Pular para o conteúdo principal

Postagens

Mostrando postagens de Janeiro 17, 2018

17 de janeiro é comemorado o Dia do Ceará

CULTURA O Dia do Ceará O dia 17 de janeiro faz parte do calendário oficial de eventos do Estado por meio da Lei nº 13.470, de 18 de maio de 2004, que instituiu a data comemorativa referenciando o dia em que o Ceará ganhou autonomia da Capitania de Pernambuco, em 1799, tornando-se administrativamente independente. A emancipação do Ceará foi garantida por Carta Régia assinada pela Imperatriz de Portugal, D. Maria I, em virtude do crescimento populacional e econômico que a antiga capitania do Ceará apresentava em 1799. A lei estadual determina a realização anual de um evento oficial em Aquiraz, primeira capital do Estado, por ocasião da data. Além disso, órgãos e entidades da administração estadual, assim como as escolas da rede pública estadual de ensino, devem promover o Dia do Ceará. O Dia do Ceará será comemorado, hoje, em Aquiraz — Região Metropolitana de Fortaleza. A Secretaria da Cultura do Estado (Secult) e a Prefeitura de Aquiraz realizam programação na praça Cônego Araripe, a Pr…

Por 10 votos a 6, tombamento estadual do Náutico é rejeitado

A reunião do Conselho Estadual de Preservação do Patrimônio Cultural (Coepa), decidiu, nesta quarta-feira, 17, que o clube Náutico Atlético Cearense não será tombado pelo Governo. A parte mais antiga do prédio já é tombada pelo Município e continuará preservada. Existe proposta de demolição da área não tombada para a construção de empreendimento no local, como um estacionamento com 800 vagas. A medida é cercada de polêmica.
A decisão de rejeitar o tombamento estadual foi tomada na sede da Secretaria da Cultura do Estado (Secult), localizada no edifício do cineteatro São Luiz, no Centro da Capital. Ao total foram 10 votos contra, seis a favor e três abastenções. A votação terminou às 11h50min desta quarta-feira. O engenheiro eletricista Aderbal Aguiar Junior, integrante do movimento Náutico Urgente, explica que o tombamento municipal por si só protegeria o prédio da especulação imobiliária, por exemplo. Mas de acordo com ele, “houve um entendimento entre a Procuradoria Geral do Municíp…

Holanda expõe obras 'esquecidas' de Van Gogh e Flinck

Duas obras de Vincent Van Gogh e duas pinturas de Govert Flinck, aluno de Rembrandt, foram expostas nesta terça-feira (16) pela primeira vez na Holanda, após décadas de esquecimento. De Van Gogh (1853-1890) foi identificado um desenho que pertencia à coleção da fundação de arte Van Vlissingen, "A colina de Montmartre com pedreira", que data de março de 1886. "Durante muitos anos o desenho passou despercebido em uma coleção privada, até que foi apresentado ao museu Van Gogh em 2013 para ser autentificado", explicou à AFP o pesquisador Teio Meedendorp, acrescentando que se trata de uma descoberta "excepcional". Graças a esta descoberta, um quadro intitulado "A colina de Montmartre" (1886), descartado previamente por falta de elementos para poder compará-lo, foi em consequência atribuído a Van Gogh. Essas obras foram apresentadas nesta terça-feira ao público em uma exposição sobre impressionismo no museu Singer Laren. Por sua vez, duas pinturas de…

Editora Terreno Estranho aposta em obras inscritas nos limites entre as duas linguagens artísticas

por Dellano Rios - Editor de Área A zona de interseção onde coincidem música e literatura. É este o espaço que a editora Terreno Estranho pretende explorar. Baseada na capital paulista, a casa editorial está no mercado desde o fim do ano passado, quando se apresentou lançando um livro de Lee Ranaldo, guitarrista do Sonic Youth. Reunindo textos pessoais, dotados de qualidades poéticas, "JRNLS80s" é uma espécie de autorretrato do músico, nos primeiros anos de sua banda, uma das principais do chamado rock alternativo. > Os caminhos de um artista em formação "A priori, é essa proposta da Terreno Estranho: trabalhar a conexão musical no mundo das letras", explica o editor Marcelo Viegas. A ideia, contudo, é fugir do óbvio, como as biografias e autobiografias que predominam nas livrarias brasileiras. "Não quer dizer que não elas possam acontecer. Mas o terreno que a editora está buscando pavimentar passa por maneiras paralelas de falar de música e literatura"…

Sem Título Arte abre nova exposição do artista visual Junior Pimenta

A expressão “não pertencer”, no sentido de não se reconhecer – seja a um lugar, a uma turma, a um determinado padrão de comportamento pré-estabelecido – faz parte da trajetória de Júnior Pimenta há um certo tempo. Natural da cidade de Orós (distante 410km de Fortaleza), mudou-se aos 14 anos de idade para a capital mineira, permanecendo lá por um período de cinco anos. “Uma tia, que morava em BH, convidou e eu fui. Foi uma mudança... enorme. De uma cidade que conhecia todos para uma que não conhecia quase ninguém. Uma cidade que não me pertencia”, relembra. Artista visual e atualmente mestrando em Artes pela Universidade Federal do Ceará (UFC), Júnior Pimenta teve como ponto de partida a reflexão sobre pertencimento para sua terceira exposição individual, batizada de Vá em frente, volte pra casa!. A residência artística em São Paulo, em decorrência da premiação durante o 67º Salão de Abril (2016), foi fundamental nesse sentido. A atual exposição, que surge após Âmago (2013) e Descamin…

CNH eletrônica começa a valer em fevereiro no Brasil

A partir do mês que vem todos os estados brasileiros estarão aptos a emitir CNH-e Da redação, com Detran
A partir do mês de fevereiro, todos os estados do Brasil poderão disponibilizar a Carteira Nacional de Habilitação Eletrônica (CNH-e). Este documento digital terá o mesmo valor jurídico que a versão impressa, que também continuará a ser emitida. A CNH-e funcionará por meio de um aplicativo para smartphones. Ela só poderá ser solicitada, porém, para aqueles motoristas que já possuem o documento impresso com o QR-Code ― trata-se de código que possibilita a leitura das informações por aparelhos eletrônicos e que foi implantado nos documentos impressos emitidos a partir de maio do ano passado. Os condutores que renovarem suas carteiras terão acesso à CNH-e. O aplicativo para a CNH digital está disponível para as plataformas Android e iOS . Para solicitar o documento, o motorista deverá preencher um cadastro no Portal de Serviço do Departamento Nacional de Trânsito (Denatran) que confirm…

MEC inicia debates para implantar Base Nacional Comum Curricular

Edwirges Nogueira - Repórter da Agência Brasil Pelo modelo cearense, alfabetização deve ser feita até o segundo anoMarcello Casal Jr/Arquivo/Agência Brasil O Ministério da Educação (MEC) escolheu o Ceará para começar a elaborar as estratégias de implantação da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) para a educação infantil e o ensino fundamental. As diretrizes, que definem a aprendizagem essencial que todos os alunos, tanto na rede pública como particular, devem adquirir na escola, foram homologadas em dezembro e entram em vigor em janeiro de 2019. O secretário da Educação Básica do MEC, Rossieli Silva, reuniu-se hoje (16) em Fortaleza com o secretário da Educação do Ceará, Idilvan Alencar, e com o presidente da União Nacional dos Dirigentes Municipais (Undime), Aléssio Costa Lima, para debater o assunto e conhecer as experiências do estado que podem auxiliar na construção e revisão dos currículos, material didático e formação de professores. Silva destacou o modelo do Programa Alfabet…