17 de janeiro é comemorado o Dia do Ceará

CULTURA
O Dia do Ceará
Qual o apelido do autor de Iracema?
O dia 17 de janeiro faz parte do calendário oficial de eventos do Estado por meio da Lei nº 13.470, de 18 de maio de 2004, que instituiu a data comemorativa referenciando o dia em que o Ceará ganhou autonomia da Capitania de Pernambuco, em 1799, tornando-se administrativamente independente. A emancipação do Ceará foi garantida por Carta Régia assinada pela Imperatriz de Portugal, D. Maria I, em virtude do crescimento populacional e econômico que a antiga capitania do Ceará apresentava em 1799.
A lei estadual determina a realização anual de um evento oficial em Aquiraz, primeira capital do Estado, por ocasião da data. Além disso, órgãos e entidades da administração estadual, assim como as escolas da rede pública estadual de ensino, devem promover o Dia do Ceará.
O Dia do Ceará será comemorado, hoje, em Aquiraz — Região Metropolitana de Fortaleza. A Secretaria da Cultura do Estado (Secult) e a Prefeitura de Aquiraz realizam programação na praça Cônego Araripe, a Praça da Matriz, na data que marca comemora os 219 anos de emancipação do Estado. Aquiraz é a primeira capital do Estado. A festa começa às 8 horas. Atividades como apresentações culturais, shows e programação gastronômica estão previstas para o dia todo na Cidade.
O Povo

Comentários

Mais Visitadas

As dores da humanidade

Tudo começa com o caderno de caligrafia

Missão da Unesco faz primeira visita ao Museu Nacional

Livro aborda a memória crítica da escravidão

Bancário faz sua estreia como escritor