Pular para o conteúdo principal

Postagens

Mostrando postagens de Abril 18, 2018

Não ao irracional

Padre Geovane Saraiva*
O mundo como obra da criação de Deus deveria sempre mais favorecer a vida e a prosperidade como um todo, e nele a criatura humana como sua imagem e semelhança. Sendo assim, todos somos convidados a refletir e a gritar em alto e bom tom sobre o nefasto risco da irracionalidade dos que governam, quando vemos sempre mais comprometidos a vida e o direito de povos e nações. Vimos como Donald Trump agradece e comemora a cooperação da França e do Reino Unido, no ataque na madrugada de 14 de abril de 2018 contra a Síria: "missão cumprida". Sobre a ofensiva àquela população, Irmã Laudis, missionária brasileira da comunidade do Verbo Encarnado, que reside em Aleppo, no seu dadivoso testemunho do mistério da cruz Cristo, disse: "a verdade é que não queríamos acreditar que algo fosse acontecer".

Que a ação de Trump não seja uma ruptura com a racionalidade, embaraçando ainda mais a vida no planeta. Que tal ação não desestimule a meta e o sonho das pessoas d…

Ceará entra na peleja para tornar o forró Patrimônio Cultural Imaterial Brasileiro

por Iracema Sales - Repórter O Ceará entra na peleja para tornar o forró - que não constitui um único ritmo musical, mas vários, a exemplo do xaxado, do xote, chamego, baião e coco, todos nascidos no Nordeste - Patrimônio Cultural Imaterial Brasileiro. A realização do Fórum Forró de Raiz está previsto para acontecer em Fortaleza e Juazeiro do Norte, no mês de julho, conforme informa Marcus Lucenna, poeta-cantador e militante da cultura nordestina. Ele explica que a batalha pelo registro junto ao Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) se arrasta há pelo menos sete anos. A batalha começou em 2011, quando Joana Alves, principal articuladora do Fórum Nacional do Forró de Raiz, deu entrada no processo. Marcus Lucenna destaca o apoio que o Serviço Social do Comércio (Sesc) está dando à causa. De 26 a 28 de abril, o Rio de Janeiro, segundo Estado a registrar maior concentração de nordestinos, realizará o Fórum Forró de Raiz. O evento terá início com a realização de au…

Dia Nacional do Livro Infantil: Leitura ainda exerce fascínio para crianças

"Eu gosto de histórias de romance, com princesas. Nesse aqui, várias tentam conquistar o coração do príncipe", explica Vanessa Rodrigues, de 11 anos, apontando para a capa do livro "A Herdeira", de Kiera Cass. Sentada nas almofadas da Biblioteca Comunitária Sorriso da Criança, no bairro Presidente Kennedy, as estantes repletas de livros poderiam ser, de fato, as paredes do seu castelo. A imaginação fértil é um dos dons a serem celebrados nesta quarta-feira (18), data comemorativa do Dia Nacional do Livro Infantil. A homenagem é dedicada a Monteiro Lobato, que faria aniversário no mesmo dia. Além dos 3 mil volumes catalogados já disponíveis no espaço da Biblioteca Comunitária, crianças e adolescentes poderão desfrutar das atividades de contação de histórias e mediação de leitura, todas organizadas de forma a atender o público infantil e jovem durante a semana de comemoração. "A mediação de leitura utiliza o livro para que as crianças vejam de onde está vindo a…

