Postagens

Mostrando postagens de Março 6, 2016

LIVRO DISCUTE RELAÇÃO ÉTICA ENTRE HUMANOS E ANIMAIS

Imagem
Livro A Vida dos Outros discute ética e teologia inspiradas pelo princípio do cuidado com relação aos animais, os 'outros do humano'. Por Renato Papis Foi realizada no dia 23 de fevereiro uma sessão de autógrafos e lançamento do livro A vida dos outros– Ética e Teologia da Libertação Animal, editado pelas Paulinas. Com 318 páginas, a publicação apresenta uma nova visão da relação dos seres humanos com os outros seres animais. O volume foi dividido em três partes: princípios de compaixão, de libertação e de cuidado. O evento, que aconteceu no auditório das Paulinas, Livraria da Vila Mariana, contou com a presença dos próprios autores Luiz Carlos Susin e Gilmar Zampieri. A obra escrita a quatro mãos, situa-nos, no horizonte profético da encíclica do Papa Francisco, Laudato Si'. Os animais são os outros dos humanos, que apelam, a seu modo, para a nossa consciência moral e religiosa. Uma ética e uma teologia inspiradas pelo “princípio-compaixão”, pelo “princípio-libertação” e p…

SPACEX FRACASSA NA ATERRISSAGEM DE SEU FOGUETE FALCON 9

Imagem
1ª etapa deixou o foguete com pouco combustível para regresso controlado. Foguete aterrissou bruscamente sobre plataforma. Da France Presse
Falcon 9 decola de Cabo Canaveral (Foto: Craig Bailey / Florida Today / via AP Photo) A empresa americana SpaceX fracassou nesta sexta-feira (4) em sua tentativa de fazer aterrissar suavemente o foguete Falcon 9 sobre uma plataforma flutuante no Oceano Atlântico, após o lançamento de um satélite. "O foguete aterrissou bruscamente sobre a plataforma. Não se esperava que funcionasse", escreveu no Twitter Elon Musk, o diretor-executivo da empresa californiana. "Há boas oportunidades para o próximo lançamento", acrescentou. A SpaceX havia informado, na semana passada, ter poucas esperanças de sucesso do pouso porque o foguete carregava o satélite SES-9 - destinado a serviços de comunicação - muito pesado e que foi colocado em órbita geoestacionária a mais de 35 mil quilômetros sobre o Equador.

DEUS É SEMPRE FIEL E MISERICORDIOSO

Imagem
domtotal.com A leitura que a Igreja propõe neste domingo é o Evangelho de Jesus segundo Lucas 15,1-3.11-32. Passou toda a sua vida cumprindo as ordens do pai, mas não aprendeu a amar como ele ama. Por Marcel Domergue*
Referências bíblicas 1ª leitura: A chegada na Terra Prometida e a celebração da Páscoa (Josué 5,9-12)
Salmo: 33(34) - R/ Provai e vede quão suave é o Senhor!
2ª leitura: “Em Cristo, Deus reconciliou o mundo consigo” (2 Coríntios 5,17-21)
Evangelho: “Teu irmão estava morto e tornou a viver” (Lucas 15,1-3.11-32)
Para além da justiça A lição que geralmente se tira da parábola do filho pródigo é perfeitamente legítima: trata-se da imensa misericórdia de Deus; do seu amor que esquece todos os malfeitos; do potencial inimaginável de acolhimento deste Pai, que não pode ser comparado a nenhum outro. Temos já muita dificuldade em acreditar nisto, e, no entanto, o capítulo 15 de Lucas vai mais longe: a parábola do filho pródigo insere-se num conjunto que é preciso realçar. No começo do c…

WILL SMITH INTERPRETA PIONEIRO MÉDICO

Imagem
domtotal.com “Um Homem Entre Gigantes” tenta concretizar-se como um exemplar do cinema-denúncia. Apesar de ser uma luta difícil, o médico decide ir em frente com seu objetivo. Por Neusa Barbosa
Dirigido pelo jornalista premiado Peter Landesman, o drama “Um Homem Entre Gigantes” tenta concretizar-se como um exemplar do cinema-denúncia, recorrendo a uma dramática história real com um herói que é, na verdade, um homem comum – o médico nigeriano Bennet Omalu, interpretado com o carisma e dedicação habituais por Will Smith. A esta altura, não é segredo para ninguém que Smith – e sua mulher, Jada Pinkett Smith – esperavam para ele uma indicação ao Oscar pelo papel deste médico, cujas pesquisas permitiram associar as mortes precoces e doenças de diversos jogadores de futebol americano com sua prática do violento esporte, com frequentes e violentos choques na cabeça provocando encefalopatia traumática crônica. Uma condição igualmente encontrada em outros esportistas, como boxeadores. A não-indi…

