Postagens

Mostrando postagens de Novembro 17, 2014

Não basta ser cristão, tem que se comprometer, diz Papa aos jovens

Imagem
2014-11-17 Rádio Vaticana
Cidade do Vaticano (RV) – Não basta ser cristão, tem que se comprometer: foi o que disse o Papa Francisco aos jovens reunidos no Vaticano para um Simpósio internacional sobre prostituição e tráfico de seres humanos. A visita do Papa à sede da Pontifícia Academia das Ciências não estava programada e ocorreu na tarde deste domingo, 16 de novembro, na conclusão do Simpósio. A luta contra o tráfico, disse o Papa, é uma luta que todos somos chamados a empreender. Trata-se de uma luta contra este movimento que considera a pessoa um objeto de uso e, depois, de descarte. “Estamos certamente numa época em que a pessoa humana é usada como objeto e acaba sendo material de descarte. Aos olhos de Deus, não existe material de descarte, mas somente dignidade. A inquietação que vocês trazem é finalizada a resgatar do descarte. Engajar-se é dar a vida”, disse Francisco. O Papa citou um humorista argentino, Luis Landriscina, para explicar a diferença entre colaborar e se compromete…

Igreja rejeita família «ideológica» que ignora papel de um pai e uma mãe

Imagem
Agência Ecclesia17 de Novembro de 2014, às 10:47
famiglia.vaPapa confirmou participação no Encontro Mundial das Famílias de 2015, que vai decorrer na cidade norte-americana de Filadélfia Cidade do Vaticano, 17 nov 2014 (Ecclesia) - O Papa Francisco disse hoje no Vaticano que a Igreja Católica rejeita uma família construída com base em ideologias que ignoram a “complementaridade” de um pai e de uma mãe na educação dos filhos. “As crianças têm o direito de crescer numa família, com um pai e uma mãe, capazes de criar um ambiente idóneo para o seu desenvolvimento e o seu amadurecimento afetivo”, declarou, perante os participantes num colóquio inter-religioso sobre a complementaridade homem-mulher, promovido pela Congregação para a Doutrina da Fé (Santa Sé). Francisco aproveitou esta ocasião para confirmar a participação no 8.º Encontro Mundial das Famílias que vai decorrer em setembro de 2015, na cidade norte-americana de Filadélfia. A intervenção alertou para a “armadilha” de se qualifica…

Movimentos da Igreja Católica vão reunir-se em Roma

Imagem
LFS/Agência ECCLESIA - Papa Francisco na Praça de São PedroPrograma ECCLESIA desta segunda-feira destaca trabalho do Graal a favor da valorização das mulheres Lisboa, 17 nov 2014 (Ecclesia) – O Conselho Pontifício para os Leigos vai reunir, a partir desta quinta-feira, membros dos vários movimentos da Igreja Católica para três dias de reflexão sobre a exortação apostólica do Papa “A alegria do Evangelho”. O III Congresso Mundial de Movimentos Eclesiais e Novas Comunidades, em Roma, será também uma oportunidade para os participantes se encontrarem com Francisco e darem a conhecer o seu trabalho. Em entrevista à Agência ECCLESIA, Helena Valentim explica a missão do movimento Graal, projeto internacional de mulheres cristãs que está em Portugal desde 1957. De acordo com aquela responsável, o principal objetivo é “aprofundar a condição da mulher no mundo e na Igreja”, através de “novas formas de presença, de participação”. Ao mesmo tempo, o movimento Graal tem-se afirmado como um polo de …

O cometa da paciência

Imagem
17/11/2014  |  domtotal.comO cometa que agora cavalgamos é um elogio à paciência de que todos nós precisamos.Foram precisos dez anos de muita paciência. Por Ricardo Soares*

Uma máquina de lavar roupa (ou quase) altamente tecnológica pousa em um cometa em movimento no espaço. Aterrissa, espia em volta e, com os olhos da humanidade, o que vemos? Nada. "Perdidos no espaço". E aí me lembro do lendário seriado da ficção cientifica da minha infância e de grandes questionamentos filosóficos do menino Will Robinson que, apesar de perdido e no espaço, fazia a apologia da inocência e da ética diante das vilanices do doutor Zachary Smith.

É, pousamos em um cometa em movimento e, nessa velocidade da informação, eu não soube para onde ele vai. Será que vai parar em algum ponto aqui no Butantã, São Paulo. Será que sobe a avenida Cristiano Machado, em Belo Horizonte? Será que ele dá carona? Aceita passe? Para onde ele vai? Para onde for, levará os olhares da humanidade já que o robô voyeur má…

San Francisco legaliza o Airbnb

Imagem
17/11/2014  |  domtotal.comO serviço de compartilhamento de espaços não usados de uma residência compete com a rede hoteleira. Por Patricia SanMarino* Brian Chesky, o inimigo número um dos hotéis, um dos fundadores da Airbnb É chamada de economia compartilhada e o Airbnb, que acaba de ser legalizado em São Francisco, é seu máximo expoente. O argumento de seu criador, Brian Chesky é que nem sempre todo o espaço disponível em um apartamento é utilizado. Se for compartilhado, tanto o inquilino habitual, que se converte em anfitrião, quanto o hóspede saem ganhando. Ele mesmo, em 2008, comprou vários colchões infláveis (air) e ofereceu café da manhã (bnb, de bed and breakfast), a vários desconhecidos que queriam assistir a um congresso e não encontravam lugar nos hotéis.

