17 de janeiro é comemorado o Dia do Ceará

CULTURA
O Dia do Ceará
Qual o apelido do autor de Iracema?
O dia 17 de janeiro faz parte do calendário oficial de eventos do Estado por meio da Lei nº 13.470, de 18 de maio de 2004, que instituiu a data comemorativa referenciando o dia em que o Ceará ganhou autonomia da Capitania de Pernambuco, em 1799, tornando-se administrativamente independente. A emancipação do Ceará foi garantida por Carta Régia assinada pela Imperatriz de Portugal, D. Maria I, em virtude do crescimento populacional e econômico que a antiga capitania do Ceará apresentava em 1799.
A lei estadual determina a realização anual de um evento oficial em Aquiraz, primeira capital do Estado, por ocasião da data. Além disso, órgãos e entidades da administração estadual, assim como as escolas da rede pública estadual de ensino, devem promover o Dia do Ceará.
O Dia do Ceará será comemorado, hoje, em Aquiraz — Região Metropolitana de Fortaleza. A Secretaria da Cultura do Estado (Secult) e a Prefeitura de Aquiraz realizam programação na praça Cônego Araripe, a Praça da Matriz, na data que marca comemora os 219 anos de emancipação do Estado. Aquiraz é a primeira capital do Estado. A festa começa às 8 horas. Atividades como apresentações culturais, shows e programação gastronômica estão previstas para o dia todo na Cidade.
O Povo

Comentários

Mais Visitadas

Alagoano que dirigiu filme que teve cenas gravadas em Penedo toma posse na ABL

Literatura e cinema ajudaram a tornar Notre-Dame conhecida no mundo

Principal nome da literatura feita para crianças no Ceará, Horácio Dídimo, morto em 2018, pode ser homenageado em Dia Estadual da Literatura Infantil

Herança do governo golpista

Catedral de Notre-Dame, em Paris, sofre incêndio na tarde desta segunda-feira