Pular para o conteúdo principal

Biblioteca comunitária reunida a partir de doações é inaugurada nas Quadras

É na próxima segunda-feira (14) que o conjunto São Vicente de Paula (ou a Comunidade das Quadras), no Bairro Aldeota, ganha a sua biblioteca comunitária. Às 18 horas, será inaugurada a biblioteca Jornalista Neno Cavalcante — justamente na data em que se completa um ano de saudade.
A cerimônia de inauguração, assim, transforma-se também em homenagem a Neno, morto após décadas de militância no mundo do jornalismo e da crônica.
Na ocasião, as filhas dele estarão presentes e cortam as fitas para a inauguração, ao lado do “amigo-irmão” de Neno, Ronaldo Salgado, que deu pontapé ao projeto, há 10 meses.
Foi o também jornalista, professor aposentado do curso de Comunicação Social da Universidade Federal do Ceará (UFC), que começou a campanha de doações, por meio de seu perfil no Facebook. Recebeu, ao todo, cerca de 5.000 livros, dos quais entre 3.500 e 4.000 foram avaliados como tendo condições de serem aproveitados.
A biblioteca também ganhou notebooks, doados por empresários que também custearam estantes e ar-condicionado, dentre outros utensílios. E as filhas de Neno Cavalcante contribuíram com um computador e uma brinquedoteca. A Secretaria Executiva Regional II proporcionou a pintura do equipamento. 
A biblioteca, porém, segue em aprimoramento mesmo após a inauguração. A expectativa de Ronaldo é de que até o fim deste mês ocorra o processo de catalogação e sistematização do acervo, permitindo empréstimos ao público. Esse processo é capitaneado pelo projeto Ler para Crer, do curso de Biblioteconomia da UFC, que ainda deve ofertar oficinas de capacitação para que os próprios moradores da comunidade gerenciem a biblioteca, conta Ronaldo.
Tanto Ronaldo, quando Neno possuem ligação íntima com a comunidade. Moradores do entorno, os dois fizeram amizades com vários de seus moradores, sobretudo, nos bares da região.
Ronaldo diz esperar que a proposta seja ampliada ao longo do tempo, até transformar-se em um centro cultural, agregando outras atividades. “Eu considero a iniciativa de criar uma biblioteca comunitária extremamente importante, porque abre novas perspectivas para toda uma parcela da população de Fortaleza carente de equipamentos culturais nesses moldes”, afirma Ronaldo.
Serviço
Inauguração da Biblioteca Comunitária Jornalista Neno Cavalcante
Data: 14 de agosto, às 18 horas
Endereço: Rua da Felicidade, S/N— Aldeota (Centro Comunitário Associação dos Moradores do Conjunto São Vicente de Paula)

Tribuna do Ceará

Comentários