Postagens

Mostrando postagens de Janeiro 17, 2017

Documentário em finalização destaca a trajetória do jornalista gaúcho Tarso de Castro

Imagem
Jornalista brilhante, guerrilheiro diletante, provocador, mulherengo com pinta de galã de cinema. Tarso de Castro foi isso e ainda mais em sua fulgurante vida abreviada pelos excessos etílicos, em 1991, aos 49 anos. Abarcar a trajetória de uma figura múltipla e tão intensa como foi o gaúcho de Passo Fundo, e de uma forma que faça jus a essa persona, foi a desafio encarado pelos diretores Leo Garcia e Zeca Brito, que finalizam em Porto Alegre o documentário A Vida Extra-ordinária de Tarso de Castro (o duplo sentido do título é proposital).  A produção está em fase de montagem, com lançamento previsto para o segundo semestre ou o começo de 2018. O prazo para o ponto final depende de três depoimentos sobre Tarso que não puderam ser registrados entre as dezenas de entrevistas feitas em cidades como Passo Fundo, Rio de Janeiro e São Paulo.
– O filme está 85% pronto. Esperamos ainda os encontros com Caetano Veloso (padrinho do ator e apresentador João Vicente de Castro, filho único de Tars…

Após polêmica no Vaticano, McDonald's ajuda a combater a fome de moradores de rua em Roma

Imagem
Por Isla Binnie e Antonio Denti ROMA - O McDonald's teve uma recepção morna quando abriu uma nova filial a poucos passos da Praça São Pedro no mês passado, mas nesta segunda-feira a rede de fast food aceitou um desafio ao adotar um dos princípios de maior preocupação do papa Francisco: o combate à fome. O novo restaurante, cuja inauguração em um prédio do Vaticano em 30 de dezembro irritou alguns puristas, doou dezenas de refeições nesta segunda-feira para a caridade que as distribui em uma clínica ambulatorial em Roma. O papa Francisco fez da defesa aos pobres e necessitados um pilar de seu papado, criando cabines de chuveiros para moradores de rua nos arredores do Vaticano, oferecendo refeições e até visitas em estilo VIP à Capela Sistina. Nesta segunda-feira (16), moradores de ruas e pessoas necessitadas foram receber seus cheeseburgers duplos, maçãs e garrafas d'água. Pierfrancesco Spiga, morador de Roma de 46 anos que perdeu seu emprego como jardineiro e agora dorme em um…

ABL exibe em seu site originais manuscritos por Machado de Assis no fim de sua vida

Imagem
Conhecer a letra de mão do autor dileto, acompanhar seu processo criativo, ver suas rasuras, personagens que trocaram de nome, ideias reformuladas. Para os leitores que estão se apaixonando agora por Machado de Assis (1839-1908), admiradores da vida toda estudiosos que dedicam a vida a esmiuçar seus textos, a Academia Brasileira de Letras (ABL) está oferecendo em seu site (www.academia.org.br) os manuscritos digitalizados de parte de sua obra. 
Esaú e Jacó (1904) e Memorial de Aires (1908), seus dois últimos romances, e o poema O Almada estão disponíveis desde dezembro. Os usuários podem olhar com a lupa digital as 825 páginas que contam a história dos gêmeos Paulo e Pedro, as 466 em que o Conselheiro Aires narra suas memórias e as 210 do "poema heroico-cômico em oito cantos", este pouco conhecido, publicado na obra póstuma Outras Relíquias (1910).
São raridades que apenas os consultores do arquivo da ABL podiam conhecer. A demanda vinha de pesquisadores do Brasil e do mund…