Desde então, sua empresa não deixou de acumular investimentos, até superar, em valorização, a rede de hotéis Marriott. Estima-se que seu valor ultrapasse os 10 bilhões de dólares (24 bilhões de reais), só que não tem um únic…

Cardeal francês elogia o conflito na Igreja

Imagem
17/11/2014  |  domtotal.com'Aqueles que temem que Francisco não exercerá bem o seu papado podem ficar tranquilos, diz. Por Isabelle de Gaulmyn

Um herdeiro de Santo Tomás de Aquino não é um herdeiro de São Boaventura. Apelar ao padre de Lubac não é o mesmo que apelar ao padre Congar. Na Igreja existem diferentes escolas teológicas, uma variedade de tradições e experiências e devemos aceitar essas diferenças, porque elas permitem que avancemos: na essência, foi o que explicou, na quarta-feira, 12 de novembro, o cardeal André Vingt-Trois, convidado pelo Instituto Católico de Paris e pelo semanário católico Le Pèlerin para discutir os resultados do Sínodo sobre a família.

"Houve conflitos"

Que a Igreja seja diversa, nós já sabemos. Este blog testemunhou isso à sua maneira, bastante amplamente! Mas que essas diferenças sejam reconhecidas e consideradas mesmo como positivas, isso é relativamente novo, especialmente nesse nível hierárquico. É preciso dizer que o cardeal Vingt-Trois…

´Brincar com a vida é um pecado contra Deus´

Imagem
17/11/2014  |  domtotal.com Essa foi a advertência do papa Francisco, em defesa da sacralidade da vida. Por Giacomo Galleazzi

Os médicos católicos, para serem fiéis "ao Evangelho da vida e ao respeito dela como dom de Deus", devem fazer "escolhas corajosas e contra a corrente que, em circunstâncias particulares, podem chegar à objeção de consciência".

De fato, "o pensamento dominante, às vezes, propõe uma 'falsa compaixão': a que considera que é uma ajuda à mulher favorecer o aborto, um ato de dignidade causar a eutanásia, uma conquista científica 'produzir' um filho considerado como um direito, em vez de acolhê-lo como um dom; ou usar vidas humanas como cobaias de laboratório para presumivelmente salvar outras", afirma Francisco no discurso voltado à Associação dos Médicos Católicos.

Para o papa, no entanto, "a compaixão evangélica, ao contrário, é aquela que acompanha no momento da necessidade, isto é, aquela do bom samaritano, que '…

Igreja inglesa pronta para escolher primeira bispa

Imagem
17/11/2014  |  domtotal.comPor Edward Malnick

A jornada de 14 anos da Igreja da Inglaterra até a nomeação de bispas está agora centrada em algumas poucas áreas que poderão ter uma liderança feminina até o Natal.

Há nove vagas em todo o país que poderão ser preenchidas, pela primeira vez na Igreja, com uma bispa, uma vez que a mudança da legislação, promulgada nesta segunda-feira, agora permite essa possibilidade.

O painel de avaliação dos candidatos para uma das quatro vagas diocesanas anunciou que pode optar por nomear uma bispa quando se reunir no início do próximo mês para tomar a decisão final.

Os membros da diocese de Southwell-Nottingham já indicaram a sua vontade de ter um líder do sexo feminino através da apresentação de uma "declaração de necessidades" para o painel, que pela primeira vez se refere ao seu próximo bispo como "ele ou ela".

Em resposta, o painel, conhecido como Comissão de Nomeações da Coroa (CNC), indicou que já poderia ter selecionado candidatos…

Papa faz apelo para que fiéis evitem o confronto

Imagem
17/11/2014  |  domtotal.com'É possível dialogar, ouvir um ao outro', afirmou o pontífice, no Ângelus desse domingo. Cidade do Vaticano  – "Não cair na tentação do confronto e rejeitar toda forma de violência". O papa Francisco lanço um duplo apelo, após a oração mariana do Ângelus desse domingo (16), lembrando as fortes tensões que se manifestaram nos últimos dias em várias cidades europeias e, em particular, em Roma, entre moradores e imigrantes.
“A comunidade cristã se compromete, de maneira concreta, para que não haja confronto, mas encontro – lembrou o papa -. Cidadãos e imigrantes, com os representantes das instituições, podem se encontrar também numa sala da paróquia e falar juntos sobre a situação. O importante – destacou Francisco – é não cair na tentação do confronto, rejeitar todo tipo de violência”.
O pontífice afirmou ainda: "É possível dialogar, ouvir um ao outro, projetar juntos e, desta maneira, superar as suspeitas e os preconceitos e construir uma …

