeu um dia: A filiação divina. E recebe-se essa filiação de modo muito concreto no batismo. O Catecismo nos ensina que os pais cristãos precisam reconhecer que a prática de batizar os filhos ainda bebês corresponde “à sua função de alimentar a vida que Deus” lhes confiou. Não fazer isso, pelo motiv…

Com seus e-books, portuguesa conquistou leitores brasileiros. Ela virá ao País participar da Bienal do Rio

Imagem
por Leonardo Cazes - Agência O Globo A escritora Sofia Silva: sem editora em Portugal, a autora se tornou uma best-seller no Brasil Em dezembro de 2014, a escritora portuguesa Sofia Silva publicou sua primeira história na plataforma de autopublicação Wattpad, estimulada por amigas. De repente, o que era um conto se tornou o primeiro capítulo de um romance, que depois virou o primeiro livro de uma série, para atender aos pedidos dos leitores: seus textos tiveram um milhão de visualizações, e seus livros tiveram 700 mil acessos no serviço de assinatura da Amazon, Kindle Unlimited. Trauma e poesia Num caso raro de sucesso além-mar, a maioria dos fãs de Sofia é brasileira, e ela vem ao País pela primeira vez para participar da Bienal do Livro do Rio de Janeiro, no dia 3 de setembro, no Riocentro, na capital fluminense. No evento, ela vai conversar com leitores e autografar "Sorrisos quebrados", seu primeiro livro publicado por uma editora, em um dos espaços mais nobres do evento, …

Lavradora conclui primeira faculdade aos 90 anos

Imagem
por A lavradora Raquel Barreto da Silva concluiu, aos 90 anos, seu primeiro curso superior, realizando um ‘sonho de infância‘. A idosa, natural de Itajuípe, no sul da Bahia, começou a fazer cursinho e vestibulares aos 85 anos, em 2011, para tentar ingressar na faculdade. Um ano depois, conseguiu alcançar o objetivo quando uma faculdade particular de Vitória da Conquista (BA) a presenteou com uma bolsa de estudos para o curso de estética e cosmética. O curso foi concluído no fim de 2016, mas a formatura só aconteceu em março deste ano. “Eu me lembro de tudo, me lembro de cada mensagem de apoio e de cada aplauso na hora que eu me levantei para pegar o diploma. Quando eu tive o prazer de receber o diploma, percebi que quando a pessoa tem vontade de fazer uma coisa ela tem que correr atrás, seja ela jovem ou não”, relembra a idosa. Como trabalhou na roça desde a infância, a lavradora conta que teve a educação “sacrificada”. A idosa aprendeu a ler com os irmãos, incentivada pelo seu g…

Mostra exibe filmes que marcaram a história do cinema brasileiro

Imagem
São 36 filmes que representam 30 anos de produção nacional, em um total de 335 horas de cinema brasileiro ao longo de 198 sessões gratuitas. Clássico de Walter Salles, 'Central do Brasil' também integra a mostra. (Divulgação)
Pode-se contar uma história do cinema brasileiro da Retomada somente a partir da mostra que começou na quinta, 10, nas salas dos Espaços Itaú de seis capitais - São Paulo, Rio, Brasília, Salvador, Porto Alegre e Curitiba. O evento, que vai até a próxima quarta, 16, comemora os 30 anos de criação do Instituto Itaú Cultural. A programação, na verdade, antecede a Retomada e contempla obras dos anos 1980 até os 2010. Também não se limita às salas de cinema e, desde o dia 6, o público também pode acessar quatro títulos online no canal do Instituto, entre eles Os Anjos da Noite, de Wilson Barros, obra emblemática do chamado neon-realismo, e Santo Forte, de Eduardo Coutinho.

"Não se trata única e exclusivamente de uma seleção de melhores filmes, mas, princip…

Felipe Rima, o poeta menino: “ Acredito no poder dos sonhos e na força que há em cada um de nós"

Imagem
Para contar sua história e mostrar seu talento de poeta Felipe escreveu seu primeiro livro: Sonhos e as pedras no caminho. Durante a narrativa ele fala da infância pobre, das lembranças com seus pais e da dificuldade de viver em meio as drogas e ao tráficoFoto: Thiago Walraven A palavra é superação. Vamos falar sobre um menino moleque, filho da periferia de Fortaleza, jogador de bila, de futebol. Sua imaginação era fértil e voava, assim como as pipas que costumava soltar no sol escaldante nas “zareia”, comunidade onde viveu  sua infância no bairro Papicu, em Fortaleza. Alguém que já nasceu grande, que sabe o que é passar fome, procurar por comida no lixo, conviver com armas e drogas, perder amigos para o vício... Felipe aproveitou as oportunidades ínfimas e as transformou. Sabe aquele poema do Drummond: tinha uma pedra no meio do caminho, no meio do caminho tinha uma pedra, foi através dessa poesia que Felipe conheceu seu maior dom: o de rimar a vida! Há quem ache estranho, há quem s…

11ª edição do Lanternas pela Paz acontece nesta sexta-feira na Lagoa do Opaia

Imagem
Evento lembra os 72 anos do lançamento das bombas atômicas em Hiroshima e Nagasaki e convida à construção de uma cultura de paz na capital cearense Foto: Divulgação / Internet O mês de agosto de 1945 é marcado pelo trágico acontecimento dos bombardeamentos atômicos das cidades japonesas de Hiroshima e Nagasaki, realizados pelos Estados Unidos, durante a fase final da Segunda Guerra Mundial. Neste ano, lembram-se, com pesar, os 72 anos desse que é considerado o maior crime de guerra já sofrido pela humanidade – o primeiro ato na história no qual as armas nucleares foram utilizadas contra alvos civis, em guerra. Em homenagem às vítimas dessa tragédia, a Associação dos Moradores da Vila União promove há 11 anos o evento “Lanternas pela Paz”. Neste ano, o ato pela paz mundial será realizado amanhã, sexta-feira, 11 de agosto, a partir das 16 horas.

O evento terá atrações artísticas culturais locais, além da presença da população em um ato que promove a cultura de paz na Capital.

O lançament…

Mais Visitadas

Campus Party 2018 vendeu 30% a mais de ingressos que edição anterior

O Natal em Natal (RN), a capital potiguar fundada em 25 de dezembro de 1599

VIVENDO E APRENDENDO

Escritora portuguesa constrói alegoria sobre passado e presente do Brasil