País tem dívida histórica com povos indígenas

Na Mostra de Cinema de Tiradentes deste ano, o cineasta Carlos Eduardo Magalhães, idealizador do documentário Ara Pyau – A Primavera Guarani, refletiu: “Os índios não precisam de um cineasta branco para fazer filme, isso foi um presente que eu ganhei, porque tem muitos cineastas nas aldeias”, afirmou, destacando ter dirigido o longa-metragem a pedido dos próprios índios. Os Guarani queriam alguém que pudesse filmá-los como “super-heróis” não como seres exóticos. Curador da Exposição da Juventude Indígena do Ceará, o fotógrafo Iago Barreto faz coro ao dito por Carlos Eduardo. “Uma exposição como essa é o primeiro passo para que esses jovens possam conquistar outros espaços”, afirma, evidenciando também a importância de agrupar trabalhos. “Eles não são um povo só e é importante que estejam em conjunto na exposição para mostrar essas diferenças”, defende. Segundo Iago, a “função de parceiro da causa” é servir de ponte. “Temos de abrir caminhos para que haja mais possibilidades de os pró…

Senado aprova projeto que obriga escolas a combaterem bullying

Com a aprovação dos senadores, matéria segue para sanção presidencial. Em votação simbólica, os senadores aprovaram a proposta. (Reprodução)
O Senado aprovou, nesta terça-feira (17), o projeto que obriga as escolas a desestimularem seus alunos à prática do bullying. Em votação simbólica, os senadores aprovaram a proposta, que segue agora para sanção presidencial.
O projeto altera a Lei de Diretrizes e Bases da Educação para incluir, entre as competências dos estabelecimentos de ensino, a promoção de medidas de prevenção e combate a todos os tipos de violência, em especial a “intimidação sistemática”, mais conhecida como bullying. Além disso, coloca como atribuição das escolas o estabelecimento de ações destinadas à promoção da “cultura da paz” nas escolas.
Além das atitudes típicas de bullying, a matéria busca combater outros tipos de violência como agressão verbal, discriminação, práticas de furto e roubo, ameaças e agressão física.
Ao relatar a matéria, a senadora Simone Tebet (MDB-…

Sair do armário, um dilema adolescente que chega a Hollywood

Assumir a orientação sexual é uma decisão difícil para qualquer adolescente, devido à incerteza do que virá. Essa luta interna é retratada no filme 'Com Amor, Simon', dirigido por Greg Berlanti. Elenco do filme "Com Amor, Simon" em Los Angeles em março. (GETTY IMAGES NORTH AMERICA/AFP/Arquivos)
A jovem Orquídea contou a seis pessoas apenas que é lésbica, e ainda acha difícil falar disso, pois treme só de pensar que sua mãe possa descobrir.
"Ela me disse que se eu for gay não vai me apoiar, não vai fazer nada por mim e vai me expulsar de casa", diz a adolescente de 14 anos, que pediu para que seu nome fosse substituído pelo de sua flor favorita, em uma escola de Los Angeles.
Está certa de sua orientação sexual e todos os dias pensa em dizer ao mundo o que sente, mas ainda não está pronta.
"É a homofobia que minha mãe colocou na minha cabeça", diz.
Sair do armário é uma decisão difícil para qualquer adolescente, devido à incerteza do que dirão.
Essa…

Papa pede mais esforços para chegar às periferias da sociedade

(ACI).- Por ocasião de um Congresso da Caritas Itália, que acontece durante esta semana na cidade de Pádua, o Papa Francisco enviou uma carta na qual pede mais esforços para ajudar os necessitados. Na carta, Francisco exorta a “uma dedicação cada vez mais plena à causa dos últimos e dos pobres, chegando às periferias humanas e existenciais da sociedade atual, para sermos autênticos apóstolos da caridade”. O evento, que terminará no dia 19 de abril, reúne 600 diretores e agentes de 220 Caritas diocesanas, terá como tema “Jovem é uma comunidade que compartilha”. No telegrama assinado pelo Cardeal Pietro Parolin, Secretário de Estado do Vaticano, o Papa recorda os primeiros presidentes da Caritas Itália, Giovanni Nervo e Giuseppe Pasini: “Com seus pensamentos e preciosos testemunhos de vida - afirma ele - enriqueceram a Igreja italiana com um legado que continua a produzir frutos de autêntica caridade e misericórdia”.