OS NÚMEROS DA IGREJA CATÓLICA NO MUNDO

Imagem
domtotal.com Aumento dos batizados, crise na Europa, incremento dos diocesanos e dificuldades dos religiosos Católicos batizados no mundo são perto de 1, 272 bi Por Riccardo Benotti Cidade do Vaticano – Os católicos batizados no mundo são perto de 1 bilhão e 272 milhões e crescem a um ritmo superior daquele da população mundial. A Europa patina em relação à África, seja no incremento dos batizados seja das novas vocações: está em risco a sustentabilidade geracional dos sacerdotes. De 2005 a 2014, o clero diocesano e religioso aumentou em quase 10 mil unidades, mas nos últimos três, novamente registra queda. Forte evolução do diaconato permanente, leve queda dos religiosos irmãos e flexão das religiosas. É o quadro que se apresenta na análise do Anuário Pontifício 2016 e do AnnuariumStatisticumEcclesiae 2014 que registra o pulsar da Igreja católica no mundo e aponta algumas tendências atuais.  A Europa está perdendo a capacidade de ser modelo de referência e o centro da Igreja está se de…

PAPA FRANCISCO NO ANGELUS: MISERICORDIOSOS COMO O PAI

Imagem
2016-03-06 Rádio Vaticana
6 de março, no Angelus na Praça de S. Pedro o Papa Francisco afirmou que a leitura do Evangelho de S. Lucas neste IV Domingo da Quaresma revela-nos o coração de Deus, o Pai Misericordioso.
O Santo Padre referiu que a parábola do filho pródigo, ou melhor dizendo, do Pai Misericordioso, faz-nos compreender algumas características deste pai. Neste tempo quaresmal – observou o Papa – o Evangelho revela-nos “um homem sempre pronto a perdoar e que espera”. É com tolerância que aceita a saída do filho de casa. “Assim age Deus connosco” – acentuou o Santo Padre – “deixa-nos livres, mesmo de errar, porque criando-nos deu-nos o grande dom da liberdade.”
Este pai apesar de distante fisicamente daquele filho “trá-lo sempre no coração; espera confiante o seu regresso” – disse o Papa que sublinhou a atitude do pai que quando vê o filho regressar “corre para ele, abraça-o e beija-o”.
A mesma atitude de ternura é reservada pelo pai ao filho mais velho que protesta e não perc…

INÍCIO DOS EXERCÍCIOS ESPIRITUAIS DO PAPA EM ARICCIA

Imagem
2016-03-06 Rádio Vaticana

Começam na tarde deste domingo na Casa do Divino Mestre na cidade de Ariccia, os Exercícios Espirituais para o Papa e Curia Romana nesta Quaresma de 2016.
A guiar as meditações será o padre Ermes Ronchi, sacerdote da região italiana de Friuli Venezia Giulia da Ordem dos Servos de Maria. Participarão neste retiro cerca de sessenta membros da Cúria Romana entre responsáveis de dicastérios, bispos e cardeais.
O Santo Padre e os membros da Curia Romana partem do Vaticano de autocarro pelas 16 horas. O início dos Exercícios Espirituais terá lugar pelas 18 horas com a Adoração Eucarística.
(RS)
(from Vatican Radio)

"DEUS É COMO O PAI DO FILHO PRÓDIGO: NOS ESPERA SEMPRE"

Imagem
2016-03-06 Rádio Vaticana

Cidade do Vaticano (RV) – O Papa trouxe à atenção dos fiéis neste domingo (06/03) uma das parábolas mais conhecidas, apesar de constar em apenas um dos Evangelhos canônicos, o de Lucas: a parábola do Filho Pródigo, proposta na liturgia do dia.
Parábola do pai misericordioso
Diringo-se às pessoas presentes na Praça, o Papa definiu esta parábola como a ‘do pai misericordioso’: aquele que está sempre pronto a perdoar e que espera, contra qualquer esperança. A propósito da tolerância do pai que permite que o filho mais jovem parta – mesmo sabendo dos riscos que corre - Francisco disse que “é assim que Deus age conosco: nos deixa também livres de errar, porque ao nos criar, nos deu o grande dom da liberdade. Somos nós que devemos saber utilizá-la bem”. 
O 'justo' é o pecador
O pai fica fisicamente longe daquele filho, mas o leva sempre no coração; aguarda confiante a sua volta, e quando o vê aparecer se comove, corre em direção a ele, o abraça e o beija. E…

Mais Visitadas

Jesus não precisava ser batizado

A verdadeira estrela

Filmes se destacam por mostrar a vida de mulheres ligadas à literatura

"Harry Potter" ajuda a salvar histórica Livraria Lello, em Portugal