INVERNO EM NOVA YORK

Imagem
Marco Lacerda http://domtotal.com/#http%3A%2F%2Fdomtotal.com%2Fimg%2FnoticiaMarcos%2F181_3256.jpghttp://domtotal.com/#http%3A%2F%2Fdomtotal.com%2Fimg%2FnoticiaMarcos%2F181_3256.jpg

Jolie diz que filme sobre prisioneiro de guerra a ajudou a ser mãe

Imagem
17/11/2014 09h32'Precisava conhecer um homem como Louis Zamperini', disse atriz. Ela lança 'Invencível', segundo longa como diretora, na Austrália. Da Reuters
Da esq. para dir., Angelina Jolie, o ator Miyavi, e sua mulher Melody Ishihara, e Brad Pitt no lançamento de 'Invencível' em Sidney, na Austrália, nesta segunda (17) (Foto: REUTERS/Jason Reed) “Invencível", filme dirigido por Angelina Jolie sobre a luta de um atleta olímpico norte-americano que se tornou prisioneiro na Segunda Guerra Mundial, a ajudou a lidar com a maternidade, disse a atriz vencedora do Oscar nesta segunda-feira (17). Centenas de fãs lotaram um cinema em Sidney, Austrália, para saudar a estreia mundial do filme de Angelina, seu segundo como diretora.  Baseado em um livro campeão de vendas de Laura Hillenbrand, o filme conta como Louis Zamperini, um corredor olímpico, passou 47 dias em um barco salva-vidas após seu avião ter caído no Pacífico, e então foi aprisionado por dois anos pelo…

Imazon aponta alta de 467% no desmate da Amazônia em outubro

Imagem
7/11/2014 11h38Monitoramento é paralelo ao oficial, feito pelo Inpe. Rondônia foi o estado com mais derrubadas, segundo a ONG.
Imagem de 14 de outubro deste ano mostra árvore solitária em área devastada pelo desmatamento ilegal na área de floresta amazônica no estado do Pará (Foto: Raphael Alves/AFP) O levantamento não-oficial de desmatamento feito pelo Instituto do Homem e Meio Ambiente da Amazônia (Imazon), de Belém, apontou nova alta na devastação da floresta amazônica em relação ao ano passado. O SAD, como se chama esse monitoramento independente, detectou 244 km² de desmatamento na Amazônia Legal em outubro de 2014. Isso representou um aumento de 467% em relação a outubro de 2013, quando o desmatamento somou 43 km². O Imazon destacou que, por cusa da cobertura de nuvens, foi possível monitorar 72% da área florestal na Amazônia Legal enquanto que em outubro de 2013 o monitoramento cobriu uma área menor (69%) do território. Em outubro de 2014, o desmatamento se concentrou em Rondôni…

Garota é atropelada, perde dentes e passa por cirurgia: 'Não me ajudou'

Imagem
17/11/2014 07h16Jovem estava saindo da casa do namorado quando foi atropelada. Motociclista fugiu sem prestar socorro e ainda não foi localizado. João Paulo de CastroDo G1 Santos FACEBOOK TWITTER Jovem foi atropelada em Santos, SP
(Foto: Larissa Magalhães / Arquivo Pessoal) Uma estudante de

Falando sobre limites ecológicos

Imagem
17/11/2014  |  domtotal.comMarcus Eduardo de OliveiraO ar nunca esteve tão poluído como no último quarto de século. Diante das evidências de que os principais serviços ecossistêmicos estão em elevado processo de esgotamento, uma conclusão a esse respeito é una e plausível: o limite ecológico da Terra está saturado.

Nos últimos trezentos anos foram usados mais recursos naturais que em toda a história da humanidade. Nos últimos 150 anos extraíram-se a exaustão minério de ferro, de manganês, bauxita, cassiterita e enxofre. Nas últimas sete décadas extraíram-se mais cobre, vanádio, nióbio, grafita e tântalo desde que a vida grassou na Terra, há 3,5 bilhões de anos. Apenas nos últimos cinquenta anos foram poluídos mais rios, lagos e mares desde que o animal racional homemcolocou seus pés na Terra.

O ar nunca esteve tão poluído como no último quarto de século. A água hoje escasseia, o clima piora a cada momento, e os alimentos há muito deixaram de ser “puros” – o que predomina hoje são os tra…

Mais Visitadas

Jesus não precisava ser batizado

A verdadeira estrela

Filmes se destacam por mostrar a vida de mulheres ligadas à literatura

"Harry Potter" ajuda a salvar histórica Livraria Lello, em Portugal