Transplante e tráfico de órgãos: realidades incompatíveis

Imagem
Rádio Vaticana
Cidade do Vaticano (RV) - Continuamos a nossa conversa com o Doutor Vanderlei Bagnato, físico e professor da Universidade de São Paulo (USP). Hoje, o pesquisador nos fala sobre a realidade do transplante de órgãos no Brasil, mas também sobre o tráfico de órgãos, grande problema nos dias de hoje. No Brasil, 86% dos transplantes são realizados pelo SUS (Sistema Único de Saúde) com verbas do Governo. Nem doador nem receptor pagam pelas operações. Isso coloca o Brasil no segundo lugar do ranking de países com maior número de transplantes por ano, atrás apenas dos EUA. (MJ)
(from Vatican Radio)

Padre Fortea se despede do falecido escritor e roteirista de O Exorcista

Imagem
(ACI).- O escritor norte-americano William Peter Blatty, autor da obra ‘O Exorcista’ e roteirista do filme homônimo, faleceu em 12 de janeiro de 2017, aos 89 anos. O teólogo espanhol José Antonio Fortea, autor da ‘Summa Daemoniaca’ e ‘Exorcística’, recordou o impacto do texto e do filme, até mesmo para muitos “que não acreditam em milagres nem em nada extraordinário”. William Peter Blatty, nascido em 7 de janeiro de 1928, publicou ‘O Exorcista’ em 1971. Seu livro chegou a ser um dos mais vendidos do ‘New York Times’ durante 17 semanas e vendeu mais de 13 milhões de exemplares somente nos Estados Unidos. Em seguida, Blatty adaptou o seu livro para o roteiro do filme ‘O Exorcista’, dirigido por William Friedkin, e ganhou o Oscar por este trabalho. Em ‘O Exorcista’, Blatty se inspirou no caso real de um menino de Saint Louis, Missouri (Estados Unidos), conhecido com os pseudônimos de “Roland Doe” e “Robbie Mannheim”. O menor ficou possuído pelo demônio depois de brincar com o tabuleiro …

ONU lança manual para prevenir violência nas prisões

Imagem
Várias recomendações sobre como controlar presos extremistas violentos e prevenir o avanço dessa violência no meio prisional constam do primeiro guia técnico editado esta semana pela agência das Nações Unidas sobre Drogas e Crime (UNDOC, na sigla em inglês), para ajudar a combater o extremismo violento nas cadeias de todo o mundo. 
No essencial, o manual pretende contribuir para o fortalecimento dos pontos mais fortes na gestão e controlo das prisões, incluindo treino dos funcionários e guardas prisionais, e análise dos riscos e esforços de reabilitação. No que respeita aos presos, é destacada a importância do contacto com a família e do acompanhamento espiritual, tendo em conta a diversidade religiosa. 
Os responsáveis da UNDOC alertam ainda que sobrelotação dos presídios, as más condições das infraestruturas e dos prédios, a falta de segurança, assim como a corrupção, são fatores que «envenenam» qualquer tentativa eficaz de prevenir ou conter o extremismo violento.

Fátima Missionária

Resultado do Enem é antecipado para quarta-feira

Imagem
A divulgação estava prevista para o dia 19; os candidatos poderão saber quanto tiraram em cada uma das quatro provasAgência Brasil Os estudantes que participaram do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2016 terão acesso ao resultado final das provas nesta quarta-feira, 18. O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) decidiu antecipar a divulgação, prevista para o dia 19. No resultado, os candidatos poderão saber quanto tiraram em cada uma das quatro provas do exame: ciências humanas, ciências da natureza, linguagens e matemática. Também terão acesso à nota da redação, cujo tema foi a intolerância religiosa no Brasil. Também está agendada para o dia 18 uma coletiva de imprensa, na qual o Ministério da Educação deverá divulgar o calendário e regras do Sistema de Seleção Unificada (Sisu), que seleciona estudantes para vagas em universidades públicas com base na nota no Enem. Teoria da Resposta ao ItemA correção do Enem é feita com base na metodologia …

Mais Visitadas

Campus Party 2018 vendeu 30% a mais de ingressos que edição anterior

O Natal em Natal (RN), a capital potiguar fundada em 25 de dezembro de 1599

Espírito Santo: Dom Pascal

Escritora portuguesa constrói alegoria sobre passado e presente do Brasil